CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Aula 4 19/mar/2012 Texto de referência – Bastos e col, 2004.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Criatividade e Inovação nas organizações de Trabalho Narbal Silva
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
A EDUCAÇÃO BÁSICA: ORGANIZAÇÃO, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS.
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
Diante da necessidade de promover o conhecimento sobre si para compartilhar e viver em Sociedade e sobre a importância do auto conhecimento para se respeitar,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Base Nacional Comum Curricular
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
P-ARTE A ARTE DAS PALAVRAS
Tema e problema de pesquisa
Sistemas Distribuídos 5º Semestre Plano de Ensino Prof
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Apresentação Multimédia #15 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
Universidade Federal do Espírito Santo
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS
Estrutura do Projeto de Pesquisa
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1. A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu.
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Análise e Observação Institucional
Análise do Discurso Fundada por Michel Pêreux, na década de 60, a Escola Francesa de Análise do Discurso tinha a proposta de substituir a Análise de Conteúdo.
Tema Números..
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Plano da Disciplina: Filosofia.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
A África como protagonista da História
1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
O TRABALHO Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano, em sua própria ação, impulsiona,
XI Simpósio do Departamento de Educação XVI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação - PPGE IV Mostra Cultural de Discentes.
em Educação em Direitos Humanos
(livro: Libertação do Sofrimento – Joanna de Ângelis/Divaldo Franco)
Currículos e Programas
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
International Biocentric Fundation ESCOLA CATARINENSE DE BIODANZA®
LINGUAGEM CORPORAL E EDUCAÇÃO FÍSICA
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Eixo Temático: Educação Ambiental
O ATO DE ESTUDAR HÜHNE, Leda Miranda
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Introdução à Estética.
I – inTrodução à linguística:
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
Transcrição da apresentação:

CORPOREIDADE AULA I

DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto diz: a relação com o mundo se dá PELO/NO corpo que surge DO/NO ser. Corpo que SENSAÇÃO/AÇÃO ao mesmo tempo

ASSIM: SENSAÇÃO/AÇÃO: OCORRE AO MESMO TEMPO, constituindo uma unidade que está presente no mundo e pelas minhas ações me expresso como SER-NO- MUNDO. Sou CORPO/INSTRUMENTO DO MUNDO: pelas minhas ações me expresso como SER/NO MUNDO

VAMOS TRABALHAR A imagem e vivências da corporeidade humana ao longo da história Identificação dos paradigmas científicos que influenciam suas diversas concepções Estudo das contribuições da corporeidade VIVÊNCIAS das possibilidades de IDENTIFICAR E PERCEBER o corpo, de modo sensível e reflexivo As relações do corpo com sigo mesmo e com o mundo

O corpo como lugar de construção de saberes, de abrigo de múltiplas inteligências, emoções e iniciativas crítico-criativo.

O corpo é o princípio e a condição estruturante da existência humana e o veículo do ser no mundo. Dessa forma ele não pode ser encarado somente sob o ponto de vista físico ou "coisificado", mas dentro de uma perspectiva mais ampla já que não estamos no mundo diante do nosso corpo; estamos no nosso corpo, ou melhor, nós somos o nosso corpo.(MERLEAU-PONTY,1994 )

Através de suas manifestações corporais o ser humano se comunica e se expressa, deixando transparecer suas carências, privações, necessidades, dificuldades existenciais e emocionais. Em cada palavra da linguagem corporal, cresce o diálogo entre os homens e o corpo proporciona diversas e sucessivas leituras. (CUNHA, 1994)

Fonseca (1996,p.9) ressalta que "o essencial é a intencionalidade, a significação e a expressão do movimento, e desta forma o movimento põe em jogo toda a personalidade do indivíduo". A motricidade é a projeção de um mundo (o próprio homem) em outro mundo (envolvimento), sendo, portanto inconcebível perceber o homem sem movimento e envolvimento.

PLANO DE ENSINO Aulas expositivas e dialogadas, apoiadas em textos e vídeos. Leituras sobre temas relacionados. Apresentação de seminários.

AVALIAÇÃO NP1 - AVALIAÇÃO TEÓRICA - 10 NP2 – SEMINÁRIO 2,0 + AVALIAÇÃO TEÓRICA 8,0

BIBLIOGRAFIA GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. 4º Ed. Campinas: Papirus, ARANHA, M. L. A Filosofando. 3º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.