Socialização e herança cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Advertisements

Aula 4 19/mar/2012 Texto de referência – Bastos e col, 2004.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Apresentação - formação
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Educação para transformação social
FREIAVI campo de experiência: Eu, o outro, Nós
Resgatando heranças e transformando gerações
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
Profª Doutora Brígida singo
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
Carlos Eduardo Rodrigues
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
desafios, compromissos e respostas
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Disciplina: Organização e Métodos
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. As pessoas nas organizações
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Aprendizagem do Século XXI
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
A escola como formadora do sujeito
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
GRUPOS.
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
A estruturação da personalidade
Articulação estratégica e intervenção profissional Estratégias e trajetórias REFERÊNCIA Faleiros, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 10.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
A DIVERSIDADE CULTURAL
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
A COMUNICAÇÃO.
MÉTODO CLíNICO.
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Estagio Supervisionado em Docência
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Máximo José Da Costa (UFRN)
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Socialização e herança cultural

Como entramos na posse da herança cultural? A cultura aprende-se através do mecanismo socialização. Socialização: processo de integração no meio social. Integração faz-se por assimilação, apropriação e reprodução: Comportamentos e atitudes Normas Valores Saberes Símbolos Significados

Socialização É um processo (vai acontecendo) É permanente (inicia-se com o nascimento e prolonga-se por toda a vida) É dinâmico (Dá-se na interação social, na relação com os outros. Participamos nele) Tem em vista a integração social (inserir-se nos vários grupos sociais) Tem como consequência a coesão social (a sociedade une-se à volta de referências comuns)

Mecanismos de socialização Imitação Aprendizagem Identificação

Mecanismos de socialização Imitação Num primeiro momento e, sobretudo, na primeira infância as crianças tendem a observar os outros reproduzindo os seus comportamentos, mas sem saberem os significados e valores que lhes estão associados.

Mecanismos de socialização Aprendizagem Através da repetição, da tentativa e erro, de recompensas e castigos e da interiorização de conhecimentos associados a certos comportamentos os indivíduos vão começando a aprendê-los e também a captar os significados, valores, objetivos a eles associados.

Mecanismos de socialização Identificação O processo de socialização ao visar a integração social dos indivíduos exige que estes se identifiquem com os grupos sociais, isto é, que considerem aqueles padrões de comportamento, o seu significado e valor como seus, como parte da sua identidade, tornando-se assim elementos de pleno direito e continuadores da vida social e cultura daqueles grupos.

Agentes de socialização Todos os grupos a que pertencemos são agentes de socialização

Agentes de socialização Grupos a que não pertencemos também são agentes de socialização

Família É o primeiro e um dos mais importantes agentes de socialização

É onde se transmitem e aprendem em primeiro lugar os costumes, tradições e padrões de cultura do grupo social e da sociedade em que se está inserido Língua Hábitos de higiene Hábitos de trabalho Regras básicas de conduta e de convívio Valores básicos (bem, justiça, lealdade)

Escola Aquisição de conhecimentos técnicos e científicos Desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas e de relação Desenvolvimento das competências comunicativas e de participação Continuação da aprendizagem dos valores essenciais da sua cultura e sociedade iniciados na família. Podem existir conflitos entre as exigências da escola e as de outros grupos. Exemplo: a escola valoriza a aprendizagem de matemática, línguas e história e a família pode valorizar mais aprender a cozinhar, cuidar dos irmãos e ajudar os pais nas profissões

Grupos de pertença De entre os grupos de pertença, o grupo de amigos ou grupo de pares (indivíduos da mesma idade e com interesses próximos) são os grupos principais.

O que significa ser igual É nestes grupos que se formam fortes laços e relações e também se aprende muita coisa de modo informal IDENTIDADE SOCIAL E PESSOAL O que significa ser igual Criar e expressar sentimentos de reciprocidade   Relações de cooperação Relações de confiança Relações de solidariedade A conquistar o respeito e reconhecimento dos outros A obter o que pretende nessa situação

Outros grupos de pertença Grupos sociais de natureza diversa (religiosos, políticos, desportivos, associativos, recreativos, culturais, etc.) que constituem importantes agentes de socialização.

Grupo(s) de referência São grupos aos quais não se pertence, mas com os quais nos identificamos, e que servem de referência na formação geral de atitudes, valores ou comportamentos Ocasionam uma socialização por antecipação

Socialização por antecipação Processo de autossocialização: por sua iniciativa o indivíduo interioriza valores e assume comportamentos próprios do grupo social ao qual ambiciona pertencer

Media Qualquer meio de divulgação e propagação da informação (eletrónicos ou impressos)

Media Veiculam informações e conhecimentos de que dependem muitas das nossas atividades sociais. Veiculam valores, ideias, comportamentos e atitudes que, consciente ou inconscientemente, moldam a nossa maneira de pensar, de sentir e de agir. Serviços noticiosos: as notícias veiculadas ( e as que não são), o modo como são apresentadas e o destaque que lhes é dado influenciam as opiniões individuais e a opinião pública Filmes e telenovelas: responsáveis pela manutenção de valores dominantes, mas também por mudanças de mentalidades educando para novos valores e comportamentos ao abordar questões polémicas como a toxicodependência, a homossexualidade, o rapto e tráfico de menores, a diversidade cultural, etc Publicidade e propaganda