Coleção Vitória-Régia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coleção Vitória-Régia
Advertisements

Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
FRAÇÕES.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Lucas da Costa e Marlete Wildemberg
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
AÇÕES PEDAGÓGICAS ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Minha terra encanta o mundo inteiro
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. *Concepção inatista O homem é concebido.
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Valores e atitudes para a vida através do esporte
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. O homem é concebido como um ser totalmente.
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Psicologia e educação: compartilhando saberes
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Supervisão Acadêmica em Serviço Social Módulo 10 – Aula 01
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Maria Zilvaneide de Paula Lima
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Coleção Vitória-Régia cód. 212511 cód. 211939 L cód. 212842 Coleção Vitória-Régia Vivência e Construção Viver e Aprender Geografia 2a Série (clique na capa o livro) (clique aqui) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

Coleção Vitória-Régia Por quê?   A proposta pedagógica, retratada em linguagem simples e clara, tem como base o socioconstrutivismo, que visa à construção do conhecimento a partir da experiência do aluno no processo de interação com o meio e propõe a elaboração de conceitos que preparem as crianças para compreender a organização e a ocupação do espaço. Ao longo da obra, os conteúdos tornam-se gradualmente mais complexos. Para a construção e representação do espaço, parte-se sempre das noções mais simples para as mais elaboradas, de maneira gradual, no desenvolvimento dos conteúdos. O estímulo à construção da cidadania recebe tratamento privilegiado, na medida em que as questões sociais e os problemas enfrentados pela população são enfocados ressaltando-se o fato de que a sociedade vive num espaço e este é partilhado por outras pessoas que possuem interesses diferentes. (clique aqui) Coleção Vitória-Régia (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

(clique na capa do livro) Por quê?   A coleção valoriza a vivência dos alunos e as relações entre o particular e o geral para se chegar às formas mais abstratas de raciocínio. Destaca-se a importância pedagógica dos temas transversais e da interdisciplinaridade para despertar o espírito crítico das crianças e promover a integração com outras disciplinas. No entanto, a obra apresenta muitos conceitos e definições prontos, ou seja, já elaborados, e privilegia as informações sem contextualizá-las. Dessa forma, a reflexão dos alunos sobre os temas propostos fica prejudicada. Além disso, alguns conteúdos são trabalhados com elevado nível de abstração, pouco compatível com a faixa etária dos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. (clique aqui) Vivência e Construção (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

(clique na capa do livro) Por quê?   Nos pressupostos teóricos da coleção, explicitados no manual do professor, o aprendizado é entendido como um processo de construção do conhecimento. As experiências dos alunos devem ser valorizadas e os conceitos geográficos básicos, abordados a partir de seu espaço de vivência. As crianças são estimuladas a se reconhecerem como pertencentes ao conjunto integrado pelas relações sociedade-natureza e, assim, incentivadas a desenvolver atitudes voltadas para a construção da cidadania. No entanto, a interação com o objeto do conhecimento e a construção de noções e conceitos geográficos são dificultados pela existência de conteúdos, atividades e exercícios que apresentam conceitos já prontos e situações desvinculadas da realidade do aluno. (clique aqui) Viver e Aprender (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

Coleção Vitória-Régia cód. 212513 cód. 211941 L cód. 212844 Coleção Vitória-Régia Vivência e Construção Viver e Aprender Geografia 3a Série (clique na capa o livro) (clique aqui) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

Coleção Vitória-Régia Por quê?   A proposta pedagógica, retratada em linguagem simples e clara, tem como base o socioconstrutivismo, que visa à construção do conhecimento a partir da experiência do aluno no processo de interação com o meio e propõe a elaboração de conceitos que preparem as crianças para compreender a organização e a ocupação do espaço. Ao longo da obra, os conteúdos tornam-se gradualmente mais complexos. Para a construção e representação do espaço, parte-se sempre das noções mais simples para as mais elaboradas, de maneira gradual, no desenvolvimento dos conteúdos. O estímulo à construção da cidadania recebe tratamento privilegiado, na medida em que as questões sociais e os problemas enfrentados pela população são enfocados ressaltando-se o fato de que a sociedade vive num espaço e este é partilhado por outras pessoas que possuem interesses diferentes. (clique aqui) Coleção Vitória-Régia (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

(clique na capa do livro) Por quê?   A coleção valoriza a vivência dos alunos e as relações entre o particular e o geral para se chegar às formas mais abstratas de raciocínio. Destaca-se a importância pedagógica dos temas transversais e da interdisciplinaridade para despertar o espírito crítico das crianças e promover a integração com outras disciplinas. No entanto, a obra apresenta muitos conceitos e definições prontos, ou seja, já elaborados, e privilegia as informações sem contextualizá-las. Dessa forma, a reflexão dos alunos sobre os temas propostos fica prejudicada. Além disso, alguns conteúdos são trabalhados com elevado nível de abstração, pouco compatível com a faixa etária dos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. (clique aqui) Vivência e Construção (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

(clique na capa do livro) Por quê?   Nos pressupostos teóricos da coleção, explicitados no manual do professor, o aprendizado é entendido como um processo de construção do conhecimento. As experiências dos alunos devem ser valorizadas e os conceitos geográficos básicos, abordados a partir de seu espaço de vivência. As crianças são estimuladas a se reconhecerem como pertencentes ao conjunto integrado pelas relações sociedade-natureza e, assim, incentivadas a desenvolver atitudes voltadas para a construção da cidadania. No entanto, a interação com o objeto do conhecimento e a construção de noções e conceitos geográficos são dificultados pela existência de conteúdos, atividades e exercícios que apresentam conceitos já prontos e situações desvinculadas da realidade do aluno. (clique aqui) Viver e Aprender (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

Coleção Vitória- Régia cód. 212515 cód. 211943 L cód. 212846 Coleção Vitória- Régia Vivência e Construção Viver e Aprender Geografia 4a Série (clique na capa o livro) (clique aqui) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

Coleção Vitória-Régia Por quê?   A proposta pedagógica, retratada em linguagem simples e clara, tem como base o socioconstrutivismo, que visa à construção do conhecimento a partir da experiência do aluno no processo de interação com o meio e propõe a elaboração de conceitos que preparem as crianças para compreender a organização e a ocupação do espaço. Ao longo da obra, os conteúdos tornam-se gradualmente mais complexos. Para a construção e representação do espaço, parte-se sempre das noções mais simples para as mais elaboradas, de maneira gradual, no desenvolvimento dos conteúdos. O estímulo à construção da cidadania recebe tratamento privilegiado, na medida em que as questões sociais e os problemas enfrentados pela população são enfocados ressaltando-se o fato de que a sociedade vive num espaço e este é partilhado por outras pessoas que possuem interesses diferentes. (clique aqui) Coleção Vitória-Régia (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

(clique na capa do livro) Por quê?   A coleção valoriza a vivência dos alunos e as relações entre o particular e o geral para se chegar às formas mais abstratas de raciocínio. Destaca-se a importância pedagógica dos temas transversais e da interdisciplinaridade para despertar o espírito crítico das crianças e promover a integração com outras disciplinas. No entanto, a obra apresenta muitos conceitos e definições prontos, ou seja, já elaborados, e privilegia as informações sem contextualizá-las. Dessa forma, a reflexão dos alunos sobre os temas propostos fica prejudicada. Além disso, alguns conteúdos são trabalhados com elevado nível de abstração, pouco compatível com a faixa etária dos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. (clique aqui) Vivência e Construção (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

(clique na capa do livro) Por quê?   Nos pressupostos teóricos da coleção, explicitados no manual do professor, o aprendizado é entendido como um processo de construção do conhecimento. As experiências dos alunos devem ser valorizadas e os conceitos geográficos básicos, abordados a partir de seu espaço de vivência. As crianças são estimuladas a se reconhecerem como pertencentes ao conjunto integrado pelas relações sociedade-natureza e, assim, incentivadas a desenvolver atitudes voltadas para a construção da cidadania. No entanto, a interação com o objeto do conhecimento e a construção de noções e conceitos geográficos são dificultados pela existência de conteúdos, atividades e exercícios que apresentam conceitos já prontos e situações desvinculadas da realidade do aluno. Viver e Aprender (clique na capa do livro) (clique aqui) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant