Neurociência a favor da educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Felipe Amaral Rodrigues APRENDIZAGEM EM INGLÊS. Introdução e Justificativa Este projeto tem por objetivo descrever e desenvolver uma ferramenta que auxilie.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Matriz de Referência e Escala de proficiência
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Orientador: Profa. Elvira / Co-orientador: Prof. Ricardo Rosa
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Comunidade de Aprendizagem
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
Práticas pedagógicas escolares presentes nos tempos que correm
Título do Trabalho a ser apresentado
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Pontos importantes para a discussão
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
CFO III – Dragões de Ferro
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
30anos CENPEC.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Título do trabalho IMAGEM IMAGEM Introdução Resultados
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
ANO 2 UNIDADE 1.
ANO 2 UNIDADE 1.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
AQUI VAI O TÍTULO DO TRABALHO
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Título Marcos Alexandre Barros1, Isa Rocha2 (exemplo). Introdução
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
TITULO INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 3. MATERIAIS E MÉTODOS OU METODOLOGIA
Capacitação Pedagógica Aula 02
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
<espaço para figura> Opcional.
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
Negrito – Caixa Alta - Centralizado Resultados e Discussão
Nome do autor – Instituição a que se vincula
Caracteres dos autores
Caracteres dos autores
Título do trabalho Justificativa Objetivos Metodologia Resultados
TÍTULO EM CAIXA ALTA NEGRITO E CENTRALIZADO
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Logo da Unidade Acadêmica
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM: SOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DOS CONFLITOS NA JUSTICA DO TRABALHO NO BRASIL Natália Barbosa Lima Lacerda -Professora da Faculdade de Ciências.
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
Transcrição da apresentação:

Neurociência a favor da educação Kátia Alves Bezerra 1 Dilma Scaldaferri e Felícia Santos2 Introdução Resultados Sabemos que apesar do aumento de educandos na escola, a qualidade do ensino ainda é um desafio a ser enfrentado no nosso país. Diante desse cenário, apresentamos a Neurociência. Neurociência é todo o tipo de investigação sobre o sistema nervoso: como ele se desenvolve, funciona, o quanto é parecido ou diferente entre indivíduos e espécies e até como ele deixa de funcionar. Mostraremos que a Neurociência pondera que o uso moderado dos games pode auxiliar nas atividades de alfabetização e produção de texto. Esperamos conscientizar o grupo de professores que é papel do educador conhecer as implicações que levam seus alunos à aprendizagem. Diante desta premissa, é necessário, por exemplo, entender como o cérebro reage ou acomoda novos conhecimentos ou ainda como uma mera informação se transforma em conhecimento. FOTO1 Justificativa A Neurociência pode auxiliar o professor a compreender que seu educando é um ser único, pensante, atuante e que aprende através de estímulos. 3 Considerações Finais Há muitas pesquisas interessantes ligadas à neurociência e educação, que com certeza contribuem para o fazer pedagógico, por exemplo, como age o cérebro na alfabetização, as implicações do sono no cotidiano escolar, os verbos na construção de sentido e muito mais, contudo o que se focou neste trabalho foi a eficiência da utilização moderada de games educativos como recurso pedagógico. Objetivo Geral Refletir sobre o recurso da Neurociência como instrumento para aprimorar o processo de ensino aprendizagem. Metodologia Referências A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental. Houve a seleção e registro de material com a finalidade de elaborar um Blog informativo para professores do Ensino Fundamental, produto final desse trabalho. LIMA, São Paulo, Editora Elvira S. Neurociências e Aprendizagens. Sobradinho 107, 2004. LIMA, Elvira Souza. Currículo, cultura e conhecimento. São Paulo, Editora Sobradinho107, 2005. 1 katiaabezerra@yahoo.com.br 2 Professora Formadora /Tutora. 3 http://www.revistadigital.com.br/2015/03/como-a-neurociencia-pode-contribuir-para-a-educacao/. Acesso em 10/06/2015