Merchandising Muriel Vianna.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Varejo Competitivo LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 11.
Advertisements

COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
O que aprenderemos hoje
Banner.
TRADE MARKETING Uma arma ao serviço das vendas Dinâmica: Os participantes irão desempenhar o papel de um Director Comercial e desenvolver um plano de Trade.
NOÇÕES E PRÁTICAS DE MERCHAINDISING
NOME DO PROMOTOR - CIDADE -. LOJA: CIDADE: FOTO DE SESSÃO DE ABS. Obs.: enviar foto em que nossa participação em gôndola esteja Maior que o concorrente.
Certificação x Recertificação São Independentes Cada um deve fazer sua certificação mesmo que estejam no mesmo EVS Quando existir Certificado.
O Segredo não é prever o futuro, mas prosperar em um futuro que não pode ser previsto. Temos que estar preparado para qualquer coisa que possa acontecer.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
Carta de Vinhos É elemento fundamental para um restaurante incentivar e promover a venda dos vinhos do estabelecimento. Cartas de Vinhos mal elaboradas,
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
Administração de Empresas
Nossa especialidade são pessoas Atuando com três unidades de negócio Especializada em Recrutamento & Seleção, Administração de Folha de Pagamento.
especificação de requisitos do software
Nossa especialidade são pessoas Atuando com três unidades de negócio Especializada em Recrutamento & Seleção, Administração de Folha de Pagamento.
“Fabricação e Distribuição de Sorvetes Naturais ”
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Objetivos do MKT
Apresentação da Empresa
COMEX EMPREENDEDORISMO
Disciplina: Sistemas de Informação
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Formação do Preço de Venda
Plano de Projeto de Negócio
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Gestão de processo Dutra 2017.
PLANEJAMENTO DA INFORMAÇÃO
12/04/2018 Plano de marketing Nome.
Unidade 2 – Processos Logísticos
Plano Operacional.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
Definição da Estratégia Organizacional
especificação de requisitos do software
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Estratégia no Nível de Negócios
Plano de marketing do [nome do produto]
Administração de Marketing
Instrumentos Utilizados
Mãos Esteja nas de seus CLIENTES Aplicativos para Óticas
Treinamento.
A Importância das TIC na Restauração
MED Prof. Welington Aleixo.
Descrição da Empresa Aula 19.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Caminho particular pelo qual os produtos passam – centros de distribuição, atacadistas e varejistas, até os consumidores. Conjunto.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
Pronatec – Capetinga MG.
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
BOM DIA! COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO.
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
Contas a Pagar A função de contas a pagar adquire a cada dia que passa, papel importante dentro das empresas. É nesta função que se concentra a responsabilidade.
Nome do Case: Categoria Inscrita:. Nome do Case: Categoria Inscrita:
Planejamento Estratégico
Custo De Distribuição.
Administração de Marketing
Universidade Federal Fluminense Curso de Engenharia de Produção Arranjo Físico Industrial Prof. Artur Pessoa.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS CRIATIVIDADE E EVENTOS.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
Escopo do website Mixx Marketing.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Nome: CELSO Setor: Packing Noturno Cargo:Líder
Transcrição da apresentação:

Merchandising Muriel Vianna

O que é Merchandising? Merchandising é junção das palavras Merchandise, que do inglês significa Mercadoria com a palavra merchandiser que significa negociador. Em uma tradução literal seria algo mercadização, mas adaptando a língua portuguesa como operação de mercadorias. Segundo a literatura Merchandise é o conjunto de técnicas ou o eforço que uma loja utiliza para aapresentação e destaque de um determinado produto para que ele fique atrativo para seu público alvo.

A prática do merchandising é mais antiga do que imaginamos Começou lá na idade média...

Evolução do merchandising Muitos anos depois com o aumento do auto serviço, principalmente no EUA, as práticas de merchandising ganharam mais força e começaram a se adaptar a um novo patamar.

Comparativo de atendimento e auto serviço

Objetivos do merchandising Tornar fácil e agradável a compra pelos meus clientes. Oferecer diversas variedades de produtos e marcas. Fazer com que clientes comprem em maiores quantidades. Destacar produtos em promoção. Incrementar o número de consumidores. Reduzir custos operacionais.

E isso realmente funciona? Pesquisas realizadas apontam que : 80,7% das compras realizadas em lojas de auto serviço são decididas dentro da loja. 19,3% apenas possuem uma lista e destes 51% compram mais do que o previsto. Consumidores compram de 15 a 20% a mais quando lojas são estimulantes. Roupas (87%), Comida (77%) e cosméticos (69%) são campeãs de compras por impulsos.

Fatores importantes antes da implementação das técnicas Desenvolver o mix de produto. Estabelecer uma politica de preços e qualidade. Fortalecer parcerias e logística. Definir público alvo Definir um ambiente agradável para público alvo. Conhecer necessidades dos clientes. Treinar constantemente os funcionários. Comunicação de forma integrada.

Técnicas e ferramentas

Abordagem ( através de demonstradores) Abordagem ( através de demonstradores). Acompanhada de um folheto ou brinde. Adesivos de chão: Tentam direcionar o consumidor a um ponto desejado. Banner: Sinalizador de diversos tamanhos, confeccionado em papel, plástico ou tecidos. Balcão de degustação: Muito utilizado em supermercados. Bobina de forração: plástico com imagem para cobrir locais onde o produto será exposto. Cartazes: Utilizado em locais de fáceis localização e com informações que podem variar. Clip strip: Mini display que possibilita a disposição de pequenos produtos. Display: Muito utilizado para promoção de um produto. Faixas de gôndolas: Faixas fixadas nas gondolas que ficam normalmente nos corredores de onde o consumidor ira passar.

Woobler Stopper

Lay- out Permitir circulação tranquila. Visão ampla da loja. Clientes tendem a seguir para a direita. Móveis e equipamentos não devem ocupar mais de 40% da loja. Poluição visual. Portas de entrada com no mínimo 1,5m.

Fontes: Cartilha do empreendedor Sebrae. BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.