Tema Números..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

Revisão de Aritmética.
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino de Araçatuba Rua Antônio João, Bairro Bandeirantes – CEP Curso Introdução.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Construção da Aprendizagem. Sala de Recursos 2016.
Classificação dos Métodos de Ensino:
FRAÇÕES.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Educação Híbrida na Escola.
Cenário de aprendizagem Film review Artefacto digital 1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) DISCIPLINAS: Revisão Sistemática para apoio didático-Pedagógico na sala de aula Professora: Elizabete Tomomi kowata.
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
1 – Estudo dos Movimentos Parte I
Reescrita de fábula e produção de autoria
Notação Científica e Algarismos Significativos
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi
SENAI / MG - CFP AG APRENDIZAGEM EM MANUTEÇÃO MECÃNICA INDUSTRIAL TURMA:AIMMI04T-1 INSTRUTOR: Hebert Nascimento de Paula NOVA LIMA/MG CALCULO APLICADO.
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Professora: Magda Lobo
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
AULA: REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIAS. OBJETIVOS: RETOMADA DE CONTEÚDO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: 7 ANO – 1° BIMESTRE PREPARAR O ALUNO PARA AAP(AVALIAÇÃO DA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
2ª REUNIÃO DE TRABALHO DE MATEMÁTICA
CONJUNTOS NUMÉRICOS (Aula 2)
Operações com Radicais
Currículos e Programas
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Revisão de Aritmética.
MATEMÁTICA Módulo 08 Conjuntos Numéricos Dé.
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
LABORATÓRIO DE DEMOSTRAÇÕES
Matemática na Prática.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Estatística e Probabilidade e Equação do Segundo grau
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Operações com Potências
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Tema Números.

Objetivo Fazer com que o aluno compreenda e resolva problemas com números racionais que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e porcentagem. Levar o aluno a localizar e representar números racionais na reta numérica, identificar a fração como representação de diferentes significados e reconhecer os números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos. Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, expoentes inteiros e radiciação).

Desenvolvimento . Discutir oralmente e fazer exercícios escritos para diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos para que com base neles desenvolver novos conhecimentos que contribuam a uma aprendizagem significativa. . Utilizar os recursos tecnológicos como filmes: Vídeo TV Escola (matemática em toda parte), filmes: Cyrberchase e Donald no país da matemágica, leitura do texto O Homem que calculava; para trabalhar as ideias, os conceitos de forma intuitiva, antes da simbologia das regras, para o aluno atribuir significado ao que se aprende. Para isso deve saber o porquê e não simplesmente mecanizar procedimentos e regras. Leitura de jornais, panfletos de supermercado e situações tais como abastecer um carro, a quantidade de litros que está relacionada a ser pago, medir superfície de um piso do quarto entre outros. . Estimular para que ele pense, raciocine, crie e relacione ideias, para que ocorrera é necessário criar oportunidades e condições para o aluno, exemplo: jogos: Jogo da multiplicação com dominó (youtube), software “Fracionando”, jogo de perda e ganhos: expressões numéricas em Z(youtube). . Explicar os objetivos do conteúdo, propor situações reais de escolhas para que os alunos discutam em grupos e socializem com a turma suas ideias. . Aula expositiva e demonstrativa, trabalhar situações problema de vivência do aluno e que façam realmente pensar, analisar e decidir pela melhor solução. . Resolver de forma discutida alguns exemplos sobre resolução de problemas com o principio multiplicativo. . Formar grupo de estudos por dificuldades e retomar conteúdos não assimilados, lista de exercícios complementares que envolvam operações básicas fundamentais, atividades em grupo e individual.  

Recursos Calculadora; Jogos lúdicos; Software “Fracionando”; Jogos on-line: Jogo da multiplicação com dominó (youtube), jogo de perda e ganhos: expressões numéricas em Z(youtube); Proposta Curricular do Estado de São Paulo; Vídeo TV Escola (matemática em toda parte); Filmes: Cyrberchase e Donald no país da matemágica; Livros didáticos e paradidáticos; Texto impresso: O Homem que calculava; Panfletos de supermercado; Jornais; Revistas; Data-show.

Avaliação Análise da participação do aluno na execução das atividades, o aluno será avaliado de forma contínua, sendo elas orais ou escritas e análise da resolução de exercícios e situações problema propostos, trabalho em grupo em sala de aula, atividades extraclasse, atividade avaliatória escrita.