Uso de Tecnologias no Ensino de Química Professora Tathiane Milaré
ex-presidente da HPackard As tecnologias evoluem em quatro direções fundamentais: Do analógico para o digital (digitalização) Do físico para o virtual (virtualização) Do fixo para o móvel (mobilidade) Do massivo para o individual (personalização) Carly Fiorina ex-presidente da HPackard
Por que inserí-los no ensino? Grandes investimentos Necessidade de formar para a sociedade atual Amplia oportunidades de trabalho Desenvolve habilidades específicas
TICs em sala de aula Não devem ser usadas com um fim em si São instrumentos de mediação Estão inseridas em um contexto (escola, sala de aula), com características e propósitos próprios
Quais são os principais desafios de utilizar as TICs no Ensino? Acesso aos recursos – nem todas as escolas tem acesso Como fazer o aluno resistir ao facebook, ao youtube, whatsapp etc., enquanto pesquisa?
Algumas possibilidades
Sistemas tutoriais Exposição de conteúdos; apresentação de questões a serem respondidas; feedback. Há certo grau de interatividade O feedback fornecido pela máquina pode ser programado em função da resposta do aluno.
Caixas de ferramentas Editores de texto Criação de imagens Planilhas Desenvolvimento de habilidades específicas, ou seja, diferentes das desenvolvidas com lápis e papel Possibilidade de revisão da produção Leitura de diferentes linguagens (ícones, gráficos, planilhas, comandos, etc)
Simulações e Animações Possibilidade de transposição do fenômeno do meio natural para o computador: reprodução em tela do fenômeno filmado (vídeos) animação obtida pela seqüência de ilustrações simulação por meio da combinação de um conjunto de variáveis de modo a reproduzir as leis que interpretam o fenômeno
Animações
Construindo o NaCl
Construindo o CsCl
Blogs Organização de informações e atividades conforme necessidade do grupo Alguns motivos para usar blogs como atividade de ensino-aprendizagem A web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento. Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolver a habilidade de gerenciar informação. Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver).
Tecnologias para comunicação Chat, blogs, redes sociais, etc. Os alunos gostam Principal estratégia de interação: realização de perguntas Resolução de problemas colocados em sala de aula
Tecnologias e a Pesquisa Papel do professor: mediador e organizador de processos incentivador de questionamentos enfocar questões importantes auxiliar nos critérios de escolha de sites, de avaliação de páginas promover comparações de textos com visões diferentes evitar dar respostas prontas
Referência GIORDAN, M. O computador na Educação em Ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 279-304, 2005