Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação Mesa-redonda Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação Integrações de tecnoinovações na cultura e prática de docentes Vani Kenski – USP/ABED
Tecnologias digitais na sala de aula? - Eu uso o Datashow e o “Pilot”! - Eu uso o Moodle para descarregar os textos! - Não dá para dividir os alunos em grupos no AVA senão “bagunça” a secretaria e o controle das faltas. - Não tem wi-fi! Não tem acesso! A internet é ruim! Demora... quando acessa ... já passou o tempo da aula. Consequências: - distância entre a ação e as possibilidades das mídias digitais. - discrepância entre a realidade social e educacional - polarização da formação / ensino - retroalimentação da cultura didática tradicional - descompromisso com o uso de práticas inovadoras realidade virtual, vídeos imersivos e realidade aumentada, possuem grande potencial de aplicação na educação. é possível ter acesso a toda essa tecnologia a partir de simples smartphones equipados com adaptadores de baixo custo. óculos de realidade virtual ou de realidade aumentada e de outros dispositivos de interação e de reconhecimento de gestos de baixo custo, voltados para o mercado de games, muitas vezes já possuídos pelos alunos . Software e ferramentas de desenvolvimento gratuitas também são facilmente encontrados. as tecnologias imersivas passem a fazer parte da sala de aula de forma tão generalizada quanto o Datashow. a mídia, por si só, não é solução para a educação. métodos e conteúdos adequados aos propósitos pedagógicos. risco de uso da mídia pela mídia que, além de não trazer benefícios, pode vir a criar rejeições e barreiras que dificultem a adoção sadia dessas tecnologias. O objetivo é discutir as possibilidades das mídias imersivas na educação armadilhas que precisam ser evitadas as melhores práticas como adaptá-las às teorias e metodologias pedagógicas desafios e perspectivas.
Um processo contínuo de INOVAÇÃO Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação Um processo contínuo de INOVAÇÃO
Inovação como processo contínuo de aprendizagens A inovação consiste na capacidade de distanciar-se da própria rotina, do sabido, dos estereótipos, e ter a capacidade de não se contentar com o adquirido. Daniel Inneratity La democracia del conocimiento, 2011 Inovação como processo contínuo de aprendizagens
O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO À CULTURA É UM PROCESSO EDUCATIVO CURIOSIDADE DESEJO INOVAÇÃO CULTURA
O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO À CULTURA É UM PROCESSO EDUCATIVO UTILIDADE INOVAÇÃO VIABILIDADE CULTURA
O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO À CULTURA É UM PROCESSO EDUCATIVO HABILIDADE CONHECIMENTO
O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO À CULTURA É UM PROCESSO EDUCATIVO HABILIDADE CONHECIMENTO CULTURA
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação CULTURA EDUCACIONAL Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação INOVAÇÃO Conhecimentos, práticas, valores, e atitudes aceitos pelo grupo para atingir objetivos educacionais comuns.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação CULTURA EDUCACIONAL Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação INOVAÇÕES na EDUCAÇÃO Conhecimentos, práticas, valores, e atitudes aceitos pelo grupo para atingir objetivos educacionais comuns. Mudanças: Estruturas Práticas Processo pedagógico: Concepção Operacionalização Interação Objetivos Avaliação
Adoção das mídias imersivas e interativas no ensino Não é um processo espontâneo Integração da Inovação na Cultura Exige conhecimentos e habilidades Processo contínuo de mudanças Exige planejamento (decisão, apoio, gestão) Recursos financeiros e humanos Diversos níveis de responsabilidade e atuação Envolvimento de todos os setores da instituição
TECNOLOGIAS IMERSIVAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM INOVAÇÃO EaD CULTURA EDUCACIONAL Cultura de Inovação FOCO NO ALUNO TECNOLOGIAS IMERSIVAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM INTERAÇÕES
Vani Kenski vani.gpead@gmail.com Obrigada! Vani Kenski vani.gpead@gmail.com