Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Mesa Redonda A LIDERANÇA DA EAD NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO DAS INSITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DOS ALUNOS COC
Comunidade de Aprendizagem
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
Currículo e planejamento
(Ministério da Educação e Cultura)
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Leitura na escola e na comunidade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
CFO III – Dragões de Ferro
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Imersivas e Interativas
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
30anos CENPEC.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Gestão e Desenvolvimento de Projetos
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Recolha e análise de dados
Profa. Dra. Inês Confuorto
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Treinamento e Desenvolvimento
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Centro Universitário Internacional Uninter
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Tópicos sobre gestão educacional
Nome ou título do caso Nome da Organização.
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação Mesa-redonda Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação Integrações de tecnoinovações na cultura e prática de docentes Vani Kenski – USP/ABED

Tecnologias digitais na sala de aula? - Eu uso o Datashow e o “Pilot”! - Eu uso o Moodle para descarregar os textos! - Não dá para dividir os alunos em grupos no AVA senão “bagunça” a secretaria e o controle das faltas. - Não tem wi-fi! Não tem acesso! A internet é ruim! Demora... quando acessa ... já passou o tempo da aula. Consequências: - distância entre a ação e as possibilidades das mídias digitais. - discrepância entre a realidade social e educacional - polarização da formação / ensino - retroalimentação da cultura didática tradicional - descompromisso com o uso de práticas inovadoras realidade virtual, vídeos imersivos e realidade aumentada, possuem grande potencial de aplicação na educação. é possível ter acesso a toda essa tecnologia a partir de simples smartphones equipados com adaptadores de baixo custo. óculos de realidade virtual ou de realidade aumentada e de outros dispositivos de interação e de reconhecimento de gestos de baixo custo, voltados para o mercado de games, muitas vezes já possuídos pelos alunos . Software e ferramentas de desenvolvimento gratuitas também são facilmente encontrados. as tecnologias imersivas passem a fazer parte da sala de aula de forma tão generalizada quanto o Datashow. a mídia, por si só, não é solução para a educação. métodos e conteúdos adequados aos propósitos pedagógicos. risco de uso da mídia pela mídia que, além de não trazer benefícios, pode vir a criar rejeições e barreiras que dificultem a adoção sadia dessas tecnologias. O objetivo é discutir as possibilidades das mídias imersivas na educação armadilhas que precisam ser evitadas as melhores práticas como adaptá-las às teorias e metodologias pedagógicas desafios e perspectivas.

Um processo contínuo de INOVAÇÃO Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação Um processo contínuo de INOVAÇÃO

Inovação como processo contínuo de aprendizagens A inovação consiste na capacidade de distanciar-se da própria rotina, do sabido, dos estereótipos, e ter a capacidade de não se contentar com o adquirido. Daniel Inneratity La democracia del conocimiento, 2011 Inovação como processo contínuo de aprendizagens

O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO À CULTURA É UM PROCESSO EDUCATIVO CURIOSIDADE DESEJO INOVAÇÃO CULTURA

O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO À CULTURA É UM PROCESSO EDUCATIVO UTILIDADE INOVAÇÃO VIABILIDADE CULTURA

O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO À CULTURA É UM PROCESSO EDUCATIVO HABILIDADE CONHECIMENTO

O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO À CULTURA É UM PROCESSO EDUCATIVO HABILIDADE CONHECIMENTO CULTURA

Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação CULTURA EDUCACIONAL Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação INOVAÇÃO Conhecimentos, práticas, valores, e atitudes aceitos pelo grupo para atingir objetivos educacionais comuns.

Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação CULTURA EDUCACIONAL Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação INOVAÇÕES na EDUCAÇÃO Conhecimentos, práticas, valores, e atitudes aceitos pelo grupo para atingir objetivos educacionais comuns. Mudanças: Estruturas Práticas Processo pedagógico: Concepção Operacionalização Interação Objetivos Avaliação

Adoção das mídias imersivas e interativas no ensino Não é um processo espontâneo Integração da Inovação na Cultura Exige conhecimentos e habilidades Processo contínuo de mudanças Exige planejamento (decisão, apoio, gestão) Recursos financeiros e humanos Diversos níveis de responsabilidade e atuação Envolvimento de todos os setores da instituição

TECNOLOGIAS IMERSIVAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM INOVAÇÃO EaD CULTURA EDUCACIONAL Cultura de Inovação FOCO NO ALUNO TECNOLOGIAS IMERSIVAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM INTERAÇÕES

Vani Kenski vani.gpead@gmail.com Obrigada! Vani Kenski vani.gpead@gmail.com