DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Profa. Therezinha Conde
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Jeferson Bugelli – Pedagógico
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Progetec: Luzia Bento Soares Multiplicadora: Dirce Camilloti.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Docência Online: Funções e Competências do Professor
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
30anos CENPEC.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
Ensino Médio Integrado
Fórum - Unidade I - Sua experiência
QUESTÕES DE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Recolha e análise de dados
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
Treinamento e Desenvolvimento
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
A prática pedagógica do portfólio como método avaliativo no curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade EAD Katiuscia Mello Figuerôa - UNINTER.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Reflexividade e formação de professores
VIII Fórum Institucional de Ensino
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Educação Socioemocional
Transcrição da apresentação:

DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Desafios e dificuldades ao se aplicar as metodologias ativas na EaD Profª. MEng. Margarete Lazzaris Kleis

Quando pensamos em uma Universidade Virtual – a imagem que nos vem à mente da maioria das pessoas é de um AVA, computadores, materiais didáticos, vídeos...

Quando pensamos nos alunos de cursos na modalidade EaD....estes, na maioria das vezes, estão passivos diante das tecnologias Alguns ainda hoje pensam que na EaD não precisamos mais de professores.... É nesta visão que temos sobre EaD que se inicia a nossa conversa sobre as dificuldades e os desafios ao se aplicar as metodologias ativas na EaD.

Desafio! Como colocar o aluno no centro do processo da aprendizagem, com atividades desafiadoras e articulando com os seus pares e professores?

Dificuldades! Precisamos cada vez mais nos beneficiar de todo o potencial das tecnologias para intensificar o processo de interação entre alunos, professores, conhecimento e o mundo do trabalho.

Desafio! Formação de professores! Como aplicar uma prática reflexiva, para a inovação e a cooperação, favorecendo a interação e uma postura menos individualista?

Partindo daquele “velho” exemplo de que um viajante voltaria do túnel do tempo.... sim! Agora ele encontra inovação!! Será? Para Refletir! “Um computador na sala, conectado a uma rede. Mas o visitante observaria que ele é usado para propor exercícios na tela e preparar conferências "surfando" em páginas da Web. O triângulo didático estaria no lugar, imutável e os saberes eruditos, muito pouco modernizados, ali onde teriam passado a matemática dos conjuntos ou a nova gramática”. (PERRENOUD, 1999)

Para pensarmos em metodologias ativas, devemos pensar também nos objetivos que temos, o quê e para quê estamos desenvolvendo determinadas atividades. Qual o objetivo deste jogo tão lúdico mesmo? E esta simulação de um passeio pelo museu virtual, qual o propósito?

Para quê mesmo criamos um fórum de discussão no AVA Para quê mesmo criamos um fórum de discussão no AVA? Temos professores online, também chamados de tutores para criar uma discussão real em torno de um assunto polêmico do momento? Vídeos interativos que permitem parar e fazer uma observação sobre o assunto.... quem vai ler? Quem vai interagir? Com que propósito?

Coerência Pedagógica e o uso das tecnologias Dois desafios: 1 Os professores conceberem uma nova forma de ensinar e aprender 2 Investimento por parte das Instituições de Ensino em tecnologia e capacitação docente

“A formação de professores em novas tecnologias sinaliza para uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática. Oferece condições para a emergência do trabalho coletivo e interdisciplinar e possibilita a aquisição de uma competência técnica e política que permita ao educador se situar criticamente no novo espaço tecnológico que começa a se ampliar na sociedade brasileira.” (MERCADO, 1999).

Planning Development Promotion Design Deployment As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas Organizar e coordenar as situações de aprendizagem 1 Gerir a progressão das aprendizagens 2 Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação 3 Envolver os alunos em sua aprendizagem e seu trabalho 4 Trabalhar em equipes virtuais de aprendizagem 5 Servir-se de novas tecnologias educacionais 6

1.Organizar e coordenar as situações de aprendizagem As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas Conhecer os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos e trilhas de aprendizagem • 1.Organizar e coordenar as situações de aprendizagem Planificar dispositivos digitais em sequências didáticas • Engajar os alunos em atividades de pesquisa, via equipes virtuais de trabalho •

As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas Conceber e gerir situações-problemas adequadas aos níveis e possibilidades dos alunos • 2. Gerir a progressão das aprendizagens Observar e avaliar os alunos nas situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa • Fazer balanço periódicos de competências e tomar decisões de progressão – via fóruns de discussão e ambientes virtuais adaptativos •

3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas 3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação Acompanhar e orientar os alunos com dificuldades, se beneficiando dos ambientes virtuais adaptativos • Desenvolver a cooperação entre alunos e algumas formas simples de ensino mútuo – via rede e grupos de trabalho •

4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e seu trabalho As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas 4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e seu trabalho Atividades reflexivas de autoavaliação • Oferecer atividades de formação optativas, de modo que o aluno componha livremente parte de sua formação • Atividades que visem um projeto pessoal vinculado ao mundo do trabalho •

As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas 5. Trabalhar em equipe Elaborar projetos em equipes virtuais • Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais – via fórum de discussão • Discussões sobre questões éticas e atuais – via Fórum de discussão •

As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas 6. Servir-se de novas tecnologias Explorar as potencialidades didáticas, utilizando recursos tecnológicos com relação aos objetivos das várias áreas do conhecimento - Gamificação, RA, Simuladores, Animações, Vídeos Interativos e novas ferramentas síncronas que possibilitam uma maior interação em tempo real. •

...”A principal função do professor não pode mais ser uma difusão de conhecimentos, que agora é feita de forma mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento. O professor torna-se um animador da inteligência coletiva, dos grupos que estão ao seu encargo.” (LÈVY, 1999)

Profª. MEng Margarete Lazzaris Kleis Obrigada! Profª. MEng Margarete Lazzaris Kleis margarete@delinea.com.br www.delinea.com.br