A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indicadores de Qualidade em Cursos de Graduação II Encontro Nacional de Formação e Coordenadores e Tutores Presenciais da UAB; Universidade de Brasília.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Coordenação de Planejamento e Orçamento. COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO a) atentar diariamente para as normas orçamentárias estabelecidas pelo.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.
Apresentando o Relatório de Avaliação - MEC - Recredenciamento do IFB – realizado em março/2016 PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
ENADE 2017: Alunos Regulares (Ciclos Azul)
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
SIMEC Visão Geral Cristiano Cabral Sistema Integrado de Monitoramento
Graduação em Enfermagem - EAD
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Política e Gestão em EAD
PARCERIA Com o incentivo de fortalecer qualificação e aperfeiçoamento de seus associados com o curso Gestão de Projetos EaD, Capacitação IEL SEBRAE, apresentamos.
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante.
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Introdução a Educação a Distância
Metodologia do Ensino Superior
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Educação a Distância no IFCE
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Grupos isolados que pesquisam EaD
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Educação Profissional a Distância no SENAI
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
P ROPOSTA PARA E STUDO DE D IMENSIONAMENTO L OGÍSTICO Foco na Reestruturação de Layout Logístico.
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação de Curso
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
VIII Fórum Institucional de Ensino
Transcrição da apresentação:

A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DISCENTE. JORGE ALBERTO SILVA CERDEIRA - IFRJ - jorge.cerdeira@ifrj.edu.br MARIANA AZEVEDO ALVES - IFRJ - mariana.alves@ifrj.edu.br ALINE CAMILA LUZ FERREIRA - IFRJ - aline.ferreira@ifrj.edu.br

A EaD e o IFRJ Breve Histórico da implantação O Curso Técnico em Secretaria Escolar Polos distribuídos em 14 municípios no Estado do Rio de Janeiro 274 alunos regularmente matriculados

Fundamentação Teórica A EaD no Brasil: Cursos Técnicos Gestão da EaD SAAS como ferramenta de avaliação e gestão

Recorte do SAAS neste estudo Foco Dimensão Tópico POLO Infraestrutura Instalações físicas Recursos tecnológicos Disponibilidade de equipamentos Horários de funcionamento Biblioteca Acesso aos materiais didáticos Disponibilidade Laboratórios Laboratório(s) específico(s) Laboratório(s) itinerante(s) Pessoas Recursos Humanos do polo Capacitação Fonte: Cataplan (2015, p. 23): Relatório SAAS 2014/1-2014/2 (parte)

Metodologia Pesquisa Exploratória: forma indireta de obtenção de dados Questionário aplicado a 274 estudantes, 54 participações Coleta em 2016/2 Análise apenas do avaliador estudante

Resultados e Discussões Apontam necessidade de melhora Ajustes em todas as instalações do Polo

Resultados e Discussões Torna a qualidade da oferta preocupante Dificulta execução de atividades

Resultados e Discussões Figura fundamental para o sucesso do curso/polo

Resultados e Discussões Resultado como insumo para a Gestão no desenvolvimento de propostas envolvendo políticas e alocação de recursos para melhoria das dificuldades diagnosticadas. Verificação do resultado da coleta ao término do semestre e a dificuldade implícita nesta prática para a promoção de ações sincronizada com a sinalização do problema ao longo do período letivo.

Considerações Finais e Ações Pretendidas Dentre as atribuições dos polos de apoio presenciais (municípios) temos a infraestrutura com os laboratórios de informática e com internet adequada. Visitas sistemáticas às prefeituras Definição das prioridades e o planejamento estratégico de ações Aprimoramento das ofertas de cursos técnicos e profissionalizantes no IFRJ no âmbito da modalidade a distância

Obrigado! Núcleo de Educação a Distância (NEaD) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Contato: nead.cpin@ifrj.edu.br (24) 3356-8228