CAPÍTULO 10 Crescimento e desenvolvimento na infância.

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Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 10 Crescimento e desenvolvimento na infância.

Desenvolvimento no início da infância O brincar  Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo  Ocupam a maior parte do tempo  Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo “Fase pré-operacional do raciocínio”(PIAGET) - Raciocínio lógico e formação de conceitos - Egocentrismo - Ingenuidade: ver ,é literalmente acreditar

Desenvolvimento Afetivo Autonomia e iniciativa* Estão ambientando-se com o mundo de forma complexa e extraordinária. Fracasso em desenvolver  Sentimento de vergonha

Características do desenvolvimento físico e motor Variação de peso e altura Bom controle da bexiga e intestinos Desenvolvimento da habilidades motoras fundamentais  confusão na consciência corporal, direcional, temporal e espacial Estruturas corporais similares

Características do desenvolvimento cognitivo Habilidade de expressar pensamento e idéias verbalmente Imaginação leva à imitação da ações e símbolos Transição de comportamento de auto-satisfação para comportamentos socializados

Características do desenvolvimento afetivo Egocentrismo  todas as pessoas no mundo pensam da mesma maneira que ela Relutantes em compartilhar objetos Começam a distinguir o certo do errado  auto-conceito Medo de situações novas

Implicações para o programa motor desenvolvimentista Abundância de oportunidades motoras Encorajamento positivo para reduzir medo do fracasso Não há necessidade de atividades separadas Explorar a imaginação(atividades com teatro, imagens) Estão ávidas por aprender Reforçar hábitos de boa postura

Crescimento no final da infância Lento período de crescimento Permite à criança acostumar-se ao seu corpo Crescimento dos membros maiores que o do tronco Níveis crescentemente maduros no desempenho esportivo A prática das habilidades perceptivas em maturação melhora o processo de integração destas com as estruturas motoras(acostumar-se ao seu corpo) Necessidade de oportunidade para a prática, instrução e encorajamento

Desenvolvimento na infância posterior Mudança de ambiente(pré-primário1ºano) 1ª separação da criança do lar por um período de tempo extenso e regularmente demarcado Entrada no mundo das crianças mais velhas e adultos Escola: Situações de grupo e não mais o centro da atenção Qualidades como participação, solicitude com os outros e o respeito a direitos e responsabilidade alheio são estabelecidos

Características do desenvolvimento físico e motor O corpo começa a alongar-se As meninas estão, geralmente, um ano na frente dos meninos quanto ao desenvolvimento fisiológico O tempo de reação é lento, causando dificuldades com a coordenação visual-manual Reação ao treinamento é ótima Excesso de energia mas baixa resistência A maioria das habilidades motoras fundamentais tem potencial para estar bem definidas

Características do desenvolvimento cognitivo Períodos de atenção curtos no início Meninos e meninas vão passar horas em atividades de grande interesse Ansiosos para aprender e agradar os adultos Boa imaginação, criativos mas introspectivos no final desse período Grande interesse por tv, videogames, computador e leitura Ansiosos para saber o “por que”

Características do desenvolvimento afetivo Interesses parecidos de meninos e meninas no início, depois, divergência Autocentrada, brincam muito mal com grupos grandes por períodos extensos mas enfrentam pequenos grupos Agressiva, presunçosa, autocrítica, hiper sensível e aceita muito mal tanto a derrota quanto a vitória Aventureiras e ávidas Atividades “perigosas” ou “secretas” Reagem bem à autoridade, à punição “justa”, à disciplina e ao encorajamento

Implicações para o programa motor desenvolvimentista Oportunidades para que refinem habilidades motoras fundamentais nas áreas de locomoção, manipulação e estabilidade Aceitação e afirmação  segurança Encorajamento positivo Participação ativa Estabelecer um sentido mais correto do certo errado(cidadania) Incentivo ao raciocínio antes de se envolver nas atividades

Implicações para o programa motor desenvolvimentista Expor as crianças a experiências em que, progressivamente, níveis mais elevados de responsabilidade sejam introduzidos a fim de promover autoconfiança Atividades de mímica, imaginário, uso de música e de ritmos são agradáveis e valiosas para o processo de criatividade. Grupos pequenos  Grupos maiores Atividades esportivas  incentivo à participar segundo as necessidades e aos interesses delas.

Fatores que afetam o desenvolvimento e o crescimento infantil Nutrição Atividade física Doenças e clima Tendências seculares

Nutrição Crescimento físico pode ser interrompido Ex: Má nutrição até os 4 anos de idade. Aspecto econômico  Pouca comida e qualidade da comida. Excessos alimentares  Obesidade infantil

Atividade Física Desenvolvimento muscular  A atividade física geralmente tem efeito positivo sobre o crescimento, exceto em casos de nível excessivo de exercícios. Excesso  Lesão da epífise Linha crítica Mineralização

Doenças e clima Aparecimento antes dos 3 anos(Krogman) Difícil estabelecer vínculos entre condições climáticas e fatores específicos de crescimento e de maturação. Temperatura, umidade, impactos sobre a produção de alimentos

Considerações Finais Educação libertadora. Liberdade: Possibilidade de duvidar, de errar, de dizer não a uma imposição. A escola tem por missão preparar para a liberdade