COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO.
Advertisements

O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
JOGOS PARALÍMPICOS EDUCAÇÃO FÍSICA. Quando surgiu? O Desporto Adaptado surgiu no início do século XX, de forma muito tímida. Na primeira década do século,
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
Princípios da multilateralidade e da especificidade
Trabalho 2º trimestre Educação física Prof.: Marlova e Jorge.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Introdução e Conceitos.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Educação Física, Esportes & Cia
Curso - Avaliação e Aprendizagem
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O que é a Educação Física?
Módulo VII – O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M)
Programa Mais Educação (Antigo)
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Curso - Avaliação e Aprendizagem
CONTABILIDADE GERENCIAL 2017
Estágio IV.
ROTINA DO CLIENTE Avaliação Prescrição individualizada
Planejamento de estratégias:
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Metodologia do Ensino de Física I
Turma AEE/Atividade Complementar
Terceira Parte.
QUADRO DE VENDAS.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
UMA LINHA DO TEMPO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
É preciso avaliarmos as atividades que estamos propondo aos nossos jovens, analisando se realmente elas são educativas e definidas em conformidade ao Método.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
1ª Reunião de Pais Ensino Médio
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Educação Física.
Introdução à Administração de Materiais
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
Aula 3.2.
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Análise Organizacional
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
3º BLOCO: PLANEJAMENTO E GESTÃO Duração: 40 minutos Escopo:
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
Orientações de estágio
Aula 02 - Introdução à Lógica Matemática
Problemas de Transporte (Redes)
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Modelagem de Markov.
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Transcrição da apresentação:

COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE AULA O plano de aula de Educação Física deve ser conciso e prático. Ele visa nortear os comandos do professor e deve ser elaborado considerando o projeto pedagógico da instituição de ensino.

TEMPO CONTEÚDO ESTRATÉGIA MATERIAL AVALIAÇÃO Para criar seu plano, siga o modelo de quatro colunas apresentado abaixo TEMPO CONTEÚDO ESTRATÉGIA MATERIAL AVALIAÇÃO

QUANTO AO TEMPO Nessa coluna, você deve descrever o tempo necessário para realização de cada etapa da aula, por exemplo, 5 minutos. No final, a soma do tempo de todas as etapas deve totalizar a duração da aula.

QUANTO AO CONTEÚDO Em apenas uma palavra ou frase, o conteúdo deve expressar, em linhas gerais, qual a atividade proposta para o período estipulado na coluna tempo. Exemplo: Aquecimento.

QUANTO À ESTRATÉGIA Mais bem elaborado de que o texto das colunas anteriores, o texto da coluna referente à estratégia deve descrever o local e os detalhes da atividade em questão. Exemplo: Amarrar um balão em cada um dos tornozelos dos alunos, que, dispostos na metade da quadra de voleibol, deverão estourar os balões uns dos outros. O aluno que não tiver seus balões estourados será o vencedor.

QUANTO AO MATERIAL Nessa coluna, devem ser dispostos todos os materiais necessários para a realização da etapa. Exemplo: Barbante e balões.

AVALIAÇÃO Nessa parte do plano de aula, você deve informar como será feito à avalição da atividade proposta, exemplo: participação na prática.

DETALHES QUE MERECEM ATENÇÃO NO PLANO DE AULA O bom plano de aula de Educação Física prioriza as necessidades e as limitações dos alunos. Suas necessidades variam de acordo com a faixa etária e suas limitações, de acordo com características intrínsecas de cada um. Nesse sentido, veja alguns exemplos de atividades para cada fase escolar:

EDUCAÇÃO INFANTIL (1 A 5 ANOS) Nessa fase, os exercícios devem ser lúdicos e priorizar movimentos naturais, como correr, pular corda, dar cambalhota etc. Inclusive a natação pode ser acrescentada nessa fase, na medida em que essa prática aproxima a criança da sensação vivida na gestação. Exemplo de atividades que podem ser exploradas nessa fase: ginástica artística, natação, balé, atletismo e artes marciais, como judô e tae kwon do.

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL 1º E 2º CICLOS (6 A 10 ANOS) Os esportes com bola não são indicados antes dos seis anos de idade, visto que as funções motoras da criança não estão totalmente formadas. No ensino fundamental, porém, atividades mais complexas já podem ser exploradas. Veja alguns exemplos: futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis, atletismo...

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL 3º E 4º CICLOS (11 A 14 ANOS) É nessa fase que a criança fortalece habilidades como equilíbrio, destreza e força. É também a fase ideal para começar a participar de competições esportivas. Eis alguns exemplos de atividades esportivas para essa faixa etária: alongamento, musculação leve, boxe, hip hop e competições de esportes coletivos, como basquete, vôlei e futebol.

ENSINO MÉDIO (15 A 17 ANOS) A partir dessa fase, é possível diversificar as opções, uma vez que o aluno está prestes a adentrar a fase adulta. Exercícios direcionados com utilização da força, a calistenia é um bom exemplo para essa fase. Outros exercícios se destacam nessa fase: como ginástica localizada, corrida, atletismo, ciclismo e pilates.