Questões sociais e psíquicas que

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
KARINE DUTRA MESQUITA NALINI PSICÓLOGA / PSICOPEDAGOGA O BEHAVIORISMO.
Advertisements

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
Apresentação da Palestrante e autora do livro
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Janice Inchauspe Pereira RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil e o Mundo no Século XXI Dra Janice Inchauspe.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
Teoria contingencial!! 1.
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA EM TURISMO - UNIPAMPA
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto 2016
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Didática das Ciências Experimentais
Personalidade.
Seleção e organização de conteúdos
Comportamento Humano nas Organizações
A estruturação da personalidade
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Pesquisa em Psicologia
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
O que é Sociologia? Texto o4 - GIDDENS
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Cultura Organizacional
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Relatório de Autoavaliação Institucional
A Intertextualidade ética para além do Código de ética do Psicológo
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Estresse e Doença Crônica
O que é Educação Ambiental?
Língua materna vs. Língua estrangeira/língua segunda
Metodologia do Ensino de Física I
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Comportamento do Consumidor
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Comportamento Organizacional
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
A Concepção de Desenvolvimento Segundo Vygotsky
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
Introdução à Sociologia
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Programa e Desenvolvimento de Competências para Profissionais da Saúde
Teoria Comportamental Maslow e Herzberg
Objetivos e etapas do psicodiagnóstico (enfoque clínico)
Metodologia do Ensino de Física I
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Proteção à Saúde e Vigilância Sanitária
O QUE É GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO?
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Questões sociais e psíquicas que emergem na/da escola

PERSONALIDADE ?

PERSONALIDADE Persona Personalitate Pessoa + qualidade (característica) PERSONALIDADE

PERSONALIDADE 1 Qualidade ou característica pessoal 2 Caráter essencial e exclusivo de uma pessoa 3 Aquilo que a distingue de outra 4 Personagem 5 Estrutura de hábitos adquiridos na vida social 6 Organização integrada e dinâmica dos atributos físicos, mentais e morais do indivíduo

PERSONALIDADE “O conjunto de elementos, que se mostram próprios ou inerentes à pessoa, formando ou constituindo um indivíduo que, em tudo, morfológica, psicológica e socialmente se diferencia de qualquer outro”

PERSONALIDADE Biologia = Conjunto de características físicas organizadas para comportar aspectos psicológicos e sociais. Psicologia = Organização constituída por todas as características cognitivas, afetivas, volitivas de um indivíduo. Sociologia = é a configuração própria dos membros de uma determinada sociedade, e que se manifesta por um certo estilo de vida.

Aspectos psicológicos Aspectos biológicos Aspectos sociais

Aspectos psicológicos Aspectos biológicos Aspectos psicológicos Personalidade Aspectos sociais

PERSONALIDADE A estrutura da personalidade humana Complexidade e variedade de elementos, gerados pelos fatores bio-psico-sociais. INATO X ADQUIRIDO

PERSONALIDADE Cada indivíduo tem a sua história pessoal e esta é a unidade básica a ser levada em conta no estudo da personalidade. Neste sentido, temos que a personalidade é formada por dois fatores básicos:

PERSONALIDADE INATAS (hereditárias) Fatores que estão determinados desde a concepção do bebê. É a estatura, cor dos olhos, da pele, temperamento, reflexos musculares e vários outros. É aquilo que o bebê recebe de herança genética de seus pais.

PERSONALIDADE ADQUIRIDAS (ambientais) Exercem uma grande influência porque dizem respeito à cultura, hábitos familiares, grupos sociais, escola, responsabilidade, moral e ética, etc. São experiências vividas pela criança que irão lhe dar suporte e contribuir para a formação de sua personalidade.

PERSONALIDADE Independente das compreensões, todas concordam que existem princípios que norteiam os mais diferentes conceitos de personalidade. A seguir, temos os princípios:

PERSONALIDADE Princípio da Globalidade Personalidade é tudo que nós somos, ou seja, elementos inatos, adquiridos, orgânicos e sociais.

PERSONALIDADE Princípio Social Todas as pessoas necessitam de convívio social, da interação com outras pessoas. Mesmo as pessoas mais tímidas e reservadas sentem necessidade de contato interpessoal.

PERSONALIDADE Princípio da Dinamicidade A personalidade organiza, integra e harmoniza todas as formas de comportamento e características do ser humano. Ela tenta se organizar a todas as mudanças internas e externas

PERSONALIDADE Princípio da Individualidade Cada um de nós é único no mundo. A personalidade é um conjunto total de características próprias do indivíduo, as quais o diferencia das demais pessoas.

O desenvolvimento ocorre num contexto histórico, isto é, procura demonstrar uma tríplice contingência na relação entre organismo e ambiente, entre disposições hereditárias incorporadas às estruturas e funções neurofisiológicas, as experiências de aprendizagem do organismo e os estímulos atuais que condicionam e determinam seu comportamento. PERSONALIDADE

PERSONALIDADE Os aspectos do meio ambiente mais importantes no curso do crescimento psicológico são, de forma esmagadora, aqueles que têm significado para a pessoa numa dada situação. (Bronfenbrenner, 2002) Escola

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS Bullying Violências/Incivilidades Aceitação e pertencimento Ansiedade/transtornos emocionais Tecnologias (TICS)

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS Bullying Brasil - 43% ONU, 2017

Violências/Incivilidades ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS Violências/Incivilidades Ruptura pedagógica Para cada conflito, uma intervenção Problemas novos, estratégias antigas Controle aversivo X Reforço

Aceitação e pertencimento ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS Aceitação e pertencimento Socialização primária e secundária Necessidade de fantasiar

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS Ansiedade/Transtornos emocionais Brasil 4,6% em crianças 5,8% em adolescentes

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS Tecnologias da Informação e Comunicação - TICS Os gadgets como recurso pedagógico Nomofobia

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS Qual é a nossa obra? Produzir sentidos!

Conversão da estranheza do mundo em fascínio A aventura humana - a sua história - nada mais é do que uma tentativa de tradução deste sistema de coisas - de desestranhamento do mundo sem sentido -, em um sistema com sentido. Conversão da estranheza do mundo em fascínio Sartre

Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes. Rubem Alves

Obrigado! rodrigosampaio@gmail.com (71) 9 9313-2238