Frei Edgar Alves Pereira, OFM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
I FEIRA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Festas e Organizações Religiosas Prof. Dagoberto Ribeiro Neto Núcleo Regional de Educação de Paranaguá 2012.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
ORIENTAÇÕES SOBRE: Práticas e Soluções para melhor Servir.
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DOS ALUNOS COC
Comunidade de Aprendizagem
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Confabulando com Fábulas.
+ S.E.R. Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
(Ministério da Educação e Cultura)
EMRC E A FAMÍLIA.
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Kit de ferramentas de Advocacy
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Plano Básico de Comunicação.
Terceira Parte.
Editora Abril.
Deficiência Visual e Seus Saberes Práticos
SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia Profa. Lucia Breno
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
PREPARAR A CATEQUESE.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
“Uma casa sem crianças é um lugar desolado “Uma casa sem crianças é um lugar desolado. O coração dos que residem nela está em perigo de se tornar.
Treinamento e Desenvolvimento
Dia Mundial da Criança, Uma Criança, um Livro.
"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
Departamentos: Missões, Conhecimento Comunhão!
Contextualização: escola e alunos
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Plano de Gestão da Escola
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O que é Pastoral da Comunicação?
Orientações de estágio
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
Transcrição da apresentação:

Frei Edgar Alves Pereira, OFM O Rádio na Escola como instrumento de Evangelização Uma experiência do Colégio Sagrado Coração de Jesus Pires do Rio – GO Frei Edgar Alves Pereira, OFM

Especialista em Comunicação Frei Edgar Alves Pereira, OFM Especialista em Comunicação freiedgar@yahoo.com.br

COMUNICAÇÃO

O ser humano é um ser que se comunica. A comunicação é uma expressão e uma necessidade da pessoa.

“O Rádio é um veículo de comunicação de massa capaz de informar, entreter e interagir.”

PROJETO RADIO ESCOLA

POR QUE POSSUIR UMA RÁDIO NA ESCOLA? – Porque rádio é o veículo de comunicação mais democrático que existe! – Porque leva a voz das pessoas pra muito mais longe... - Porque é uma ferramenta poderosa para que as pessoas se fortaleçam e consigam o que precisam.

PRA QUE FAZER RÁDIO? Entre outros motivos, para reunir pessoas em volta do microfone e elas: – falarem o que sentem e pensam sobre todo assunto que julgarem importante; – entrevistarem pessoas que podem esclarecer o que acontece no ambiente escolar e fora dele; – contarem suas histórias;

– cantarem suas músicas; – divulgarem seus próprios artistas, esportistas, cientistas; – discutirem mais sobre o lugar onde moram e estudam; – reclamarem do que não gostam ou não concordam; – divulgarem festas da cidade e da própria escola.

Ações pedagógicas: = Criar uma turma de voluntários (alunos e professores) para serem os responsáveis pela comunicação do Colégio = Envolver os alunos e professores nos programas da rádio escola

= Envolver o Projeto Educar para a Vida e PROAP realizando programas para serem transmitidos na Rádio Escola Por exemplo: Programa sobre o Cerrado.

Por que fazer evangelização numa Rádio Escola ? O rádio é um veículo de grande atuação de aprendizagem e através desta mídia, podemos evangelizar as pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, e outras diferenças sociais.

É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na evangelização atual. A escola também tem esse papel social, no entanto, enquanto a linguagem do rádio é mais acessível ao seu publico, em muitas ocasiões não acontece na escola. A deficiência no processo de comunicação entre escola e aluno é tida como um dos entraves na concretização do processo ensino-aprendizagem. Utilizar estratégias de comunicação de rádio neste processo e ampliar as possibilidades de sua concretização.

Estratégias tais como uso adequado da voz, utilização de recursos de áudio para facilitar a transmissão de conhecimentos, adaptação de processos educativos/evangelizadores com uso do rádio, além da criação de laboratório de comunicação o qual o aluno poderá mostrar sua capacidade criativa, de trabalhar em equipe, a possibilidade de mostrar seu talento, são algumas das vantagens que este projeto poderá proporcionar a escola.

Com a escola com a comunicação cada vez mais envolvente e uma participação cada mais parceira entre educadores e evangelizadores, a Palavra de Deus deverá ajudar eliminar, consideravelmente, as críticas sobre a Igreja principalmente entre os jovens.

A evangelização na Rádio Escola terá assim um caráter juvenil e certamente o projeto Rádio Escola amplia a possibilidade na melhoria da qualidade de comunicação e concorre para auxiliar o processo de transmissão de conhecimentos. Além disso, esta nova forma de evangelização vai implementar a linguagem de rádio no processo de catequese dentro da escola.

OBJETIVO RELIGIOSO A meta deste projeto é estruturar um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica e evangelizadora. Para isso as pessoas envolvidas deverão realizar produções que possam atender as necessidades internas e suprir uma catequese que muitas vezes é nula mesmo numa escola confessionalmente católica.

Esta é apenas uma nova experiência que estou realizando depois de anos trabalhando em rádios comerciais. Este projeto ainda precisa ser aperfeiçoado, mas já esta em desenvolvimento na pequena Pires do Rio. A Rádio Escola é um projeto que propõe à comunidade escolar (educadores, educandos, pais, direção, colaboradores da escola, amigos da escola etc) o uso do meio RÁDIO para uso da evangelização.

A Evangelização pode, através da RADIO ESCOLA contribuir para uma Catequese que envolva a criança/jovem como um todo.

MUITO OBRIGADO PAZ E BEM