Administração de Novos Negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Advertisements

Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
Disponível em: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Administração de Vendas. Contatos Celular:
INTRODUÇÃO McDonald’s foi criado em 1954 Primeiro restaurante foi construído em 1955, nos Estados Unidos Iniciou a expansão internacional em 1967 Está.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Introdução ao Comportamento Organizacional
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Administração de serviços 7º período
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Inovação de Valor É preciso ir além da demanda existente!
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Exportação Prof. Felipe Borini.
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DE EMPRESAS
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Introdução à Administração
o competidor estratégias
Contabilidade Gerencial
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
GESTÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
O Processo de Gestão Estratégica
Roteiro de Planejamento Estratégico
Plano de Negócios Parte 1
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Gestão da Qualidade 2º período
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
Planejamento Estratégico ZIMOL
Geraldo augusto da silva
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Roteiro de Planejamento Estratégico
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
PROGRAMAÇÃO. PROGRAMAÇÃO Conceitos de Estratégia e Planejamento Estratégico Consultor Dobson.
Planejamento Estratégico em Logística
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico para Exportação
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Disciplina: Economia Internacional
Posicionamento da Empresa no Setor
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Logística e Gerenciamento da
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Nome da empresa Plano de negócios.
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Professor Flávio Toledo
Apresentação de Plano de Negócios
Transcrição da apresentação:

Administração de Novos Negócios Aula 4 Alexandre Dias

Fonte: Oliveira (2009) - © Kenishirotie | Dreamstime.com Por que planejar? Mostra para onde a empresa quer ir. Define a necessidade de recursos. Torna possível avaliar o que foi planejado. Fonte: Oliveira (2009) - © Kenishirotie | Dreamstime.com ID 38721180

Os níveis da organização Nível estratégico Alta administração Nível tático Gerência Nível operacional Cargos operacionais

Níveis de Planejamento Fonte: Adaptado de Oliveira (2009).

O Processo de Planejamento Estratégico Fonte: Maximiano (2008).

Vídeo Makes Good Better

O Processo de Planejamento Estratégico Análise da situação estratégica Produtos e mercado Vantagens competitivas Desempenho (vendas, participação de mercado, rentabilidade, taxa de retorno) Uso de recursos ID 20338861

O Processo de Planejamento Estratégico Análise do Ambiente Ambiente político Ambiente econômico Ambiente social Ambiente tecnológico Análise PEST

O Processo de Planejamento Estratégico Análise Interna (SWOT) Análise de pontos fortes e fracos Análise de ameaças e oportunidades

Análise SWOT Pontos Fortes Potenciais Pontos Fracos Potenciais Liderança de mercado Elevada quantidade de estoques Produtos de alta qualidade Alta rotatividade de funcionários Estrutura de custos baixos Imagem de marca fraca Forte P&D Falta de capacidade gerencial Oportunidades Potenciais Ameaças Potenciais Falência de concorrentes Saturação do mercado Mudança no hábito de consumo Baixo crescimento do setor Expansão da economia Entrada de concorrentes Novas tecnologias Taxa de câmbio desfavorável Fonte: Adaptado de Sobral e Peci (2008) Competência Essencial

Exemplo: Análise SWOT (setor agrícola) OPORTUNIDADES Existe uma demanda por aumento da produtividade, principalmente no uso de sementes de alto custo, como no caso das hortaliças; O Brasil é um dos maiores mercados para o desenvolvimento de tecnologia agrícola; AMEAÇAS Existem poucos compradores para a tecnologia; O sucesso do produto depende da adoção desse padrão tecnológico pelas indústrias produtoras de implementos agrícolas; A aquisição de soluções tecnológicas nesse setor é baixa, sendo o desenvolvimento interno o mais realizado; O mercado ainda desconhece o sistema de fita. FORÇAS O projeto da fita está em processo de patenteamento; A fita já está desenvolvida; O custo de produção da fita é pequeno. O produto é de fácil uso; O produto não oferece impacto ambiental negativo. FRAQUEZAS O projeto trabalha em duas frentes para o lançamento do produto: Com empresas de semente para produção de fitas e com empresas de implementos agrícolas para a produção da semeadoura: convencimento de dois setores sobre o sistema. A fita é facilmente replicável; Ainda faltam testes que comprovem a eficácia do sistema.

Fonte: Adaptado de Maximiano (2008). Estratégia Fonte: Adaptado de Maximiano (2008).

Referências MAXIMIANO, A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. OLIVEIRA, D. P. R. Introdução à administração: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2009. SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prendice Hall, 2008.

Administração de Novos Negócios Atividade 4 Alexandre Dias

A Camurati S.A. é uma empresa de médio porte que produz rolos de filmes plásticos que serão utilizados como embalagens. Seus clientes são grandes empresas alimentícias, e seus fornecedores são grandes empresas petroquímicas. O produto da Camurati S.A. é altamente padronizado, a concorrência é intensa e a competição se dá unicamente por preço.

Qual das seguintes alternativas descreve a situação competitiva para a Carumati S.A.? A rivalidade entre as empresas do setor é baixa, e, por isso, a situação da empresa no longo prazo é estável. Existe uma elevada diferenciação dos produtos da empresa, e devido a isso, apresenta uma vantagem competitiva perante os concorrentes. Existe uma elevada homogeneidade entre as empresas do setor, e, por isso, necessita ser operacionalmente eficiente ou ter economias de escala.

Possui um grande poder de barganha perante seus fornecedores, e, em consequência, consegue comprar a mercadoria a custos inferiores aos dos seus concorrentes. Tem grande poder de barganha com seus clientes, e, por isso, consegue vender a mercadoria a preços superiores aos de seus concorrentes.