Execução e Controle carlos.turino@toledoprudente.edu.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo Karla Gomes Thiago Figueiró Luciana Ferreira Gustavo Siqueira
Advertisements

S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
A Importância do BI dentro da Área de Negócios
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
Administração Financeira
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
Gestão Estratégica de Custos
Prof. José Paulo Hernandes
Contabilidade de Custos
Administração Financeira III
Metodologia otimizada
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Ferramentas de gestão estratégica Balanced Scorecard
Controladoria Financeira
Fone/fax.: (11)
CONTABILIDADE GERENCIAL
Avaliação de desempenho: geral
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE CUSTOS
Planejamento Financeiro e Orçamentário
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
Sistemas de Informação EM MARKETING
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Sistema sócio técnico aberto
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
GRUPOS.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Controle gerencial – instrumentos de gestão estratégica
Professor Douglas Pereira da Silva
Gestão Estratégica de Operações
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
MBA em Gestão de Projetos
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
Mapeamento de processos para Construtoras
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Comunicação da Estratégia
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Planejamento estratégico
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
DEFINIÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Gestão Estratégica de Operações
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Clóvis Luís Padoveze Bauru - 27/04/ A Importância da Contabilidade nas Organizações 2. O Sistema Empresa e o Processo de Gestão 3. A Contabilidade.
Transcrição da apresentação:

Execução e Controle carlos.turino@toledoprudente.edu.br

OBJETIVOS: Explicar a relação entre os processos de planejamento, organização, execução e controle. Definir execução e controle. Estabelecer a relação entre controle e avaliação de desempenho. Definir a palavra autocontrole e explicar a importância desse conceito para a gestão organizacional.

PRODUÇÃO DE BENS, SERVIÇOS E IDEIAS OBJETIVOS PROCESSO DE PLANEJAMENTO EXECUÇÃO OBJETIVOS PROCESSO DE PLANEJAMENTO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO Figura 16.1 Processos de planejamento e organização fornecem os dados de entrada para o processo de execução, que produz bens, serviços e ideias.

PROCESSO DE CONTROLE COMO GARANTIR RESULTADOS O OBJETIVO COMPARADOS NECESSIDADE DE MUDAR O OBJETIVO COMO GARANTIR O OBJETIVO RESULTADOS COMPARADOS COM OBJETIVOS RISCOS E OPORTUNIDADDES DAS ATIVIDADES Figura 16.2 Informações produzidas pelo processo de controle.

OBJETIVO (VOCÊ DEVERIA ESTAR AQUI) VOCÊ ESTÁ AQUI OBJETIVO (VOCÊ DEVERIA ESTAR AQUI) x INÍCIO DAS ATIVIDADES CAMINHO PLANEJADO (VOCÊ DEVERIA IR POR AQUI) Figura 16.3 Objetivo é o critério para o controle e avaliação da execução das atividades.

Processo de Planejamento Processo de execução Definição de Objetivos Informações sobre resultados Padrões de controle Comparação entre os resultados e os padrões de controle Processo de Planejamento Figura 16.4 Componentes do processo de controle

ATIVIDADES CONTROLE PRÉVIO CONTROLE DO PROCESSO CONTROLE POSTERIOR AUDITORIA DE SISTEMAS DA QUALIDADE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO CONTROLE TRADICIONAL DA QUALIDADE Figura 16.5 Três momentos de controle, com exemplos correspondentes

O resultado é igual ao objetivo. Uma recompensa pode ser apropriada. IGUAL AO ESPERADO O resultado é igual ao objetivo. Uma recompensa pode ser apropriada. MENOR QUE O ESPERADO O resultado ficou abaixo do objetivo. Uma ação corretiva pode ser apropriada. A redução do objetivo pode ser apropriada. Mais recursos podem ser necessários. ACIMA DO ESPERADO O resultado é maior que o objetivo. Recompensas são apropriadas. O objetivo pode ser aumentado. Figura 16.7 Possibilidades de informações reveladas pelo sistema de controle.

PLANEJAMENTO CONTROLE Figura 16.7 Informações do processo de controle alimentam o processo de planejamento e reiniciam o ciclo do processo de administração.

CONTROLE ESTRATÉGICO Grau de realização das missões, estratégias e objetivos. Adequação dos planos estratégicos ao ambiente externo. Desempenho global da organização Concorrência e outros fatores externos. Eficiência dos recursos. CONTROLE NAS ÁREAS FUNCIONAIS Quantidade e qualidade dos produtos e serviços. Taxas de desempenho dos recursos humanos. Eficiência do esforço promocional. Desempenhos dos fornecedores CONTROLE OPERACIONAL Rendimento das atividades. Consumo dos recursos.

INTERESSE DO ACIONISTA EFICIÊNCIA DOS PROCESSOS BALANCED SCORECARD INTERESSE DOS CLIENTES APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO Figura 16.9 Uma representação gráfica da ideia do Balanced Scorecard (BSC)

Foco nos pontos estratégicos Atenção às atividades de transformação Atenção aos elementos mais significativos das operações Precisão Tomada de decisão depende de informações precisas de controle Rapidez Informação de controle deve chegar rapidamente ao tomador de decisões Objetividade Economia de palavras: vim, vi, venci Economia Benefícios devem ser maiores que os custos do controle Aceitação sistemas de controle devem ser aceitos pelos controlados Êmfase na escessão Apenas os desvios devem merecer atenção Figura 16.10 Características de um sistema eficaz de controle

Tipos de controle sobre pessoas Controle formal: autoridade formal Controle social: pressão do grupo social Controle técnico: pressão de próprio trabalho Resistência aos sistemas de controle Provocada pelo sentimento de perda de liberdade Avaliação de desempenho Fornecer feedback à equipe é a principal finalidade Autocontrole É a técnica de controle de pessoas mais alinhadas com as modernas práticas de gestão Figura 16.11 Aspectos comportamentais dos sistemas de controle