Empresas de Engenharia de médio porte abrindo mercados no exterior e

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Advertisements

Encontro de Lideranças (*) 1 APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA
GERENCIAMENTO E EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Prof. MsC. Esp.
B RASIL 2035 Energia Incertezas Brasília, 9 de Agosto de 2016.
OBJETIVOS OBJETIVOS 1. Demonstrar que a indústria de defesa é estratégica e está diretamente é estratégica e está diretamente relacionada com a soberania.
Fórum do Agronegócio: Integração e Infraestrutura Logística Integração e Fonte de Financiamento Privado às Cooperativas Márcio Lopes de Freitas Presidente.
Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho Financiamento do desenvolvimento O estado assumiu acentuado destaque no financiamento da economia nacional nos.
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
STATUS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UEPG Profa. Eliane Rauski Profa. Claudia Muller Profa. Eliane Rauski – NUTEAD/UEPG.
EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS
Internacionalização e Comércio Exterior de Serviços
Convênio “Apoio ao Plano de Desenvolvimento de APLs para o setor de Petróleo, Gás e Naval” - Novembro/2014.
INTCEX 8 - FUNDAMENTOS EM COMEX.
Uma Plataforma para o brasil
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
Parceria Caixa Construção Civil 09 set 2013.
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços
Economia Brasileira. Economia Brasileira Boletim Focus do BACEN 26 DE DEZEMBRO Indicadores dos agentes de mercado coletados pelo Banco Central do Brasil.
Apresentação Transzenite
10/27/2017 1:15 AM Prof. Edmar de Almeida Grupo de Economia da Energia Instituto de Economia- UFRJ Rio , 21 de março 2016.
Conteúdo Local e Competitividade
O Programa de Financiamento à Exportação PROEX
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
A COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
PAINEL 2: ENERGIA ELÉTRICA - CEMIG FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO Novo cenário requer eficiência na estruturação financeira.
PLANO BRASIL MAIOR SETOR AUTOMOTIVO INOVAÇÕES TRIBUTÁRIAS
Previsão de vendas.
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Administração Financeira e Orçamentária
Administração Financeira Internacional
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Tributação nas importações de serviços: comparação internacional
APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA (*) dados atualizados.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕE Aula 1 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Setor Público nos anos 1990.
Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção
BNDES FOMENTA SEBRAE Novembro de 2017
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
"NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL"
A Importância das TIC na Restauração
Logística e Gerenciamento da
Agenda A Central de Compras O Projeto TáxiGov Contexto A solução
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
FATORES PARA AMPLIAR EFICIÊNCIA EM TRANSPORTES, REDUZIR CUSTOS DE LOGÍSTICA E ELEVAR COMPETITIVIDADE.
Fundamentos de Comércio Exterior
DRAWBACK INTEGRADO ISONOMIA TRIBUTÁRIA PARA GERAR COMPETITIVIDADE
Gestão da Logística de Distribuição
Pedro Vale Nelson Rodrigues Ricardo Veloso
Derivativos, hedge e risco
Disciplina: Economia Internacional
Administração Financeira
RAQUEL NAKAZATO PINOTTI PESQUISADOR CIENTÍFICO-APTA REGIONAL BAURU-SP
1º Seminário DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA
LINHAS DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
CUSTO BRASIL AGRONEGÓCIO Matheus Zan Grazilio. O QUE É CUSTO BRASIL? Denominação genérica dada a uma série de custos de produção, ou despesas incidentes.
Análise de Demandas Regionais
Fórum infraestrutura e desenvolvimento valor econômico
O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de.
Renato Agostinho da Silva
GESTÃO DE PROJETOS - 1 Escola de Engenharia de Lorena
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Análise e relato financeiro MBA – 7ª aula (2ª parte)
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Transcrição da apresentação:

Empresas de Engenharia de médio porte abrindo mercados no exterior e os custos tributários na exportação de serviços

Exportação de Serviços - I Engineering Tipos de serviços exportados: Levantamento de dados - prospeções, Projetos de Engenharia (Engineering), Fiscalização de Obras. Projetos representam, em média, entre 2,5 e 5% do valor total do empreendimento.

Exportação de Serviços - II Engineering Segmentos principais de atuação: Energia, Óleo e Gás, Infraestrutura urbana e edificações, Logística e Transportes, Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente.

Exportação de Serviços - III Engineering - Qual o tamanho da crise no setor? O Brasil fazia parte do restrito clube de Engineering mundial. A crise do setor é no mercado interno e no mercado externo. As exportações do setor eram em sua maioria indiretas, realizadas através de Construtoras e Epecistas que levavam a reboque as soluções de vários dos atuais obstáculos (credito, financiamento, seguro, logística, adm., etc.). Houve uma quebra do nosso modelo de exportação de serviços de engenharia.

Evolução de empregos e pessoal graduado - Engineering Fonte: O Empreiteiro

Evolução da Receita Bruta do Setor - Engineering Fonte: O Empreiteiro

Exportação de Serviços - IV Engineering As empresas de engenharia brasileiras estão sendo obrigadas a reaprender a vender (no exterior). Recriar um modelo exitoso é tarefa árdua e demorada. Requer a reestruturação de produtos e serviços de toda a cadeia produtiva e dos seus necessários apoios – para equiparar condições de competitividade com outros países (acordos comerciais, protocolos, produtos financeiros, cambio, seguro, burocracia, logística comercial, etc.).

Exportação de Serviços – SISCOSERV Engineering Houve, de fato, uma evolução nos sistemas de controle das exportações (e importações) de serviços, mas o SISCOSERV ainda se restringe, na prática, a uma plataforma de registros obrigatórios e que facilitam os controles do governo (para a cobrança de impostos e taxas). A sua defasagem de prazo no fornecimento de dados dos setores não nos fornece guidelines confiáveis (dados atualizados e tendências) para elaboração de estratégias comerciais ou de elaboração de politicas públicas eficientes.

Evolução da Receita Bruta do Setor – (SISCOSERV defasado) Fonte: O Empreiteiro

Exportação de Serviços - Engineering - O que fazer ? Os grandes problemas que estão nos tirando do jogo mundial estão na falta de um apoio mais estruturado para uma rápida reconstrução do modelo de exportação para o setor, para o que sugerimos alguns pontos a melhorar: na gestão pública : na coordenação das instituições e ministérios envolvidos no processo e nas empresas: nos investimentos em capacitação, recursos humanos, tecnologia e infraestrutura para atender mercados outbound e aumento do market share.

Exportação de Serviços - Engineering - O que fazer ? Acordos comerciais e protocolos firmados para viabilizar a participação em licitações e compras governamentais de outros países (Peru e Argentina, p.ex.). Seleção de mercados –tem sido um bom exercício conjunto com a APEX, a busca de informações mais adequadas para identificar tendências do setor/mercado. Diminuir o “efeito cascata” de taxas e impostos e as suas derivadas; cuidar da estratégia para que os processos não agreguem outros custos e taxas (cuidar além dos “desonerados”).

Exportação de Serviços - Engineering - O que fazer ? Um maior envolvimento nas relações comerciais pelos nossos postos avançados (Consulados Comerciais, etc.) –deveríamos fomentar até um comprometimento com os resultados. Apoio efetivo (BNDES, BB) para credito, financiamento e seguro para exportação de SERVIÇOS, permitindo-nos participar de concorrências no exterior e de forma competitiva.

Exportação de Serviços - Engineering Marco Hupe +55 21 97200-7272 mhupe@abceconsultoria.org.br