Professor reflexivo: construindo uma crítica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Advertisements

A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
Profa. Therezinha Conde
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Sistema de avaliação de ensino
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Didática das Ciências Experimentais
II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Psicologia: ciência e profissão.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O que é Educação Ambiental?
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Sociologia da educação
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
30anos CENPEC.
I Encontro de Licenciaturas da
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Educação ambiental como política pública
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Aula 4 Burocracia Weberiana.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
O que é Educação Ambiental?
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Treinamento e Desenvolvimento
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
SINAES Mudança de paradigmas
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
Tópicos sobre gestão educacional
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Sobre a UniCarioca História Missão Formar profissionais éticos e competentes para o mercado de trabalho, oferecendo serviços educacionais acessíveis.
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Professor reflexivo: construindo uma crítica

Adjetivo ou conceito? Anos 1990 Donald Schön: Expressão no cenário educacional Professor reflexivo - Movimento teórico de compreensão do trabalho docente Donald Schön:

Reflexão sobre a reflexão na ação Contribuições Donald Schön Formação profissional baseada na epistemologia da prática (valorização da experiência e da reflexão na experiência) Conhecimento na ação Reflexão na ação Reflexão sobre a reflexão na ação Formação contínua na escola

Contribuições Liston & Zeichner Pérez-Gómes Contreras Idéias de Schön – reducionistas Prática reflexiva necessita de limites políticos, institucionais e teórico metodológicos, não apenas processo psicológico individual. Contreras Análise crítica da epistemologia da prática ( contexto social histórico – sociedade plural nos saberes e nas desigualdades)

Contribuições Giroux Libâneo Reflexão sobre o trabalho docente de sala de aula insuficiente para compreensão dos elementos que condicionam a prática profissional Libâneo Importância da apropriação e produção de teorias como marco para melhoria das práticas de ensino e resultados

Críticas e possibilidades A teoria como possibilidade de superação do praticismo ou da tecnicização do trabalho dos professores e de sua formação Oferecer aos professores perspectiva de análise para compreenderem contextos sociais, históricos, culturais e organizacionais onde atuam para neles intervir em busca da transformação

Reflexão coletiva A) Prática reflexiva do trabalho e das condições sociais onde ele ocorre B) Reconhecimento de que a prática docente é fundamentalmente política e podem se direcionar a objetivos democráticos C) Prática reflexiva é prática social, daí a necessidade de transformar as escolas em comunidades de aprendizagem

Do professor reflexivo ao intelectual crítico Descoberta de fatores sociais e institucionais que condicionam a prática educativa e a emancipação das formas de dominação que afetam os nossos pensamentos configuram-se no percurso de transformação e diferenciação de nossas práticas cotidianas.

Pesquisas sobre formação de professores no Brasil Pesquisadores portugueses como Antonio Nóvoa e Isabel Alarcão contribuíram para a disseminação do conceito do professor reflexivo entre os brasileiros na década de 90 do séc. XX. Pesquisas nas décadas de 60 e 70 do século passado já revelavam o distanciamento e a impropriedade entre a formação dos professores e as necessidades de uma escola básica originada pelo capitalismo urbano.

Políticas educacionais: centralidade nos professores O reconhecimento da escola e dos professores como protagonistas do processo de democratização permitiu mudanças significativas no sistema de ensino. As mudanças apontam a passagem do foco da formação de professor de caráter burocrático para o reflexivo.

Políticas neoliberais e centralidade nos professores A sociedade atual coloca os desafios da informação e do conhecimento, do não emprego e novas configurações do trabalho também para a formação de professores. CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO O conhecimento requer um profissional bem preparado cientificamente, tecnicamente, pedagogicamente, culturalmente e humanamente que reflete sobre o seu fazer. A informação pode ser feita pelos meios de comunicação.

Dos saberes à competência Mudanças na empregabilidade apontam para fragmentação de tarefas, ensino e conhecimento, atingindo a escola e prejudicando a visão articulada entre o conhecimento, os saberes e a sociedade. Na tentativa de superar estas dificuldades e buscar a solução para problemas humanos e sociais surge o projeto coletivo interdisciplinar.

Dos saberes à competência A demanda quantitativa da escolaridade e a manutenção do emprego interferem no exercício das atividades dos professores e as competências para o ensinar se tornam mecanismos de controle e qualificação dos professores.

Projetos em confronto: papel da reflexão para o exercício e valorização docente Os limites da concepção de professor pesquisador podem ser superados: Visão pública e ética da reflexão Ressignificação das teorias a partir dos conhecimentos Realização da pesquisa na escola integrada à jornada de trabalho Desenvolvimento profissional que combine formação inicial, experiência profissional e condições de trabalho Formação contínua com profissionalização individual e coletiva e reforço da escola