INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

Faculdade Santíssimo Sacramento Comportamento Organizacional CLIMA ORGANIZACIONAL.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Escola Quantitativa Teoria Matemática.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
Administração Financeira
Fundamentos de Administração Introdução
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
Previsão de vendas.
Contabilidade de Custos
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
Administração Financeira III
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Objetivos e Metas de Marketing
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Teoria Geral da Administração
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
Abordagens Mistas e Triangulação
Gestão estratégica.
Organização de eventos II
Aprendizagem do Século XXI
Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações
Sistema de Gestão Econômica:
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Planejamento Estratégico
Gestão de Negócios aula 2
Professor Norival Carvalho Cunha
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
Professor Norival Carvalho Cunha
Planejamento de estratégias:
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Treinamento.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
1. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 1.1. A Administração e a Organização 1.2. Organização – Características da Organização 21/09/2018
Execução e Controle
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Funções de administração
PLANEJAMENTO E PREVISÕES DE VENDAS
Modelos de controle gerencial
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Planejamento Global de Eventos
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Tomada de Decisão

Objetivos estratégicos; Objetivos táticos e Objetivos operacionais. REVISÃO Na aula anterior vimos que o planejamento começa com a definição dos objetivos que desejamos alcançar. Vimos também que os tipos de objetivos, em relação à sua abrangência e o tempo de duração, podem ser classificados em: Objetivos estratégicos; Objetivos táticos e Objetivos operacionais. Também estudamos a hierarquia dos objetivos: Objetivos Organizacionais; Objetivos Departamentais e Objetivos Operacionais

E esses Princípios são: Princípio da comunicação total; REVISÃO Na sequência estudamos o desdobramento dos objetivos onde percebemos que partindo-se dos objetivos globais ou organizacionais, que são de maior amplitude e menor detalhamento, segue-se um desdobramento até atingir as normas que são regras que asseguram os procedimentos em uma conformidade de ação. Posteriormente vimos os Princípios para o Estabelecimento de Objetivos. E esses Princípios são: Princípio da comunicação total; Princípio da coerência; Princípio da coerência horizontal.

Com esses conceitos vistos e estudados vamos, na aula de hoje, adentrar em uma outra parte do Planejamento que é a

TOMADA DE DECISÃO

TOMADA DE DECISÃO Uma vez definidos os objetivos da organização, a tarefa do planejamento é estabelecer as ações racionais para o seu alcance da melhor maneira possível. A racionalidade consiste em escolher os meios mais adequados para alcançar os objetivos. Isso significa: O que se deve fazer. Quando fazer. Quem deve fazê-lo. De que maneira fazer.

TOMADA DE DECISÃO Para tanto, deve-se tomar decisões a respeito de como alcançar os objetivos fixados. Feito o diagnóstico da situação atual e determinados os objetivos a serem alcançados, o planejamento é o caminho entre a situação presente e a situação objetivada.

Apenas um desses caminhos deve ser escolhido. TOMADA DE DECISÃO Há várias alternativas diferentes para se fazer esse caminho e é preciso compará-las para escolher a mais adequada. O processo decisorial existe justamente por causa da existência de várias alternativas de caminhos ou de cursos de ação. Apenas um desses caminhos deve ser escolhido. E a escolha é o resultado de um processo de tomada de decisão.

Tomada de decisão antecipatória: O planejamento pode ser considerado um aspecto particular da tomada de decisão, envolvendo algumas características especiais, como: Tomada de decisão antecipatória: O planejamento refere-se à decisão sobre o que fazer e como, antes de a ação requerida ser executada. O planejamento envolve um processo formal que precede a ação, ao passo que a tomada de decisão também precede a ação, mas pode ser informal.

b) Interconexão das decisões: TOMADA DE DECISÃO O planejamento pode ser considerado um aspecto particular da tomada de decisão, envolvendo algumas características especiais, como: b) Interconexão das decisões: O planejamento busca conjugar as decisões tomadas nos diversos níveis e áreas da organização, bem como envolver uma decisão ou um conjunto de decisões em outras decisões antecedentes ou subsequentes, tornando difícil saber onde começa e onde acaba um planejamento.

c) Criação de um estado futuro desejável: TOMADA DE DECISÃO O planejamento pode ser considerado um aspecto particular da tomada de decisão, envolvendo algumas características especiais, como: c) Criação de um estado futuro desejável: O planejamento busca alcançar uma situação futura almejada pela organização. Esse futuro desejado pode referir- se tanto a objetivos organizacionais globais como a objetivos departamentais ou operacionais.

A tomada de decisões é o núcleo da responsabilidade administrativa. TOMADA DE DECISÃO A tomada de decisões é o núcleo da responsabilidade administrativa. O administrador deve constantemente escolher o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer.

TOMADA DE DECISÃO

TOMADA DE DECISÃO Para abastecer o processo decisorial, a informação deve ser organizada de maneira racional e isenta de distorções. Assim, o processo decisorial precisa basear- se em um ou mais dos métodos abaixo: 1 - Experiência passada: é o método mais utilizado para a tomada de decisões. Porém, ainda que essa abordagem possa ser profunda em algumas situações, ela não considera rápidas e profundas mudanças na organização e no seu ambiente. Além disso, o que foi apropriado no passado pode ser inteiramente inapropriado numa situação futura. Contudo, se a situação atual apresenta alguma relação direta com a experiência passada, a perspectiva histórica não pode ser ignorada.

TOMADA DE DECISÃO Para abastecer o processo decisorial, a informação deve ser organizada de maneira racional e isenta de distorções. Assim, o processo decisorial precisa basear- se em um ou mais dos métodos abaixo: 2-Experimentação: é um método alternativo para a tomada de decisão. É o caso, por exemplo, de uma empresa manufatureira testar o mercado para um novo produto e analisar as vendas e a aceitação do produto durante uma experiência piloto, para decidir sobre o lançamento daquele produto em larga escala. Ou um plano piloto sobre um processo de produção. Ou ainda um protótipo para produzir um produto novo.

3 - Pesquisa Operacional (PO): TOMADA DE DECISÃO Para abastecer o processo decisorial, a informação deve ser organizada de maneira racional e isenta de distorções. Assim, o processo decisorial precisa basear- se em um ou mais dos métodos abaixo: 3 - Pesquisa Operacional (PO): é um método que utiliza vários modelos analíticos ou matemáticos para verificar as relações entre os vários fatores e alternativas na forma de equações, matrizes e modelos matemáticos. Uma das mais marcantes contribuições dessa abordagem foi a conscientização sobre a necessidade de colocação explícita de objetivos, recursos, restrições e riscos envolvidos. A PO será estudada no capítulo sobre a Teoria Matemática da Administração.

TOMADA DE DECISÃO Para abastecer o processo decisorial, a informação deve ser organizada de maneira racional e isenta de distorções. Assim, o processo decisorial precisa basear- se em um ou mais dos métodos abaixo: 4 - Árvore de decisões: é uma espécie de matriz com as alternativas de decisões ao longo do processo decisorial. Quase sempre mostra os possíveis resultados ou consequências de cada bifurcação decisorial. Sua finalidade é projetar os possíveis efeitos sequenciais de uma decisão através de um período de tempo.

TOMADA DE DECISÃO 460.000 x 0,6= 276.000 340.000 x 0,4 = 136.000 _________________ VE = 412.000 440.000 x 0,6= 264.000 380.000 x 0,4 = 152.000 ________________ VE = 416.000

TOMADA DE DECISÃO Qualquer que seja o método utilizado como base para o processo decisorial, o importante é a predição das consequências possíveis das decisões a serem tomadas, a avaliação e a comparação dessas consequências para que a melhor alternativa possa ser escolhida com rigor. Estabelecidos os objetivos a alcançar e efetuada a tomada de decisão a respeito das alternativas de ações futuras, a terceira fase é a elaboração dos planos.