Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Advertisements

AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional Governo do Estado do Rio Grande do Sul Departamento de Planejamento Governamental Março de 2015 Plano.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. O orçamento público tem alguns princípios que orientam a sua elaboração: 1. Unidade; 2. Universalidade; 3. Anualidade;
Políticas Públicas de Saúde. A saúde configura na Constituição Federal entre os direitos sociais em seu art. 6º, no título dos “Direitos e Garantias Fundamentais”.
1. Nossa Força de Trabalho INSERIR FOTO DA EQUIPE LOCAL.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE - PES Audiência Pública LC 141/2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA – 2017 PROJETO.
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro
Atuação do sistema CFN/CRNs voltada para os interesses da Sociedade
Transição de Mandato Orientações.
Painel 6: RIPSA: perspectivas e alcances e no âmbito Nacional
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Governança e Relações Inter Federativas no SUS na Perspectiva da Gestão Municipal
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Acesso a recursos e oportunidades de financiamento
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE Instrumentos de Planejamento em Saúde Paraíba / Agosto 2017.
Politicas públicas e trabalho
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Coordenador(es) da(s) área(s)
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
plano anual de capacitação
Relatório de Autoavaliação Institucional
Planejamento de estratégias:
Planejamento de Produção
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
CONVIVA
SINAES ENADE.
A controladoria na empresa
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO SUS: PMS, PAS, RAG
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
O DESAFIO DE QUALIFICAR O CUIDADO
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO SUS
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
Avaliar desempenho de servidores
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Economia e Gestão da Saúde
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
Equipe Distrital Atribuições e Responsabilidades
RELATÓRIO QUADRIMESTRAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DE PERTO QUEM É NORMAL? UM DIÁLOGO COLETIVO E INTEGRADO SOBRE A SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE TANHAÇU-BA: TODOS EM DEFESA DA LUTA ANTIMANICOMIAL.
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Avaliar desempenho de servidores
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PMS/PAS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
CONSELHO DE ESTADUAL DA SAÚDE
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão 32º Congresso COSEMS/SP

Objetivos do Curso • Fortalecer o planejamento do SUS municipal por meio da construção das PAS e do RAG em conformidade às prioridades definidas no PMS e às disposições da Portaria 3.992. Incentivar troca de experiências entre municípios no processo de elaboração da PAS e do RAG.

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO SUS Plano Municipal de Saúde Programação Anual de Saúde Relatório Anual de Gestão Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior

PLANEJAMENTO MUNICIPAL no SUS Decreto nº 7.508/2011: (Organização do SUS, Planejamento em Saúde, Assistência à saúde e Articulação interfederativa) Lei Complementar nº 141/2012: (Valores mínimos por Ente, Critérios de rateio dos recursos de transferência e Normas de Fiscalização, Avaliação e controle das Despesas) Portaria 2.135/2013: Define Diretrizes para o processo de Planejamento no SUS.

PLANEJAMENTO DO SUS Plano de Saúde (PS); Plano Plurianual –PPA; Lei de Diretrizes Orçamentária- LDO; Lei Orçamentária Anual- LOA; Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO devem ser compatíveis instrumentos de planejamento do SUS e do Orçamento. Plano de Saúde (PS); Programação Anual de Saúde (PAS); Relatório Anual de Gestão (RAG); Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA)

PLANEJAMENTO MUNICIPAL no SUS O Plano Plurianual/PPA e o PMS têm o mesmo período de vigência (04 anos) e são elaborados no primeiro ano da gestão; O primeiro ano de gestão municipal equivale ao último ano do PPA e do PMS, elaborados na gestão anterior, para garantir a responsabilidade dos governantes na continuidade das políticas públicas; A Programação Anual de Saúde corresponde à Lei de Diretrizes Orçamentárias/LDO e Lei Orçamentária Anual/LOA da Prefeitura.

PLANEJAMENTO E GESTÃO MUNICIPAL Como planejar a gestão municipal? Sempre em equipe existente: ouvir, discutir, pactuar com coordenadores das áreas/departamentos, envolver os trabalhadores no planejamento e avaliação do sistema Resgatar os avanços do SUS no seu município e levantar os nós críticos, através do Plano de Saúde (2014-2017), Relatórios de Gestão, narrativa dos trabalhadores em espaços coletivos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Considerar: Aspectos técnicos da área da saúde Situação da rede de serviços de saúde do município Articulação com a Região de Saúde e CIR; Considerar as forças políticas que atuam no município, Identificar atores sociais que podem representar apoio ou dificultar a gestão do SUS.

GESTOR, USUÁRIOS E TRABALHADORES Para produzir saúde há sempre “encontros” nos serviços entre usuários e trabalhadores de saúde, mediado pela gestão. A produção da saúde ocorre num cenário político em que os diferentes atores disputam seus diferentes projetos, que podem estar em conflito, e uma das atribuições do gestor é fazer a mediação desses conflitos. Considerar que todos têm projetos e governam, e não apenas os gestores.

TRIANGULO DE MATUS projeto técnico - político para a Saúde no município, considerando princípios e diretrizes do SUS;

TRIANGULO DE MATUS Três vértices do Triângulo de Governo: Projeto de governo: projeto técnico político para saúde no Município, considerando realidade local e princípios, diretrizes e políticas do SUS; Capacidade de Governo: conhecimento e experiências do gestor e da equipe que contribuam para viabilizar o projeto; Governabilidade: capacidade de articular atores e recursos para apoiar e fortalecer o projeto na prática.

Objetivos dos Instrumentos de Planejamento do SUS PMS - ferramenta de Gestão que parte da compreensão dos principais problemas e desafios da gestão municipal para apontar prioridades e metas para atingir os objetivos estabelecidos para 04 anos; A elaboração da PAS e do RAG deve estar sintonia com o PMS, e a cada ano o Plano deve ser revisitado para fazer a Programação e o Relatório de Gestão;

Continuação PAS - Definir e detalhar as Ações a serem desenvolvidas anualmente para dar concretude aos Objetivos e Metas do Plano de Saúde; Descreve ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, e ações inerentes à gestão do SUS;

Continuação RAG - Descrever os resultados alcançados pela gestão, expressos através de realizações obtidas em função das metas programadas e outros resultados qualitativos; Orientar reformulações e redirecionamentos; Produzir subsídios para a tomada de decisões relativas aos rumos do processo da gestão;

PRESTAÇÃO DE CONTAS – LC N.º 141/2012 RDQA O gestor do SUS elaborará Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: Montante e fonte dos recursos aplicados no período;  Auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações;  Oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação. 

Diretrizes, Objetivos e Metas Diretrizes: linha de ação que define qual caminho será seguido para concretizar o objetivo (s). Objetivos: expressam o que deve ser feito para atender as prioridades estabelecidas e melhorar a saúde da população; Metas: expressam os compromissos para atingir os objetivos a partir da situação atual. As metas podem ser quantitativas ou qualitativas. Ação: iniciativas concretas a serem desenvolvidas que contribuirão para o alcance dos Objetivos e Metas do PMS;

Obrigada!!!! lidia@cosemssp.org.br