TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

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Transcrição da apresentação:

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

SISTEMA DE ENSINO Saber Professor Aluno

Saber Professor Aluno SISTEMA DE ENSINO elaboração de conteúdos. estratégias de apropriação. Concepções Obstáculos Transposição Didática Professor Aluno

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Conceito criado por Michel Verret em 1975. Difundido na área de Ciências Experimentais e Matemática por Chevallard (1985)

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: Transformações adaptativas SABER SÁBIO È o saber científico, acadêmico que preexiste ao saber a ensinar. Como o aluno terá acesso a este saber? SABER ENSINADO É a recontextualização do saber científico e do saber a ensinar. Não pode ser apenas uma simplificação do conhecimento científico para evitar a distância entre ambos. SABER A ENSINAR É a modificação do conteúdo e objetivos de utilidade do saber sábio para atender as necessidades de ensino (criações didáticas). Material de apoio.

A T.D. PODE SER: STRICTO SENSU transformação de um saber específico (particular) numa versão didática. Exemplo:noção de distância

A T.D. PODE SER: STRICTO SENSU transformação de um saber específico (particular) numa versão didática. Exemplo:noção de distância LATU SENSU: quando a transformação das idéias matemáticas são analisadas em relação a um contexto mais amplo. Exemplo: Movimento da Matemática Moderna.

NA T.D. SURGEM... CRIAÇÕES DIDÁTICAS Exemplos: produtos notáveis diagramas de Venn CRIAÇÕES DIDÁTICAS Evidenciam a diferença entre o Saber Sábio e o Saber Ensinado Motivadas por supostas necessidades do ensino Muitas vezes se processa de forma automatizada e desvinculada de qualquer aplicação, ocorrendo distorções

Para estar atento a essas distorções Cultivar um permanente espírito de vigilância epistemológica ao longo da T.D. cuidado para que o ensino não perca de vista o objeto de ensino para o qual está projetado. Se não houver transparência quanto ao objeto de saber matemático, a transposição didática pode levar ao distanciamento demasiado do saber sábio ao saber ensinado, levando à predominância da visão estratificada e isolada da educação.

 SABER ESCOLAR SABER CIENTÍFICO Há geralmente uma grande distância entre o objeto de saber e o objeto de ensino

PROFESSOR –ALUNO-SABER TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA É FRUTO DE UM PROJETO SOCIAL É UM PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS OBJETOS DE ENSINO DEFINE CONTORNOS ONDE SE ESTABELECERÁ AS RELAÇÕES PROFESSOR –ALUNO-SABER (CONTRATO DIDÁTICO)

PRODUÇÃO DOS SABERES NA T. D. MANUAIS E LIVROS DIDÁTICOS TEXTOS CIENTÍFICOS SABER A ENSINAR SABER SABIO SABER ENSINADO SABER APRENDIDO AULA

Elementos para refletir a prática pedagógica vigilância intelectual A TD possibilita uma fundamentação para uma prática pedagógica reflexiva e uma melhor compreensão do saber científico

Elementos para refletir a prática pedagógica retificação das idéias O conceito considerado fixo e eterno deve ceder lugar a uma abordagem que permita visualizar as noções, do ponto de vista da aprendizagem, sempre em estado de evolução

Elementos para refletir a prática pedagógica ruptura com o conhecimento empírico A construção das idéias matemáticas não se faz por simples acréscimos ou reformulações do conhecimento popular

Elementos para refletir a prática pedagógica transposição dos conhecimentos populares Transpor para o contexto escolar conhecimentos populares para uma educação mais significativa, mas não reduzir o conteúdo escolar a uma validação pura e simples dos conhecimentos do senso comum

Elementos para refletir a prática pedagógica método axiomático no ensino Uso exclusivo fornece apenas um meio de apresentação do conteúdo, desconsidera as questões inerentes ao desenvolvimento do saber e apaga os vínculos com as práticas de referência

Elementos para refletir a prática pedagógica paramatemáticas e protomatemáticas Existência de saberes e competências que devem ser aprendidos

Elementos para refletir a prática pedagógica epistemologia do professor Contágio do saber científico na prática pedagógica