APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS

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Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS Sala Allegro 2 – Palestras Institucionais - 20set17 17:30 / 17:55 – PI Pearson APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS A palestra tem por objetivo apresentar a aprendizagem colaborativa como uma proposta de aprendizagem ativa e diferenciada e os aspectos que envolvem a aprendizagem colaborativa necessários ao professor e tutor para que eles conduzam o aprendizado tendo em vista as possibilidades de melhoria no processo ensino-aprendizagem em ambientes virtuais de forma a fazer com que os alunos consigam interagir e realmente colaborar uns com os outros, com o objetivo de produzir conhecimentos, por meio de diferentes atividades possíveis num ambiente de aprendizagem virtual. Maria Filomena Brandão - Pearson Education Brasil

Base Teórica da Aprendizagem Colaborativa Construção do Conhecimento Hipóteses Evolutivas Interação entre o sujeito e o meio Equilibração (equilíbrio cognitivo). Base Teórica da Aprendizagem Colaborativa Construtivismo Construção do Conhecimento

Base Teórica da Aprendizagem Colaborativa Socio Interacionismo Interação Distância entre o Nível Real e o Nível Potencial Ambientes de participação, colaboração e constantes desafios. Zona de Desenvolvimento Proximal Através dos outros, nos tornamos nós mesmos. Lev Vygotsky

Aprendizagem colaborativa em Ambientes Virtuais Estratégia em que dois ou mais sujeitos constroem seu conhecimento através da discussão, da reflexão e tomada de decisões, e onde os recursos mediáticos atuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. A colaboração caracteriza-se pelo ajuste mútuo dos participantes num esforço coordenado para a resolução conjunta de uma situação problema. Na colaboração o processo cognitivo pode ser dividido em camadas entrelaçadas em que o resultado é a construção do conhecimento Os alunos são responsáveis pelo aprendizado uns dos outros, de modo que o sucesso de um ajuda no sucesso dos outros (Gokhale, 1995).

Quem são os alunos de sucesso em EAD ? Mente Aberta, Capacidade Adaptativa, Pragmáticos Compartilha detalhes sobre tudo (vida, trabalho e estudo) Acreditam que a aprendizagem pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento Usam suas experiências de aprendizagem e as aplicam de maneira contínua Sente necessidade de ver e ouvir seus colegas ou professores para aprender com eles e ensinar Os alunos virtuais de sucesso têm a mente aberta e compartilham detalhes sobre sua vida, trabalho e outras experiências educacionais ... são capazes de usar suas experiências no processo de aprendizagem e também de aplicar sua aprendizagem de maneira contínua a suas experiências de vida. (PALLOFF e PRATT, 2004, p.26).... aluno virtual acredita que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento – não apenas na sala de aula tradicional. O aluno não sente a necessidade de ver e ouvir seus colegas ou professores para aprender com eles, ficando à vontade para trabalhar em um ambiente relativamente não-estruturado. (PALLOFF e PRATT, 2004, p.28). PALLOFF e PRATT, 2004,).

Aprendizagem colaborativa

PAPEL DA TUTORIA Não basta deixarmos à disposição conteúdos e tecnologias, é preciso orientar os processos comunicativos e intervir em momentos de dúvidas e ajustes. É preciso ficar atento aos aspectos socioculturais do grupo a fim de que a colaboração possa ser constituída em aprendizagem. Tipos de papéis: facilitador da discussão, observador do processo, comentarista do conteúdo, líder de equipe e apresentador de determinado tópico.

AVALIAÇÃO Criar instrumentos avaliativos com indicadores que lhe auxiliam na identificação do pensamento crítico; ao desenvolvimento de capacidades de interação, negociação de informações e resolução de problemas; ao desenvolvimento da capacidade de autorregulação do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação sobre a perspectiva da aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais pode ser expressa de duas formas: avaliação formativa e, avaliação final (somativa) considerando os aspectos qualitativos e quantitativos. Essas manifestações estão presentes nos espaços: fóruns, e-mails, chats, redes sociais, atividades enviadas, wikis, blogs, portfólios etc.