DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

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DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR professormarcelino@hotmail.com Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino PROF. MARCELINO FERNANDES

PROF. MARCELINO FERNANDES E-mail: professormarcelino@hotmail.com DIDÁTICA DO ENSINO Avaliação do processo ensino-aprendizagem: 1. Conceito e funções da avaliação; 2. Princípios básicos de avaliação; 3. Avaliando o curso, o professor e o aluno; 4. Como fazer uma avaliação. PROF. MARCELINO FERNANDES E-mail: professormarcelino@hotmail.com

HISTÓRIA DO BARÔMETRO

CONCEITO DE AVALIAÇÃO Avaliação é um processo continuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo.

Função da avaliação Avaliação com função diagnóstica, a qual é utilizada para verificar: Conhecimentos que os alunos têm; Pré-requisitos que os alunos apresentam; Particularidades dos alunos.

Função da avaliação Avaliação com função formativa, a qual tem os seguintes propósitos: Informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem; Localizar as deficiências na organização do ensino.

Função da avaliação Avaliação com função somática, a qual é implementada no fim de um semestre, ano, curso ou unidade, segundo níveis de aproveitamento, e tem função classificatória, isto, é classifica o aluno.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA AVALIAÇÃO Estabelecer com clareza o que vai ser avaliado; Selecionar técnicas adequadas para avaliar; Utilizar, na avaliação, uma variedade de técnicas; Ter consciência que não existe técnica perfeita; Saber que a Avaliação é um meio para se atingir fins.

ETAPAS DA AVALIAÇÃO Determinar o que vai ser avaliado; Estabelecer os critérios e as condições para avaliação; Selecionar as técnicas e os instrumentos de avaliação; Realizar a aferição dos resultados.

TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Para a Avaliação Diagnóstica temos o pré-teste; Para a Avaliação Formativa temos as observações, os exercícios, os questionários, pesquisas, etc. Para a Avaliação Somática os dois tipos mais utilizados são as provas objetivas e as subjetivas.

REFLEXÃO «Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto».

FIM