O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
Advertisements

O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Prêmio Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino Prêmio Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino Oficinas Integradas como Ferramenta.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Projeto de Extensão Unisul
Curso de Filosofia - UFRN
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Base Nacional Comum Curricular
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
1º semestre Plano de Formação
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Coordenação: Vani Kenski
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Formação de professores de ciências no Brasil
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Proposta de Matriz Curricular para Licenciaturas
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
O QUE É O PEDAGOGO.
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
DIRETRIZES CURRICULARES
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Curso de Licenciatura em Letras Modalidade Educação a Distância
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Mônica Malacarne Stéla Piccin
“Iniciação científica: difícil no presencial,
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PROFISSIONAL NAS LICENCIATURAS EM EAD  ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – UNINTER PROFA. DRA. DEISILY QUADROS PROFA. DRA. DINAMARA PEREIRA MACHADO PROFA. DRA. MARISTELA GRIPP PROFA. DRA. PAULA CRISTINA DOS REIS OLIVEIRA

Portfólio: conceito Vantagens e desvantagens? Por que usar o portfólio na graduação?

Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015 A implementação do portfólio nos cursos da Escola Superior de Educação/UNINTER em 2016 Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015

  “Portfólio – essa avaliação consiste de um projeto integrador construído pelos alunos sob orientação do tutor do polo. A proposta é determinada pela Coordenação do Curso e acompanhada pelo tutor do polo, responsável por delinear os objetivos e estrutura do projeto a ser desenvolvido pelos alunos, buscando a interdisciplinaridade e articulação teórico-prática dos conteúdos estudados nas unidades curriculares. ( NP-ESE, 2016, p. 1).

O objetivo do Portfólio é o desenvolvimento de atividades que promovam a práxis com qualidade acadêmica nos polos de apoio presencial, a elevação dos índices de aceitação da modalidade de EaD em território nacional, a promoção de ações de inserção e reconhecimento do mercado de trabalho e a formação humana e acadêmica (NP- ESE/UNINTER, 2016, p. 6).

“As atividades propostas em cada um desses eixos abordarão as diferentes linguagens, a formação científica e cultural, a pesquisa, o aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e a intervenção na realidade/sociedade. As práticas poderão resultar em seminários interdisciplinares, oficinas para a comunidade, laboratórios, projetos, e-books, vídeos, fotografias, dentre outros modos de socializar as descobertas”. (NPESE, 2016, p. 4)

  “As atividades propostas estão organizadas em três etapas para as licenciaturas e quatro etapas para os bacharelados, que buscam a construção de competências a partir da teoria e da prática”.

Resultados obtidos: 2017: 6 momentos de formação com corretores; 2017/18: 11 portfólios produzidos; 2017: 6 polos visitados; 2017: 272.273 postagens e correções; Abril/2018: 537 solicitações respondidas.

Conclusão Adotar o portfólio como uma prática que venha a favorecer o estudo e a autonomia dos alunos, irá contribuir para uma postura diferenciada na prática profissional desses alunos. Nesse sentido, o portfólio pode contribuir para atenuar as muitas lacunas de formação trazidas por esses alunos dos segmentos anteriores, ajudando-os a identificarem os problemas de aprendizagem atuais

  TORRES, S. C. G. Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva. Ver. Diálogo Educ, Curitiba, v. 8, n. 24, p. 549-561, maio/ago. 2008. VILLAS BOAS, B. M. F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: papiros, 2004. Ambiente Virtual/ AVA. Disponível em: http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roa/1367279/editar/1. Acesso em: 12 jul. 2018. MANUAL DO PORTFÓLIO, Núcleo de Práticas da Escola Superior de Educação, ESE/UNINTER, p. 1 -3