RESULTADOS E DISCUSSÃO

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RESULTADOS E DISCUSSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÀRIO DE CASTANHAL FACULDADE DE MATEMÁTICA Programa de Monitoria da PROEG Materiais Manipulativos enquanto recursos metodológicos para o ensino da geometria Thiago Gonçalves Martins - Graduando de Lic. Plena em Matemática/UFPA-Castanhal thiagogm_logica@hotmail.com Amanda de Souza Maia - Graduanda de Lic. Plena em Matemática/UFPA-Castanhal amandamaia2012@gmail.com, Deise Ramos do Nascimento - Graduanda de Lic. Plena em Matemática/UFPA-Castanhal dramosdonascimento@yahoo.com.br Drª Gerlândia de Castro silva Thijm - Coordenadora gerlandia@ufpa.br INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO Com as informações trabalhadas durante o processo de monitoria e, principalmente, com a experiência adquirida nas práticas de intervenção pedagógica, os discentes passaram a conhecer melhor as diversas tendências metodológicas que se apresentaram como auxilio no processo de aprendizagem. As atividades ora descritas envolveram os sólidos de Platão, também conhecidos como sólidos geométricos O Plano de trabalho que gerou este relatório é parte de um projeto de monitoria vinculado à PROEG que tem como objetivo a atuação discente nas aulas de Didática e Metodologia do Ensino da Matemática. A proposta do trabalho ora apresentado objetiva desenvolver e aplicar diferenciadas metodologias com o uso de materiais manipulativos voltando-se a aprendizagem da geometria. CONSIDERAÇÕES FINAIS OS MATERIAIS MANIPULATIVOS (SÓLIDOS GEOMÉTRICOS) Em relação aos objetivos da “monitoria em Didática”, alguns pontos almejados foram alcançados neste momento da oficina com materiais manipulativos, pois os alunos foram instigados pelo interesse, pelo saber geométrico, principalmente porque dentro desta oficina construíram-se figuras geométricas em 3D para visualização dos assuntos trabalhados. O Projeto de “Monitoria em Didática” teve seu objetivo maior alcançado quando permitiu que estudantes de graduação vivenciassem e refletissem sobre os elementos da “Didática” na prática pedagógica do professor de Matemática. Este aspecto tem efeito positivo em seu processo formativo. No entanto, é importante ressaltar que, na escola básica estas reflexões foram intensificadas, uma vez que os alunos interviram tanto na formação docente, quanto na atuação pedagógica no ensino fundamental. OBJETIVOS Os sólidos geométricos são volumes que apresentam na sua constituição figuras geométricas podendo ser poliedros. Conforme JANUARIO (2008), os materiais manipulativos constituem uma variação dos materiais didáticos. Classificando como dinâmicos aqueles, em que o aluno, ao manipular, pode modificar suas formas, dando nova estrutura ao objeto. Pode-se tomar como exemplos: uma bola (no formato de uma esfera) etc. As formas geométricas utilizadas na confecção foram: tetraedro, cubo, dodecaedro, triângulo, octaedro, etc. Essas figuras, construídas em formato 3D, permitem o trabalho com diferentes conteúdos identificando-se, por exemplo, arestas, lados perímetros, áreas, vértices, etc. Os materiais manipulativos foram confeccionados com auxílio de materiais de uso escolar. Conceituar materiais manipulativos no ensino da matemática; Identificar os benefícios do uso de materiais manipulativos no processo de aprendizagem matemático; Descrever o processo de trabalho com materiais manipulativos na aula de matemática. MATÉRIAS E MÉTODOS Na efetivação do projeto “Monitoria em didática” os alunos monitores/voluntários da matemática, foram orientados a desenvolver práticas metodológicas com uso de materiais manipulativos. As ações foram desenvolvidas na Atividade Curricular Metodologia do Ensino da Matemática e objetivaram o aprendizado de diferentes conteúdos, incluindo a geometria. Durante esta disciplina foram realizadas diversas atividades com o intuito de orientar os discentes. Dentre os temas abordados está o uso de Materiais manipulativos, conteúdo trabalhado durante uma oficina ora apresentada neste evento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS JANUARIO, Gilberto, Materiais Manipuláveis: Mediadores na (Re) Construção de Significados Matemáticos, UG, Guarulhos-SP, 2008. LOPES, Tania Isabel; SILVA, Jaime Carvalho: Os Sólidos Geométricos. Universidade de Coimbra, Lisboa, 2009. THIJM, Et. Al. Projeto de Monitoria em Didática na Matemática/CUNCAST. UFPA, Castanhal, 2016.