Logística e Gerenciamento da

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Logística e Gerenciamento da
Advertisements

Logística e Gerenciamento da
Logística e Gerenciamento da
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Perguntas 1)A logística foi utilizada, primeiramente, em que contexto ? 2)Em um macroambiente, distingue as mudanças de caráter laminar das caráter turbulento.
ASSOCIATIVISMO NO AGRONEGÓCIO Prof.: Helvécio Oliveira D.Sc.Ciência Animal Disciplina: Gestão Empresarial do Agronegócio.
Benchmarking no Serviço Logístico. 2 Práticas descobertas pela Xerox através do benchmarking de não-concorrentes Tipo de CompanhiaPrática Atacadista de.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Administração financeira
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Administração de serviços 7º período
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II
Convenção da Família Bonaparte Hotel Salinas – Maragogi
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ECONOMIA INTERNACIONAL
Gerenciamento da Responsabilidade Social
A importância da Logística para as Organizações
Exportação Prof. Felipe Borini.
GESTÃO DE LOGÍSTICA ESTOQUES.
Instituto Brasileiro de Gestão Profissional
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Planejamento de Produção
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
4º Encontro Nacional Qualidade em Saúde
ECONOMIA INTERNACIONAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
Introdução à Administração
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO.
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
AGRONEGÓCIO Negócio Agrícola; Agribusiness;
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO PLANO DE ENSINO
Logística e Gerenciamento da
Gestão logística 17/09/2018.
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
Administração de Novos Negócios
Gestão da Logística de Distribuição
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
Conceitos essenciais em Logística de Distribuição
Armazenagem e Manuseio de Materiais
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Introdução à Administração de Materiais
O que é Armazenagem. O que são centros de distribuição
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Prof. Alberto Martins Júnior
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
A LOGÍSTICA COMO FONTE POTENCIAL DE VANTAGEM COMPETITIVA Professor Patrick Nunes Doutorando em Psicologia Social Doutor em Ciência Política (não reconhecido.
Operação Convencional
LOGÍSTICA DE EVENTOS Prof. Fabrício Lucena.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
A Administração de Material corresponde, no seu todo ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas de aquisição, guarda,
LOGÍSTICA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Logística Plano de ensino : Caracterização da disciplina; Objetivos;
LOGÍSTICA E CURIOSIDADES DE OBRA NO MAR
Transcrição da apresentação:

Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Origem da Palavra Logística Alojar Origem francesa Verbo loger Origem do conceito Termo bélico; Utilizado na 2a. Guerra Mundial; Agilidade no posicionamento de : tropas, provisões, e munições; Logística

Visão Empresarial da Logística Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro

O processo logístico integra Transporte Armazenamento Fluxo Estoque Embalagem Manuseio de Materiais Informações

Cadeia de Abastecimento Supply Chain Produção Distribuição/ Armazenamento Pontos de Venda Cliente Logística reversa

A cadeia de suprimentos... Fluxo de informações

Cadeia de Abastecimento Conceito A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento. Philip Kotler

Definição de Logística empresarial... “Trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.”

Visão Empresarial da Logística “Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo.” – Ronald Ballou

Logística Empresarial Algumas aplicações Indústria, comércio e serviço; Hospital – localização centros médicos; Correios – coleta e distribuição das cartas; Bancos – Estoque caixas automáticos; Gás – Rede de distribuição (canos); Material escritório – uso interno; Militar – Troca de armas, cor dos carros;

Logística empresarial (administração de materiais) Possíveis atividades em uma cadeia de suprimentos imediatos da empresa... Logística empresarial Suprimento físico (administração de materiais) Distribuição física Fontes de Suprimentos Plantas / Operações Clientes

Período pré-estabilização da economia Economia de alta inflação. Gestão totalmente financeira. Política industrial protegida. Cliente sem escolha. Falta de opção. Acesso restrito às inovações tecnológicas. Domínio das empresas familiares. Negligência total com os processos.

Período pós-estabilização da economia Fim da especulação financeira. Abertura da economia brasileira. Competitividade Internacional. Acesso às inovações tecnológicas. Ganho oriundo da eficiência na operação. Reestruturação dos processos.

Logística Empresarial Cenário atual População crescente Mais concorrência Cliente mais exigente Mais Fornecedores Logística Empresarial Globalização Ciclo de vida dos produtos curto Mais Pontos de Venda Complexidade nos processos Margens apertadas

Melhoria no nível de serviço Receitas dependem do nível de serviço; Maximizar a lucratividade, mesmo que aumentem os custos; Redução de custos Minimizar os custos de transporte e armazenagem; Manter o nível de serviço; Maximização do lucro. Estratégia Logística Redução do Capital Minimizar o investimento do sistema logístico.

Cadeia de Abastecimento Fator Crítico de Sucesso Diferencial competitivo Modelo Logístico Empresarial Planejamento Estratégico Estratégia Mercadológica Cadeia de Abastecimento Estratégia Logística

Localização Comunicação Preço Estratégia do Negócio Visão Mercadológica Produto Mercado Comunicação Serviços Preço

Planejamento Logístico Nível de serviço ao cliente Decisões de localização das instalações Decisões de estoque Decisões de transporte Nível de serviço ao cliente

Nível de Serviço ao Cliente Para quem ? O quê ?

Segmentando o Mercado Nem todos os produtos devem ser fornecidos ao mesmo nível de serviços ao cliente. Cada cliente tem expectativas de nível de serviço distintas para cada produto.

Modelo de Distribuição SEM intermediário Empresa 1 Grupo de Consumidor 1 2 Grupo de Consumidor 2 3 Grupo de Consumidor 3   09 transações comerciais.

Modelo de Distribuição COM intermediário Empresa 1 Grupo de Consumidor 2 3 Intermediário   06 transações comerciais.