CONTROLADORIA PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO O planejamento a longo prazo consiste no planejamento para mudanças. O planejamento a curto prazo é a adaptação para as mudanças. Os recursos da firma devem ser planejados a longo prazo para que se alcancem as vantagens das oportunidades de mudanças, dessa forma não somente as estruturas como também os objetivos podem ser alterados. O planejamento a curto prazo leva em conta o melhor curso de ações a ser seguida para alcançar o lucro planejado. Considerando os recursos e a capacidade disponível.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO O planejamento de longo prazo não é uma simples técnica, mas sim uma tentativa de planejar o comportamento total da organização em um longo prazo e no caso de organizações lucrativas, uma tentativa de aumentar a taxa de crescimento de lucratividade. Diz respeito a: Determinação dos objetivos de longo prazo; Preparação e exame de posição; Formulação de estratégias; Preparação e implementação do plano; Revisão continua e renovação do plano.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Determinação dos objetivos de longo prazo Importância do fluxo de caixa: O fluxo de caixa não é somente o problema central de sobrevivência da empresa, mas é essencial para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Consiste no retorno gerado pelos ativos aplicados na empresa. Afim de predizerem os fluxos previstos de caixa. A preocupação do administrador será o gerenciamento dos ativos em vista da geração de caixa.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Determinação dos objetivos de longo prazo Importância do fluxo de caixa: O Objetivo de qualquer negócio consiste no valor presente dos fluxos futuros de caixa a serem gerados pelos ativos da empresa. Gerar lucros, que é entendido como a habilidade de gerar fluxos de caixa, permanece como o objetivo básico da administração.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Determinação dos objetivos de longo prazo Objetivos e Metas: Podemos identificar dois tipos básicos de objetivos organizacionais: Objetivos principais da corporação que traduzem as políticas e os ideais da organização; e Metas que são derivadas desses objetivos e estabelecem linhas específicas para a organização e incluem também objetivos menores, tais como padrões de desempenho para gestores e empregados de departamentos. O problema da gestão não é simplesmente estabelecer metas, mas assegurar que sejam alcançadas.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Determinação dos objetivos de longo prazo Objetivos e Metas: Objetivos que traduzam as políticas e ideais da organização: Lucros- ex:remunerar os acionistas; Financeiros- ex: obter recursos financeiros; De mercado- ex: conquistar a confiança do público criar imagem para os produtos; Produção- ex: aumentar a eficiência da produção; Recursos humanos- ex: oferecer bons empregos, bons salários; Inovação- ex: desenvolver novos produtos.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Metas Organizacionais: Metas são objetivos quantificados, para os quais foram determinados os alvos e os esforços serão direcionados. São derivadas dos objetivos e estabelecem linhas específicas para a organização incluindo objetivos menores, tais como padrões de desempenho para gestores e empregados. Lucro: aumentar em 20% sobre o valor de mercado Finanças: melhorar a posição atual do caixa , reduzindo os débitos em 5% Mercado: Aumentar as vendas em 30%
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Análise Ambiental: Análise ambiental Externa: Avalia o meio em que a firma esta situada. Verificação de oportunidades e ameaças que a organização pode enfrentar. Preocupa-se em ler o cenário econômico, político, social, tecnológico e industrial. Análise ambiental Interna: A Análise ambiental interna esta centrada na própria força ou fraqueza da organização. Esta ligada a todos os aspectos da organização: Gestão, força de trabalho, produção, mercado, finanças, ativos, pesquisa e desenvolvimento.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Análise Ambiental: Análise ambiental Externa: Avalia o meio em que a firma esta situada. Verificação de oportunidades e ameaças que a organização pode enfrentar. Preocupa-se em ler o cenário econômico, político, social, tecnológico e industrial. Se os gestores são capazes de prever mudanças significativas nestes vários aspectos do ambiente empresarial, estarão em melhor posição para lidar com as oportunidades e problemas que estas mudanças provavelmente trarão.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Análise Ambiental: Análise ambiental Interna: A Análise ambiental interna esta centrada na própria força ou fraqueza da organização. Esta ligada a todos os aspectos da organização: Gestão, força de trabalho, produção, mercado, finanças, ativos, pesquisa e desenvolvimento. O propósito dessa visão é descobrir a razão para o sucesso e o fracasso atual e identificar o fator-chave para o sucesso futuro.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Análise Ambiental: O propósito principal de ambas as análises internas e externas é comparar os padrões da organização com os da indústria em que está inserida, pois problemas setoriais podem gerar oscilações na demanda dos produtos e serviços da firma.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Formulação da Estratégia A análise ambiental ordena os fatores que devem ser considerados na formulação das estratégias para o atingimento dos objetivos e metas. O primeiro estágio na formulação das estratégias é o intervalo (GAP) existente entre a posição presente e a posição desejada. Espelhadas nas projeções contábeis que foram feitas. E envolve as seguintes questões: O que acontecerá se nada for feito? O que acontecerá se prosseguirmos com a política atual? O que deve ser feito para alcançar as metas organizacionais?
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Análise do intervalo (GAP) e Metas de Lucro A partir da definição das metas de lucros, deve ser feita uma comparação com o nível de ganho com o qual a firma esta operando atualmente. Se nenhuma mudança for realizada, os ganhos presentes provavelmente começaram a declinar após um período de tempo. Devido às mudanças nos cenários, os produtos existentes tendem a ficar menos lucrativos. Um planejamento prévio de longo prazo pode minimizar a queda de desempenho desses produtos.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Análise do intervalo (GAP) e Metas de Lucro Intervalo GAP: Comparar os lucros da firma segundo os planos anteriores e a diferença entre o lucro alcançado depois das mudanças. Chamado também de diferença estratégica. Representa o lucro que a firma precisa ter para contornar a que da nos lucros atuais.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Análise do intervalo (GAP) e Metas de Lucro Planejamento de longo prazo e análise de Intervalo. A essência do planejamento a longo prazo é a mesma da análise do intervalo GAP. O problema desta análise está na avaliação das alternativas para a eliminação do intervalo existente entre a posição atual e a desejada e a seleção das melhores alternativas estratégicas. Consiste no processo de procurar e descobrir o melhor projeto no qual a firma deve investir. Procurar meios de solucionar problemas: Sinergia.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Preparação e implementação do plano A seleção das estratégias de longo prazo se concentra em pontos básicos, como seleção de tipos de produtos ou serviços, Definição das atividades, dos mercados, do processo de produção etc... O planejamento alongo prazo cobre todas as atividades da empresa e deverão ser definidos planos detalhados para todas as atividades.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Revisão e Atualização contínua do plano O planejamento de uma corporação é um processo contínuo que responde ao feedback de informações. As mudanças podem ocorrer de varias maneiras, anualmente ou continuamente.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Importância das metas de lucro no Longo prazo O Índice de Retorno sobre o Capital Empregado consiste em uma das melhores medidas de desempenho utilizadas em um planejamento de longo prazo para estabelecer as metas de lucro. (ROCE) Índice Retorno sobre o capital empregado = LLP/AP Lucro líquido planejado Ativo planejado Retorno sobre o capital investido: Sem que a firma atinja metas satisfatórias de lucro, será impossível sobreviver no longo prazo.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Existem oito áreas de atividades para as quais a firma deve dirigir sua atenção quando formula seus objetivos: Padrões de mercado; Inovação; Produtividade; Recursos físicos e financeiros; Lucratividade; Desempenho e desenvolvimento gerencial; Atitudes e desempenho dos trabalhadores; Responsabilidade pública. Dessas, a Lucratividade é a mais importante porque é o meio para atingir os objetivos das outras sete áreas.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Determinação das Metas de Lucros: Retorno para os sócios; Retenção para expansão da empresa; Impostos sobre o lucro da firma; Cálculo do ROCE.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Planejamento Financeiro: Os objetivos principais da firma devem ser expressos em forma financeira. Assim, as metas financeiras serão suportes numa análise financeira detalhada.