Carolina Abdalla e Sandra Ulrich

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Software Livre no Ensino Fundamental: Case da Rede Pública Municipal de Vitória/ES Sandro Brasileiro.
Advertisements

Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Total de Escolas: escolas
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
Graduação em Enfermagem - EAD
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
O ensino de História: teoria e prática
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Transposição Didática
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
inovação e design na educação
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
DISCENTE: KAROLINE BRITO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
A BNCC e a Saúde.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

Carolina Abdalla e Sandra Ulrich A influência do desafio de aprendizagem na construção do conhecimento dos estudantes Carolina Abdalla e Sandra Ulrich

Abordagem: a) aprendizagem baseada em projetos; b)desenvolvidas em todas as disciplinas da grade curricular de todos os cursos da Anhanguera Educacional na modalidade presencial e 20% dessa carga horária oferecida no modelo EaD; c) papel tutor ; d) projeto de vida dos alunos; e) aprendizagem do tutor.

DESAFIO ATPS Atividade Prática Supervisionada Modelo presencial com 20% EaD

E, considerando que as competências não se limitam a um estoque de recursos teóricos ou empíricos, mas constituem a capacidade de integrar e transferir esses recursos em situações concretas, sua maior contribuição está no valor dado à aplicação do que foi aprendido e a sua articulação com outros contextos – social, político, profissional – além do pedagógico. Quer dizer, aprender-se para a vida, para o mundo, para a sociedade, e não para a escola ou para a universidade. (FILATRO, 2015, p.26)

Uso da tecnologia a favor da proposta pedagógico atualizada Uso da tecnologia a favor da proposta pedagógico atualizada. O professor de geografia estava ensinando para a gente o que era iceberg. Então ele foi para a lousa e começou a desenhar a montanha de gelo e o mar. Daí a classe começou a fazer barulho e o professor ficou bravo com a gente. Então nós falamos: professor, quase todo mundo aqui viu o documentário, sobre iceberg que passou sexta-feira no Globo Repórter. A montanha de gelo e o mar se mexiam e tudo estava mais bonito. (Depoimento de uma aluna de 8º série) - Citelli (2004)

Desafio. O desafio não é superar as dificuldades do mercado de trabalho nem o uso das TDIC´s para promover a inclusão digital. Note-se que todo esse processo exige mudanças no ambiente educacional para facilitar o aprendizado e justificar os novos modelos educacionais e profissionais exigidos pela globalização, do qual a Educação a Distância está inserida. TDIC´s- Tecnologia Digital da Informação e Comunicação.

Desafio. Não aprendemos a lidar com a Educação a distância no ensino médio. Portanto, é normal ter um “estranhamento” da nova modalidade de ensino, já que a probabilidade dos alunos não ter exercitado é grande. Assim, observa-se a importância da figura do tutor para o convite e adesão desses alunos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Conclusão O Desafio de Aprendizagem é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das competências inseridas no Plano de Ensino e um propulsor para o desenvolvimento das outras atividades envolvidas. Observou-se, na prática, que os alunos comentavam nas redes sociais que não tinham explicação sobre acessos e avaliações da disciplina que era aplicada a distância. A importância da relação do tutor com o aluno é fundamental para o esclarecimento das informações e a execução dos desafios estabelecidos.

Carolina Abdalla contato.abdalla@gmail.com