Contextualização: escola e alunos

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Transcrição da apresentação:

Contextualização: escola e alunos Este bloco poderá ser respondido pelo professor coordenador e pelos professores parceiros, quando houver. Identificação da escola – localização, infraestrutura e diferenciais. Perfil dos alunos participantes - situação socioeconômica, principais atividades desenvolvidas pelos jovens, potencialidades e desafios vivenciados por eles.

Projeto Este bloco deverá ser respondido pelo professor coordenador. Baseia-se na descrição da proposta desenvolvida pelos alunos da classe que apresenta uma solução fundamentada nas Ciências da Natureza/ou Matemática para a situação-problema identificada, visando contribuir para a promoção da sustentabilidade e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Composto por quatro itens (Ponto de Partida, Desenvolvimento, Análises e resultados e Cronograma): PONTO DE PARTIDA: apresentação da comunidade que será beneficiada, a situação-problema escolhida e a proposta de solução sustentável elaborada pelos alunos. Quais os principais desafios e potencialidades identificados na comunidade pelos alunos? Qual é a situação-problema definida e como se deu sua escolha pelos alunos? Qual é a proposta de projeto a ser desenvolvido pelos alunos? Qual é a proposta de intervenção na comunidade? Quais as perguntas investigativas do projeto? Qual(is) o(s) objetivo(s) do projeto? B. DESENVOLVIMENTO: descrição dos procedimentos investigativos realizados pelos alunos para compreender a situação-problema identificada e como eles buscaram soluções, aplicando conhecimentos científicos informando: os fundamentos teóricos e conceituais que das Ciências da Natureza e/ou da Matemática subsidiaram os alunos no desenvolvimento do projeto? os espaços acessados e as fontes pesquisadas/utilizadas (livros, artigos, documentos, teses, jornais/revistas, sites, vídeos/filmes, entrevistas etc.) os materiais e recursos utilizados pelos alunos para o desenvolvimento do projeto? Os procedimentos investigativos/experimentos/protótipos realizados/desenvolvidos pelos alunos? Descreva-os. Como foi a participação e organização dos alunos na realização das tarefas. C) ANÁLISE E RESULTADOS obtidas (mesmo que parciais) com base nas ações, observações, entrevistas, experimentos ou protótipos desenvolvidos. D) CRONOGRAMA com as ações do projeto e o tempo para efetivação de cada uma

Prática educativa – Registro da prática educativa que busca evidenciar o conjunto dos métodos e estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor coordenador e professores parceiros informando como suas disciplinas contribuíram para o desenvolvimento do projeto: Quais os conteúdos curriculares trabalhados para subsidiar a realização do projeto; Os objetivos de aprendizagem, as estratégias e recursos didáticos utilizados; As aprendizagens alcançadas pelos alunos nesse processo e como foram avaliadas,