GESTÃO EM MARKETING Prof. José Ozildo. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.

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GESTÃO EM MARKETING Prof. José Ozildo

ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING

Administrar a função de marketing inicia-se com uma análise completa da situação da empresa. A empresa deve analisar seus mercados e ambientes de marketing a fim de descobrir oportunidades e evitar ameaças ambientais. 3 ANÁLISE AMBIENTAL

Análise Ambiental Deve-se analisar as forças e as fraquezas da organização empresarial, bem como as ações de mercados atuais e potenciais, para determinar quais oportunidades devem ser seguidas. 4

Análise Ambiental As empresas têm sucesso desde que adaptem os seus produtos ou serviços ao ambiente de marketing atual. Para tanto, os responsáveis de marketing devem estender essas relações aos clientes, outros na empresa e parceiros externos na eminência de maiores forças do ambiente que abranjam todos estes atores. 5

Mas, afinal, o que é análise ambiental?

Análise Ambiental É a avaliação das forças externas que atuam sobre a empresa e seus clientes, e que proporcionam o aparecimento de ameaças e de oportunidades. 7 ANÁLISE AMBIENTAL

Análise Ambiental Caracteriza-se pelo estudo dos diferenciais e de todas as demais informações dos concorrentes, das políticas governamentais que influenciam os produtos e serviços, dos fornecedores, das expectativas dos clientes e das condições operação da empresa. 8 ANÁLISE AMBIENTAL

Análise Ambiental O objetivo é fornecer a base para a definição da estratégia de marketing a ser implementada (AFFONSO NETO, 2005). 9 ANÁLISE AMBIENTAL

Ambiente de Marketing O ambiente de marketing pode ser dividido em dois: ○ Macroambiente ○ Microambiente 11 AMBIENTE DE MARKETING

Ambiente de Marketing Macroambiente : as mais amplas forças da sociedade que afetam todo o microambiente. Nesse conjunto, estão consagradas as forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. 12 AMBIENTE DE MARKETING

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Ambiente de Marketing Microambiente : as forças que estão mais próximas da companhia e que afetam a sua capacidade para servir os seus diversos clientes – a empresa, fornecedores, canais de marketing, mercados de clientes, concorrentes e públicos. 14 AMBIENTE DE MARKETING

Ambiente de Marketing A análise do macroambiente consiste na identificação, classificação e análise das variáveis ambientais que possam intervir de forma positiva ou negativa no desempenho da organização, ou seja, a empresa opera em um ambiente macroeconômico que proporciona oportunidades e ameaças. 15 AMBIENTE DE MARKETING

Ambiente de Marketing O macroambiente possui seis variáveis: variáveis demográficas, econômicas, socioculturais, tecnológicas, político- legais e ecológicas (ambientais ou naturais). 16 MACROAMBIENTE DE MARKETING

Ambiente de Marketing O estudo do ambiente demográfico é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados. 17 VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS

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Variáveis demográficas O crescimento da população mundial tem grandes implicações nos negócios, uma vez que pode significar necessidades crescentes a serem satisfeitas; dependendo do seu poder aquisitivo, pode também significar oportunidades crescentes de mercado. 20 VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS

Variáveis demográficas - Aumento da população e tendências de crescimento - Mudança da estrutura etária de uma população - Mudança familiar - Aumento educação da população 21 Algumas tendências e oportunidades de mercado que as empresas precisam analisar no âmbito demográfico

Variáveis demográficas Mercados com potencial de crescimento que exige uma gama produtos/serviços: União Europeia, Europa do Leste, América do Norte e China. Baixa taxa de mortalidade (especialmente infantil). Aumentos da esperança média de vida. Aumento da população – Aumento das necessidades para satisfazer 22 Aumento da população e tendências de crescimento

Variáveis demográficas Países ricos – decréscimo da taxa de natalidade Aumento da esperança média de vida – no futuro a % de pessoas com mais de 65 anos irá aumentar radicalmente. Aumento da procura de produtos e serviços relacionados com a saúde – devem ser identificadas novas oportunidades de negócio inerentes a esta tendência 23 Mudança da estrutura etária de uma população

Variáveis demográficas A noção de família tradicional tem vindo a perder peso; pessoas têm casado mais tarde e têm menos filhos. Aumento da taxa de mulheres a trabalhar. Aumento de casais homossexuais. Aumento mercado de limpeza, comida rápida. Negócios automóvel, seguros e serviços financeiros especialmente direcionados para a mulher. 24 Mudança familiar

Variáveis demográficas Com a abertura dos países do Leste europeu e do desenvolvimento na Ásia, maiores investimentos na educação estão previstos – esta tendência aumentará a procura de produtos de qualidade, livros, viagens, computadores portáteis e internet. 25 Aumento educação da população

Variáveis demográficas O profissional de marketing deve prestar atenção às características culturais de cada país, o poder de compra e o perfil dos consumidores, pois a diversidade irá existir sempre apesar da crescente convergência da economia mundial, e empresas deverão identificar essas diferenças e desenvolver as estratégias de marketing apropriadas a cada local/país/região. 26

Variáveis Econômicas São considerados aqui os fatores econômicos que envolvem o mercado em estudo. Deve ser levantado até que ponto as variações na economia podem comprometer positiva ou negativamente o mercado onde a organização atua ou pretende atuar. 27 Variavéis Econômicas

Variáveis Econômicas O ambiente econômico consiste, então, em fatores que afetam o poder de compra e os padrões de dispêndio do consumidor. Os países diferem muito quanto aos seus níveis e distribuição de renda. 28 Variavéis Econômicas

Variáveis Econômicas Alguns têm economia de subsistência, consomem a maior parte de seus produtos agrícolas e industriais; oferecendo, portanto, poucas oportunidades de mercado. No outro extremo vêm os países de economia industrial, que constituem os mercados ricos, com muitos tipos de bens (KOTLER, ARMSTRONG, 2003). 29 Variavéis Econômicas

Variáveis Econômicas Vale observar que os consumidores passam por diversos cenários econômicos, e as empresas precisam permanecer alertas às possíveis mudanças de estratégias, mantendo este consumidor e os possíveis benefícios que ele possa trazer. 30 Variavéis Econômicas

Variáveis Econômicas - Melhoria da distribuição e mudanças no poder de compra - Mudança nos padrões 31 Algumas tendências e oportunidades de mercado que as empresas precisam analisar no âmbito econômico

Variáveis Econômicas Grande desenvolvimento da tecnologia e comunicações. Aumento do poder de compra em alguns países asiáticos. Contudo, a instabilidade na economia asiática tem implicações nos mercados internacionais. Deve-se identificar o poder de compra desses países para daí extrair as oportunidades que nos trazem. 32 Melhoria da distribuição e mudanças no poder de compra

Variáveis Econômicas Países com baixo poder de compra tendem a comprar produtos com maior valor acrescentado. Profissionais de marketing têm de potenciar o valor acrescentado dos seus produtos, com a combinação de qualidade do produto, bom serviço e preço justo. 33 Melhoria da distribuição e mudanças no poder de compra

Variáveis Econômicas Gasto em diferentes bens dependem dos rendimentos das famílias, porém gastos em bens primários não alteram muito com o aumento do rendimento familiar. 34 Mudança nos padrões

Variáveis Econômicas Deve-se estar bastante atento às variações da economia nos diversos mercados, de modo a poder aproveitar grandes aumentos do poder de compra e enfraquecer as ameaças da situação contrária. 35 Mudança nos padrões

36 Thanks!