Missão, Valores e Desafios do TJMG Luiz Carlos Gonçalo Elói Secretário Especial do Presidente 2º Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Fórum Nacional dos Ouvidores do Setor de Energia Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Audiência Pública Projeto de Lei 342 / 2007 As Ouvidorias.
Planejamento Estratégico com BSC
1.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Controle de Recursos Públicos
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
2007 – Consolidação do sistema de custos como ferramenta de apoio ao planejamento e a gestão dos recursos do Fundo Especial – Consolidação do sistema.
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Secretaria de Administração
Política de Gestão de Pessoas do GDF
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Treinamento para Orientação na Implantação do Guia de Boas Práticas
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
AUDIÊNCIA PÚBLICA ELEIÇÕES 2010 Período da Gestão: a
Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão 16/11/2009
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Missão, Valores e Desafios do Judiciário. Sidneia Simões Secretária do Presidente SERIN.
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Modelo de Excelência em Gestão
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
QUALIDADE DO JUDICIÁRIO
Rio Mulher.
TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 1 Sandra Valéria de Morais Santos Outubro/2009 O programa de capacitacão de servidores elaborado e.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Modernização e Profissionalização da Gestão Pública
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte Aportes à Gestão Municipal Natal 2014.
Gestão por Competências
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Gestão por Competências Relatorio Final
Educação básica de qualidade para todos
CONTROLE SOCIAL E CONTROLE PÚBLICO Interatividade para a efetividade e Credibilidade das instituições Conselheiro ANTONIO JOAQUIM Presidente da ATRICON.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
3ª REUNIÃO DE ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Gestão por competência
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Sociedade Processos Internos Aprendizado e Crescimento Qualidade e Celeridade Acesso à Justiça e EfetividadeResponsabilidade Social Infraestrutura Melhorar.
Transcrição da apresentação:

Missão, Valores e Desafios do TJMG Luiz Carlos Gonçalo Elói Secretário Especial do Presidente 2º Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura

Refletindo sobre MISSÃO A missão institucional caracteriza a razão de ser do Tribunal e o objetivo de sua atuação. Todo órgão público tem como missão, além de sua função específica, melhorar a qualidade de vida da comunidade a que serve.

Como formular a Missão O que a instituição deve fazer? Onde? Como deve fazer? Para quem? Qual a responsabilidade social deve ter?

Missão do Poder Judiciário Mineiro Garantir, no âmbito de sua competência, a prestação jurisdicional com qualidade, eficiência e presteza, de forma a atender aos anseios da sociedade e constituir-se em instrumento efetivo de justiça, equidade e de promoção da paz social.

Visão Ser reconhecido junto à coletividade pela excelência de sua atuação.

No Planejamento Institucional a Visão é uma meta com prazo definido

Valores o acessibilidade o imparcialidade, isenção e senso de justiça o cordialidade e respeito o valorização dos magistrados e servidores o modernização o descentralização o cultura de conciliação o responsabilidade socioambiental o transparência

Descrição dos valores Acessibilidade O Tribunal de Justiça é uma instituição de portas abertas ao povo, sem distinção de raça, gênero, credo, status social ou econômico. Imparcialidade, a isenção e o senso de justiça Constituem o fio condutor da ação do Tribunal de Justiça em sua diferentes áreas de atuação.

Descrição dos valores Cordialidade e respeito A cordialidade, o respeito e o espírito de cooperação, são atitudes essenciais que orientam o comportamento dos magistrados e servidores do Tribunal de Justiça em suas relações com o público.

Descrição dos valores Valorização dos magistrados e servidores A valorização dos magistrados e servidores e o seu constante aperfeiçoamento são requisitos essenciais para aprimorar o desempenho do Tribunal e atingir os resultados esperados.

Modernização A internalização e o compartilhamento das modernas tecnologias e práticas de gestão constituem fatores imprescindíveis para o aumento da eficiência dos serviços prestados. Descrição dos valores

Descentralização A descentralização de atividades constitui forma de facilitar e democratizar o acesso da população aos órgãos judiciais e à consequente prestação jurisdicional. Descrição dos valores

Cultura da conciliação O fortalecimento da cultura da conciliação é um compromisso da Instituição como forma de realização de justiça e de pacificação social. Responsabilidade socioambiental O comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade é regulador das políticas e ações adotadas pela Instituição. Descrição dos valores

Transparência A constante ampliação dos mecanismos de divulgação de dados e informações do Tribunal é requisito essencial ao seu relacionamento com os públicos interno e externo. Descrição dos valores

Serviço Público Brasileiro Antes:Tendências atuais: Voltado para os próprios interesses Foco no cidadão e nos resultados Cultura do empregoCultura do desafio Inexistência de metas e indicadores de gestão Gestão baseada em planejamento, metas e acompanhamento do desempenho institucional Relação de tutela com o servidor Previsão constitucional de criação de carreiras, capacitação e avaliação de desempenho

Pesquisa de Opinião Pública 1998 Formadores de Opinião, Desembargadores, Juízes, Servidores, Promotores, Advogados, População entrevistas Instituto Vox Populi

Grau de Confiança nas Instituições Partidos Políticos 0791 Governo 2376 Sindicatos Empresariais 1766 Assembléia Legislativa 2068 Justiça 3563 Sind. de Empregados Confia (%) Instituições NS/NR (%) Não Confia (%) Polícia Civil Meios de Comunicação 5543 Escolas Públicas 5642 Medicina Polícia Militar

A Imagem Pública da Justiça Mineira "Insatisfatória (a atuação da Justiça) por não se abrir para a sociedade, por não discutir com ninguém. Por ser intocável." "Dentro dos quadros atuais é de excelente qualidade a Justiça mineira, (...) é um problema muito mais nacional." Fonte: Pesquisa Formadores de Opinião

Que imagem você tem da Justiça em Minas Gerais? 4% 27% 54% 6% 9% ÓtimaBoaRegularRuimPéssima

9% 18% 59% 14% Muito InformadoInformadoPouco informadoNada informado Grau de Informação da População

Pesquisa FGV/IPESP – Fevereiro 2009

Plano de Ação Tornar visível para a população o esforço do Judiciário em agilizar os procedimentos e melhorar a qualidade dos serviços.

O TJMG hoje Número de Comarcas: 320 (296 instaladas) Processos em andamento no TJ: Processos em andamento na 1ª Instância: Processos em andamento nos Juizados Especiais: Desembargadores / 864 Juízes / servidores / estagiários + terceirizados + conciliadores (ref.: 2009) Orçamento anual: ,63 (Liq.2008)

Proporção Juiz/Habitante População do Estado de Minas Gerais: 19,850 milhões Média atual: 1 Juiz para habitantes Ideal: 1 Juiz para habitantes (média)

Tribunal de Justiça (2ª Instância) Média: processos por Desembargador Belo Horizonte e interior (justiça comum + justiça especial) Média: processos por Juiz Média ideal: 500 processos por ano Proporção Juiz/Processo

Principais desafios do Poder Judiciário 1- Repensar métodos e sistemas de atuação 2- Profissionalizar o atendimento 3- Baixar o acervo processual 4- Diminuir despesas 5- Aumentar a receita 6- Capacitar continuamente os recursos humanos 7- Ampliar o acesso a justiça 8- Mudar a imagem de ineficiência e morosidade

A deficiência não pode gerar a Ineficiência

Ações Reorganização do quadro de pessoal a) Concurso público 1ª e 2ª instâncias b) Criação de cargos efetivos Informatização Uniformização de procedimentos Treinamento e desenvolvimento de pessoal Ampliação dos Juizados Especiais Instalação de novas varas Projetos de Responsabilidade Social

O que o Tribunal espera dos Magistrados e Servidores?

Realidade do serviço público no Brasil: uma questão de sobrevivência Princípios da administração pública: impessoalidade moralidade publicidade legalidade eficiência Realismo

Respeito a si mesmo Respeito ao outro Respeito ao patrimônio institucional Respeito ao meio-ambiente Respeito

com a instituição com o colega com o público Compromisso

Públicos Interno Externo Foco no Cliente-cidadão Resultado da Pesquisa: atenção pessoal sensibilidade / saber ouvir polidez do funcionário atender bem X encantar Atendimento

Aprendizado contínuo Trabalho em equipe e voltado para resultados Simplicidade com eficiência Polivalência Não-acomodação Bom-humor Aperfeiçoamento

SECRETARIA ESPECIAL DA PRESIDÊNCIA Fones: / Fax: Assistente da SESPRE: Irene