Prof. MSc Dimas A Gonçalves CEA PUC Campinas

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Transcrição da apresentação:

Prof. MSc Dimas A Gonçalves CEA PUC Campinas BSC - Detalhamento Prof. MSc Dimas A Gonçalves CEA PUC Campinas

A organização traduzindo a missão em resultados MISSÃO – Por que existimos? VALORES – Em que acreditamos? VISÃO – O que queremos ser? OBJETIVOS ESTRATÉGICOS – Qual é nosso plano? BSC – Como implementar e focar? PLANO DE AÇÃO – METAS E INDICADORES O que precisamos fazer? OBJETIVOS INDIVIDUAIS – O que eu preciso fazer? RESULTADOS ESTRATÉGICOS Donos satisfeitos; clientes encantados; processos internos eficazes e pessoal motivado A organização traduzindo a missão em resultados

Implementação PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PLANO DE AÇÕES Formação da equipe Análise situacional Seleção de indicadores Coletando resultados Comunicando resultados PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PLANO DE AÇÕES AVALIAÇÕES E CORREÇÕES DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA Implementação

Processos gerenciais Esclarece e traduz a visão e a estratégia Comunica e associa objetivos e medidas estratégicas Planeja e estabelece as metas (MÉTRICAS) alinhadas as iniciativas Melhora o feedback e o aprendizado estratégico Processos gerenciais

Deve-se começar com as métricas e dimensões atuais utilizadas pela organização. Existindo - não as substituas (melhorar) Não existindo – crie novas Elas devem: Significantes Medível Manejável ( 12 métricas- máximo) Integradas Simples verificação MÉTRICAS

Objetivos de longo prazo Criar, desenvolver, divulgar e manter os Processos Procedimentos que perpetuem no tempo financeiros relacionado com o cliente procedimentos internos eficazes Objetivos de longo prazo

Exemplos de processos FINANÇAS CLIENTES atingir resultados financeiros esperados pelos acionistas Conquistar o mercado conforme planejado CLIENTES conhecer a dinâmica das mudanças de hábitos de consumo dos principais clientes Oferecer elevada qualidade sem afetar muito os custos Exemplos de processos

Exemplos de processos PROCESSOS INTERNOS APRENDIZADO estabelecer processos de redução de custos controlar processos operacionais eficientes (menores custos, menores prazos, maior produtividade etc) APRENDIZADO Disponibilizar informações para toda a empresa Manter os profissionais na organização Exemplos de processos

Análises situacionais Um dos primeiros passos para o Planejamento Estratégico baseado no BSC Analisar a empresa a partir da situação presente Metodologias - Mind map e Árvore de problemas e soluções Avaliação dos pontos fortes e fracos Avaliação dos concorrentes Avaliação dos clientes Avaliação dos acionistas Análises situacionais

Exemplo de aprendizado Indicador da organização – disponibilizar informações para toda a empresa Situação: somente 20% dos relatórios são emitidos e distribuídos na data acordada Meta: distribuir 90% dos relatórios dentro da data acordada Indicador geral: total de relatórios distribuídos por dia, mês e ano Indicador e meta de TI: aplicar treinamento em softwares corporativos para 95% do pessoal que costuma elaborar os relatórios Exemplo de aprendizado

Exemplo de aprendizado Indicador da organização – fixar os profissionais na organização Situação: taxa de rotatividade em 15% ao ano Meta: reduzir pela metade a atual taxa de rotatividade dos quadros da empresa Indicador geral: número de profissionais retidos pela empresa (92,5%) Indicador e meta do RH: aplicar avaliações periódicas (trimestrais) de clima organizacional para avaliar nível de satisfação dos recursos humanos da empresa e propor soluções para problemas pontuais e gerais. Exemplo de aprendizado

Exemplo de processos internos Indicador da organização – implantar processos internos de avaliação funcional - promoção Situação: prazo total para avaliação respostas às solicitações de promoção igual ou superior a 90 dias Meta: reduzir para 30 o prazo de avaliação de promoções internas Indicador geral: número de processos avaliados no novo prazo determinado igual ou superior a 80% dos processos Indicador e meta do RH: estruturar em 5 dias um comitê permanente de avaliações de processos de promoção interna (tomando-se em consideração a existência de um plano de carreira na empresa) Exemplo de processos internos

Exemplo de processos internos Indicador da organização – implantar processos mais ágeis de atendimento dos pedidos de clientes Situação: demora de 30 dias para entrega dos pedidos dos clientes Meta: reduzir para 15 dias a entrega dos produtos Indicador geral: número de pedidos entregues no novo prazo determinado igual ou superior a 80% Indicador e meta do setor: analisar todo o processo de atendimento do pedido do cliente e sanar/eliminar todos os empecilhos existentes (RH – treinamento ou substituição*, desenho de processos e/ou tecnologia) no prazo máximo de 30 dias. Qualificar e implantar o processo Exemplo de processos internos

Exemplo de processos financeiro Indicador da organização – reduzir os custos Situação: atualmente os custos variáveis estão em torno de 45% do custo total Meta: reduzir para 40% os custos variáveis médios Indicador geral: CVM = CV/CT Indicador e meta do setor: analisar todo o processo de produção e propor mudanças que permitam a redução dos CV sem perda da qualidade do produto no prazo de 30 dias. Apresentar proposta e aprovar em 45 dias e implantar as mudanças em 60 dias. Exemplo de processos financeiro

Exemplo de processos Clientes Indicador da organização – fidelização dos clientes e ampliação dos gastos per capita Situação: atualmente 50% dos clientes realizam uma segunda compra Meta: ampliar para 65% dos clientes na realização da segunda compra Indicador geral: número de compras pela 2ª. Vez dos clientes dentro de 12 meses, a contar da 1ª. Compra. Indicador e meta do setor: analisar os hábitos de consumo dos 75% dos clientes tipo A e 50% dos clientes tipo B verificando os motivos da ausência da 2ª.compra. Verificando, principalmente as hipóteses de reclamações não atendidas, falta de crédito, esgotamento do ciclo de vida do produto e/ou ação de concorrentes. Apresentar relatório conclusivo em 30 dias para a direção. Aprovação em 45 dias e implantação das ações em 60 dias. Exemplo de processos Clientes

Para cada janela e/ou perspectiva devem ser apresentados 3 objetivos Tendo, então 12 objetivos, Planos de ações, métricas, metas à serem alcançadas Prazo: 12 meses Prever para cada objetivo – processo de avaliação do “atingimento” das metas e seus prazos de avaliação e feedback (correções de rotas) Os planos de ações devem contemplar um balanceamento de esforços bem como a articulação das ações, objetivos e avaliações. Uma perspectiva/janela deve “conversar” com outra e nunca competir. BSC

Criando a consciência do BSC COMUNICAÇÃO, TRANSPARÊNCIA , ENVOLVIMENTO E FEEDBACK Reuniões periódicas – grupos, segmentos, gerências e individuais Jornais internos Murais E-mail para grupos de trabalho e individuais Conferências eletrônicas Notas pessoais escritas à mão Troca de datas de agendas Fax Memorandos CI Newsletters Relatórios Discursos formais Reuniões de almoço “Chá (ou café) das 5” Criando a consciência do BSC