PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Advertisements

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
TRABALHO DE CURSO I Ementa: O Trabalho de Curso I consiste em desenvolver trabalhos, dentro do campo da Administração, com o objetivo de colocar em prática.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Projeto por tema Gerador

Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Plano de Ensino Plano de aula
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
Tecnologia Educacional: EAD e Informática Aplicada ao Ensino 2009
Sistemas Operacionais
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus.
INFORMES GERAIS 2º/2016 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A apreciação musical como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente em Música vinculado ao Pibid AUTORES: Jéssica.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
I Encontro de Licenciaturas da
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Plano de Ensino Plano de aula
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Capacitação Pedagógica Aula 02
A prática pedagógica do portfólio como método avaliativo no curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade EAD Katiuscia Mello Figuerôa - UNINTER.
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
TC Projetos de Estudos Integradores:
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
Reflexividade e formação de professores
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA: Práticas de Docência e Gestão V PERÍODO LETIVO 1° SEM/2010 SÉRIE 5ª SÉRIE SEMESTRE DE INGRESSO: 1° ANO DE INGRESSO: 2008 C.H.TEÓRICA 60 C.H. PRÁTICA 50 C.H. OUTRAS 20 C.H. TOTAL 130 Profª CLEUDIMARA

EMENTA: Problematização da prática pedagógica. Redimensionamento da prática de ensino. Possibilidades de reconfiguração do fazer docente. Objetivos - Refletir e reconfigurar a prática pedagógica. Profª CLEUDIMARA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 Problematização da prática pedagógica: - Dinâmica da sala de aula - Ensinar como especificidade humana - A aula: fazer docente - Conhecimento das condições de produção do ensino - Conhecimento das condições sociais dos docentes - Conhecimento das condições sociais dos alunos - Possibilidades de reconfiguração da prática pedagógica - As exigências da docência: mediação, dialogia e reflexividade Profª CLEUDIMARA

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS INDICADOS: Dinâmicas de grupo, exposição dialogada, estudo e interpretação de textos, estudo dirigido, seminários, debate, exercício em classe, análise de práticas educativas, aula dialogada e aula expositiva. SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1° AVALIAÇÃO - PESO 4,0 ATIVIDADES AVALIATIVAS A CRITÉRIO DO PROFESSOR PRÁTICAS: 2 TEÓRICAS:8 TOTAL:10 2° AVALIAÇÃO - PESO 6,0 PROVA ESCRITA OFICIAL Profª CLEUDIMARA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA LIVROS-TEXTO: 1 1) FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia : saberes necessários à prática docente. 37ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 2) GANDIN, Danilo; CRUZ, Carlos Henrique C.. Planejamento na Sala de Aula. 1ª ed. Petrópolis: VOZES, 2006, v.1. 3) ESCÁMEZ, Juan; RAMON, Gil. O Protagonismo na Educação. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003, v.1. Bibliografia Complementar ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. VASCONCELLOS, Celso dos S.. Para onde vai o professor? resgate do professor como sujeito de transformação. 13ª ed. PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. Profª CLEUDIMARA

SEMANA N°. TEMA 1 2 3 4 5 6 CRONORAMA DE AULAS Apresentação da disciplina, conteúdo, objetivos, formas de avaliação, cronograma, livro-texto, bibliografia, orientações burocráticas e pedagógicas. Problematização da prática pedagógica. 2 As teorias pedagógicas e psicológicas na escola e na sala de aula. 3 A dinâmica da escola e da sala de aula: ensinar como especificidade humana. 4 5 A aula: ensinar não é "transferir conhecimentos" ou as condições de produção do ensino. 6 Profª CLEUDIMARA

SEMANA N°. TEMA 7 Conhecimento das produções sociais docentes e discentes. 8 9 Planejamento, Plano de Ensino: o que se diz e o que se faz. 10 11 Componentes metodológicos da prática educativa. 12 . Profª CLEUDIMARA

. SEMANA N°. TEMA PROVA ESCRITA OFICIAL REVISÃO DE CONTEÚDOS 13 Reconfiguração da prática pedagógica: "Não há docência sem discência". 14 15 As exigências da docência. 16 17 18 PROVA ESCRITA OFICIAL 19 REVISÃO DE CONTEÚDOS 20 PROVA SUBSTITUTIVA . Profª CLEUDIMARA