Diretoria de Ensino – Região Osasco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
Advertisements

DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
O jovem como sujeito sociocultural
Centro Educacional Unificado
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
1.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O QUE É O PEDAGOGO.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
projeto de Vida e protagonismo juvenil Programa Ensino Integral / EMTI
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
O viés formativo do coordenador pedagógico
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Maria Zilvaneide de Paula Lima
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Estagio Supervisionado em Docência
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
VIII Fórum Institucional de Ensino
VIII Fórum Institucional de Ensino
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
Afinal,do que estamos falando?
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino – Região Osasco REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DE ACOLHIMENTO AOS ALUNOS QUE INGRESSAM OU RETORNAM ÀS ESCOLAS Mosaico da Escola Barão Homem de Mello Imagem 1- Desenho da Fachada da EE Júlia Lopes de Almeida Diretoria de Ensino – Região Osasco Dirigente Regional de Ensino – Irene Machado Pantelidakis Comitê MMR/2019

introdução Um dos principais desafios das escolas é fazer com que nossas crianças e jovens permaneçam nelas e consigam concluir com êxito os diferentes níveis de ensino, com igualdade de condições para o acesso e permanência de todos. Infelizmente, o ABANDONO E A EVASÃO ESCOLAR SÃO PROBLEMAS RECORRENTES NA EDUCAÇÃO, podendo ser resultantes de múltiplos e complexos fatores presentes na sociedade, comprometendo a aprendizagem e interferindo na formação global dos estudantes. Nesse sentido, a Diretoria Regional de Ensino- Região Osasco, com a intenção de promover ações afirmativas PARA FORTALECER O PROCESSO DE ACOLHIMENTO PARA OS ALUNOS QUE INGRESSAM OU RETORNAM AO AMBIENTE ESCOLAR, propõe a retomada da reflexão acerca desse tema, tão relevante para a melhoria da qualidade da educação. Esperamos que nossos alunos possam perceber as possibilidades que a escola oferece, promovendo a integração e a construção de conhecimento e de uma cultura de paz a partir do diálogo e das trocas de experiências

A importância do acolhimento aos alunos Imagem 2- Indicadores da Qualidade na Educação – Ação Educativa –pg.47

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS DO DOCUMENTO ORIENTADOR DA SEE/SP: Acolher é um ato primeiro de inclusão dentro de um tecido relacional que permite construir um trabalho educativo e transformador: Propõe reflexão sobre os sujeitos que compõe o grupo escola (diagnóstico), buscando compreender a singularidade de cada pessoa; Propõe os estudantes como protagonistas nessa atividade (articular com as ações do Grêmio Estudantil na unidade); Acolhimento escolar deve ser uma ação permanente, sendo fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, não se caracterizando em uma ação isolada, devendo, especialmente, envolver os novos estudantes, professores, funcionários, familiares/responsáveis e comunidade; Acolher é uma responsabilidade de todos e a equipe escolar tem que estar preparada para lidar com esta importante missão.

ETAPAS DO ACOLHIMENTO Realização do Acolhimento com alunos ingressantes e com os alunos que retornaram à escola, após ações como BUSCA ATIVA ou demais ações realizadas pela UE; Reunião para Reflexão sobre o protagonismo juvenil, organização do planejamento das ações do grêmio e/ou outras demandas da escola. Avaliação da ação de Acolhimento apontando os pontos positivos e de atenção. Organização de todo o material em um portfólio; Socialização do Portfólio e da Avaliação do acolhimento com toda a equipe escolar - definição dos próximos passos para o acompanhamento e monitoramento após o Acolhimento.

REFLETIR SOBRE OS QUESTIONAMENTOS ABAIXO E ENCAMINHAR OS REGISTROS PARA O COMITÊ mmr 2019 1- quem são OS ALUNOS que mais faltam na escola? 2-Onde e como Esses alunos vivem? 3-Quais são as dificuldades desses alunos? 4-Quais as ações efetivas realizadas pela equipe gestora para combater as principais causas detectadas de abandono escolar? 5-Como os alunos que abandonaram a escola são recebidos, nos primeiros dias, quando retornam? 6-Como são realizadas as ações de acolhimento para incentivar o retorno e permanência desses alunos na escola? 7-Quais as ações direcionadas à inserção dos alunos que retornam à escola, nas situações de aprendizagens coletivas, visando seu aproveitamento escolar? 8- Como a equipe gestora se mobiliza para conscientizar os docentes sobre a importância de receber os alunos regressos como pertencentes às respectivas turmas, objetivando propiciar, além do retorno, a permanência deles?

Referências bibliográficas BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. SÃO PAULO. Secretaria Estadual da Educação. Documento Orientador do Acolhimento 2019 – Disponível em: https://docs.google.com/document/d/18WaHaOJ2RsvS- bxfUe8FajBjhUaNZD4zmeZPQCfvhig/edit BRASIL. Indicadores da qualidade na educação. Ação Educativa, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). São Paulo : Ação Educativa, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua. pdf