Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
Advertisements

HENRI WALLON Gleydson Rocha
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Apresentação da Palestrante e autora do livro
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Uma apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Educação básica e de qualidade para todos. Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.
 Ainda usamos o famoso método do “bá-bé-bi-bó-bu”?
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CURSO ONLINE GRAFOANÁLISE/ Grafologia
Rodas Cantadas Sandra Rhoden
PEAD Ludicidade e Educação
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Bíblia na Catequese.
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
Antigas brincadeiras.
Prof. Arthur Albertin.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
"Iniciação à Leitura e à Escrita"
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Intervenção Precoce.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
O Brincar e a Revelação da Potência da Criança
Guiando os próximos passos de sua carreira
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
#portuguêsélindo #portnaveia
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Protocolo de observação
A seleção e a proposta de atividades Acadêmica: Thalita de Souza.
Pronatec – Capetinga MG.
BANDA DESENHADA!....
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
GRANDE ABRAÇO Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.  Ao desligar ou baixar o som, os alunos devem procurar um.
A COMUNICAÇÃO.
Ciberinfante criativo
MÉTODO CLíNICO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Linguagem e Fenomenologia
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
BNCC e Educação Infantil
I – inTrodução à linguística:
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
Comunicação.
Título da Apresentação
Título da Apresentação
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Práticas de ensino na educação musical: Métodos Ativos
I – inTrodução à linguística:
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO

AS PRIMEIRAS PALAVRAS:  À palavra é o primeiro elemento linguístico, ligado à um contexto experiencial, que significa um avanço importante para a utilização de um elemento comunicativo.  É bastante habitual que essa primeira palavra que à criança pronuncia geralmente é uma expressão que acompanha suas experiências como o final do almoço, por exemplo: “Ta”, ou uma saudação : “Oi”, “muito bem”. Essas expressões distanciam-se dos contextos em que normalmente se expressam e generalizam-se.

 Segundo algumas pesquisas publicadas pela revista CRESCER, à primeira palavra do bebê geralmente é “mamãe”.  Já a pediatra Maria Amparo Martinez, afirma que o fonema “p” é mais fácil para a criança falar. O som do “m” é mais difícil. O mais comum é a criança começar a falar “papa”, mas tudo depende muito do meio em que ela vive e de como é estimulada”.  -Quando começamos a entender as crianças criamos vínculos, associações de palavras que subentende-se que seja ao que ela queira se referir.

 As primeiras palavras costumam surgir entre os 10 e os 15 meses. Por volta dos 2 anos, a criança já é capaz de formar frases com duas ou três palavras. Aos 3 anos, as frases já são mais estruturadas e complexas. Já aos 4, o padrão de fala fica bem próximo ao do adulto, sem trocas de sons.  -Dos 12 meses aos 18 meses, as crianças começam a fazer combinações de duas ou mais palavras ou utilizam o que chamamos de “palavras frases”.

DESENVOLVIMENTO DAS PALAVRAS Nos primeiros seis meses de uso da palavra (aproximadamente entre 12 e 18 meses), as crianças aprendem a dizer até 30 palavras. Segundo (Nelson, 1985) a criança aprende cada palavra como alguma coisa relacionada a um conjunto de contexto específico. A criança pequena ainda não que as palavras são simbólicas que pode se referir a objetos ou evento qualquer que se encontrar no ambiente.

12 À 18 MESES - Surgem as primeiras palavras funcionais que, em geral, se dá um prolongamento semântico, por ex.: chama "cachorro" a todos os animais.(auau) - Crescimento quantitativo de compreensão e produção de palavras. - Localiza fonte sonora indiretamente para cima. - Gosta de música. - Compreende verbos que representam ações concretas (dá, acabou, quer).

- Identifica objetos familiares através de nomeação. - Identifica parte do corpo em si mesma. - Utiliza-se de palavra-frase (usa uma palavra que corresponde a um enunciado completo). - Repete palavras familiares. - Tenta contar.

AS PRIMEIRAS PALAVRAS E O PAPEL DO PROFESSOR. Dentro da Educação Infantil, os especialistas dividem os estímulos linguísticos da seguinte maneira:  Função comunicativa (estímulos através de instrumentos que permitem à relação do indivíduo com o meio).  Função representativa (possibilidade de utilizar símbolos para representar o que se quer).  Função lúdico- criativa (divertir-se com à utilização da linguagem por meio da brincadeira) Professor tem o papel de modeladora da linguagem.

EXEMPLOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Função comunicativa: interação com o ambiente, cantar canções, perguntas do que pode ser determinado objeto, interação com os colegas, coisas relacionadas com o ambiente e à forma como a criança se enxerga e se comunica com o mesmo. Função representativa: utilização de desenhos, objetos, que à criança possa associar e interligar à palavra e o significado daquele objeto.

Função lúdico-criativa: Jogos de linguagem: rodas, canções, apresentações faladas, etc. Jogos de construção: encaixes, jogos de mesa: relação entre os objetos, os nomes, os conceitos lógicos. Jogos simbólicos: recreação e imitação de situações vividas e etc.

Links (YOUTUBE)

Referências: BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. APRENDER E ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Porto Alegre: Artmed, 1999.