Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

LCDM - Assessoria e Consultoria Ltda
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Planejamento Estratégico de Marketing
Então : COMPETÊNCIA OU COMPETÊNCIAS????
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Sistema de Informação Gerencial
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
“ Planejamento de Investimentos: Estruturando o seu Crescimento de Forma Economicamente Sustentável ”
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Professor : Fábio Pizzato
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
GESTÃO POR COMPETÊNCIA E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
NOSSO VALOR NA TRANSFORMAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS...
Gerente de RH 13º Seminário Regional de Qualidade e Produtividade na Construção Civil - Sinduscon Pelotas Desenvolvendo.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
RICHTER Proposta de Serviço Abilità.
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
Gestão da Qualidade – Motivação
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Trabalho de Conclusão de Curso
Gestão por Competências
SISTEMA DE T & D IDEOLOGIA ORGANIZACIONAL DIAGNÓSTICO AVALIAÇÃO DE DO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão por Competências
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
ROI-Retorno do Investimento em Treinamento

Instituição de Ensino São Francisco
Gabriel Bastos Machado
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Competência, comprometimento e identificação das atividades no trabalho Prof. Tatiane Darino.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Teoria Geral da Administração
Gestão Estratégica de Pessoas
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O Processo de Treinamento
BEM-VINDO À DISCIPLINA
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
DESENVOLVIMENTO TREINAMENTO X DESENVOLVIMENTO
Consultoria Empresarial e Educacional
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Competências Interpessoais Objetivos
GESTÃO EMPRESARIAL.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO POR COMPETÊNCIA. MAPEAR AS COMPETÊNCIAS  Saber fazer: são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
O Público e o Privado na Economia Equipe 4 Diego Sampaio (Líder) Alex Pavão Manoel Furtado Cássia Machado Paulo Marcelo Ferreira Menino Pedro Paulo Ferreira.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências Jogos de Empresa Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências

Gestão por competências: O que é. Por que utilizar Gestão por competências: O que é? Por que utilizar? A Gestão por competências consiste em observar, desenvolver e prover pessoas capacitadas para a realização de atividades. A Gestão por competências deve detectar as competências que são importantes para a realização das atividades de uma função/cargo, isto é, as competências que um funcionário deve possuir para exercer bem uma determinada função.

O que são competências? Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes expressos por uma pessoa. É um conjunto de capacidade/aptidão técnica e comportamental que um indivíduo possui. Portanto, para gerir as competências das pessoas, é necessário observá-las por meio de comportamentos, avaliá-las dentro de padrões mensuráveis e desenvolvê-las por meio de um processo de treinamento e aprendizagem.

Mas qual o propósito de monitorar e gerir competências? A gestão por competências permite que as organizações planejem seu futuro, alinhando os objetivos e estratégias do negócio com as competências essenciais para o seu desenvolvimento e operacionalização. Ela permite que as empresas analisem rapidamente os pontos fortes e fracos de seus funcionários. Assim, é possível priorizar o desenvolvimento de competências mais relevantes para o negócio da organização e necessárias para o alcance dos seus objetivos.

Os principais benefícios que a Gestão por Competências promove são: a melhoria do nível de motivação e produtividade dos trabalhadores, adequação dos funcionários às funções/cargos, isto é, a pessoa certa no lugar certo; o desenvolvimento mais rápido das competências dos colaboradores e o aumento da satisfação dos clientes.

Para que a Gestão por Competências promova transformações permanentes no ambiente corporativo, ela deve estar baseada num ciclo contínuo de desenvolvimento, isto é, os indivíduos devem estar em constante treinamento nas competências essenciais para o crescimento e avanço da organização.

O ciclo básico da Gestão por Competências pode ser resumido em quatro fases: 1. Mapeamento: identifica as competências necessárias para garantir a competitividade da organização e a adequação do perfil dos colaboradores ao perfil exigido pela função/cargo. 2. Avaliação: analisa se o nível de proficiência dos funcionários em relação a cada competência necessária para a boa execução das atividades da função está adequado. 3. Desenvolvimento: promove a aprendizagem e treinamento das competências cujos níveis de proficiência encontram-se abaixo das necessidades técnicas e comportamentais exigidas pela função/cargo. 4. Monitoramento: verifica constantemente os efeitos que o processo de desenvolvimento produziu e inicia novamente o ciclo da Gestão por Competências. Fonte: www.gestaoporcompetencias.com.br