AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO MARKETING ESTRATÉGICO José Manuel de Sacadura Rocha jsacadura@ultrarapida.com.br
Marketing Estratégico Philip Kotler – Composto de Mkt: “...o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”. Adaptar isto aos negócios da empresa e incorporar na realização de sua missão é a tarefa do MKT Estratégico, ou seja, o MKT deve ser usado como ferramenta estratégica dos negócios.
Composto de Mkt Tradicional Os 4 Ps Neil Borden; Jerome McCarthy; Philip Kotler
Atividades do Composto Mkt Produto Diferentes tipos de Design Características Diferenciais com a concorrência Marca Especificações Política de Garantia Embalagem Preço Financiamentos Condições de Pagamento Prazo médio Número de Prestações Descontos Crediário Promoção Propaganda Publicidade Relações Públicas (Pessoas) Trade Marketing (Merchadising) Promoções Praça (Ponto de Venda) Lojas Canais de distribuição Logística Armazenamento Distribuição
Administração de Mkt Os 4 As de Raimar Richers Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação É a fase de adaptação dos Produtos ou Serviços às necessidades levantadas na Fase de Análise Ativação É a fase de concretizar os planos Avaliação É a fase de análise dos esforços despendidos e das forças e fraquezas organizacionais
Aprimorando o Mkt Os 4Cs de Robert Lauterborn 4 Ps Necessidades e Desejos do Consumidor Produtos Custo para satisfazer o Consumidor Preço Conveniência para comprar Praça Comunicação Promoção
Segmentação de Mercado Objetiva Identificar o Público-Alvo Quanto melhor conhecer o cliente/consumidor maiores as chances de o “fidelizar” O Plano de Mkt envolve “pesquisa” sobre as preferências e necessidades do público-alvo (pesquisa primária e secundária) Preferências e necessidades podem ser “tangíveis” ou “intangíveis” Essas Informações formam um Sistema de Informações de Mkt - SIM
Modelo Mercadográfico Otimistas Adotantes Iniciais Primeiros seguidores Sem tempo Novidades p/Família Diversão Virtual Alta Tecnologia Necessidade Crescer Qualidade Vida Pessoal/Família Diversão Barata Tecnologia Alta Renda Baixa Renda Acomodados Lazer zero Subsistência Não conhecem tecnologia Personalistas Negociadores Certa aversão à tecnologia Influenciados p/ mídia Seguidores Cautelosos Retardatários Pessimistas
Sistema de Informação de Mkt-SIM Sociodemografia, Sociocultura, Político-legal, Econômico, Tecnologia, Natureza, Globalização Macro Ambiente Externo Banco Dados Mkt INFORMAÇÕES Testes Produtos, Tecnologias, Infra-estruturas, Clientes e prospectados, Parceiros, Tendências, Concorrentes, Mercados, Fornecedores, Sociedade, Economia, Legislação Micro Ambiente Interno RH, Caixa, Produção, P&D, Distribuição, Administração TOMADA DECISÃO Mercado, Intermediários, Fornecedores, Acionistas Micro Ambiente Externo
Tipos de Pesquisa Primária: contato direto com clientes e consumidores Experimentos,Grupos,Questionários Secundária: informações coletadas indiretamente - Bancos de dados disponíveis, Benchmarking
As 5 Forças Impactantes Nos Negócios – Michael Porter INTERATIVIDADE! Fidelidade Preço +Concorrência +Novas Tecnologias +Novos Produtos +Novos Pontos -Integração C/F +Diferenciação +Novos canais -Escolher menos os clientes Entrantes MARCA (Qualidade)! Competidores Poder Fornecedores Poder Compradores +Diferenciação prod/serviços; +Promoções; -Preços; +Eficiência c/custos; +Qualidade -Pode acabar com canais +Barganha +Troca fácil de fornecedor +Produtos alternativos +Mercados alternativos Produtos Concorrentes PERSONALIZAÇÃO E ALTERNATIVOS! PERSONALIZAR INTERAÇÃO c/ SERVIÇOS!