Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo – 2007-1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
A busca de oportunidades de negócios
Estratégias da Produção
Sistema de Informação Gerencial
UNIDADE 03 – REPENSANDO A LOGÍSTICA
Análise Ambiental (Interna)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Repensando a Logística
Administração Estratégica
Seminário Avançado - Eletiva A
IDÉIAS QUE USAM O PENSAMENTO SISTÊMICO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
LOGÍSTICA Operador Logístico.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Estratégias do agronegócio
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Por que estudar sistemas de informação?
Gerenciamento de Processos - PNQ
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Estratégia Organizacional
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
O PROCESSO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Estratégia Organizacional
Pesquisa de Mercado Aula Introdutória 11/08/2010 Tanúzia Vieira Publicidade e Propaganda.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Sistemas de Informações Gerenciais
Gabriel Bastos Machado
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Título do Trabalho: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EMPREENDIDAS PELAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS Aluna : Laís Rupp Orientadora:
Estratégia Organizacional
Formulação de Estratégia
Logística Integrada Engenharia de Produção
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Diagnóstico Organizacional
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
Perspectiva estratégica da qualidade
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Gerenciamento das Informações
Análise do Ambiente Competitivo
Marketing de Relacionamento
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
1 Campos e armas da competição José Celso Contador Material adaptado pela Profª Bruna Rossetti.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Transcrição da apresentação:

Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –

Estratégia e Informação Tópicos: Informação e concorrência Estratégia Bibliografia: PRUSAK, L. McGEE, J. Gerenciamento estratégico da Informação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

O surgimento de uma nova economia baseada em Informação ou no Conhecimento já passou a ser um clichê entretanto, poucas organizações demonstram ter integrado esse conhecimento a suas estratégias Economia...

Olhando de outra forma... A informação cada vez mais constituirá a base da competição em serviços e na indústria manufatureira

Adoção de uma nova postura Os executivos precisam definir claramente qual é o papel que a Informação vai desempenhar no projeto de execução da estratégia competitiva

Informação em foco... A Informação aparece como tópico de discussão em todas as questões relacionadas à organização e estratégia.

Informação e Concorrência: Uma estrutura para Análise Estratégia: embora a aquisição e o uso de capital ainda sejam fatores na estratégia competitiva, não mais constituem a base para uma vantagem competitiva real. Nenhuma empresa é grande o suficiente para não ser adquirida! Nem dominante a ponto de não estar sujeita à alteração dos padrões da concorrência!

A mundança da base em que se apóia a vantagem competitiva é um subproduto natural da mudança de uma economia industrial, em que o crescimento efetivo do capital era a chave para o sucesso, para a economia da informação

No entanto… poucos executivos mudaram sua maneira de pensar, para voltarem sua atenção diretamente para a informação que precisam dominar (de modo a competir adequadamente no século XXI).

O novo panorama se fixa… As organizações são forçadas a enfrentar um número maior de concorrentes com estratégias muito mais diversificadas do que anteriormente adotadas para mercados simplesmente domésticos

Entender é essencial Uma compreensão mais aprofundada da informação e dos potenciais representados pelas tecnologias em desenvolvimento, ampliam os graus de liberdade possíveis para que as organizações sejam capazes de florescer e prosperar nesse tipo de ambiente

E qual é a estratégia então?

A estratégia competitiva de uma empresa define: Suas atividades comerciais; a forma de operar essas atividades; a forma de diferenciar seus produtos e serviços daqueles oferecidos pelos concorrentes.

Uma estratégia abrangente deverá: considerar dois conjuntos de questões e sua integração 1- os clientes da empresa e os segmentos de mercado aos quais a organização almeja servir. 2- considerar as habilidades e recursos que a organização necessitará para fornecer produtos e serviços a esse mercado Ambos os conjuntos dependem da Informação!

A conversão complexa... A tradução das escolhas em relação a clientes e mercados em componentes internos da estratégia deve levar em consideração no mínimo algumas questões: 1.A definição e o projeto de produtos e serviços a serem oferecidos 2.O estabelecimento para a organização de objetivos de desempenho (financeiros ou não) 3.A definição de processos organizacionais e operacionais que possam atender aos objetivos de desempenho, diferenciando os produtos da empresa dos produtos e serviços de seus concorrentes 4.O desenvolvimento de recursos de tal forma que maiores probabilidades sejam criadas para que os objetivos de desempenho sejam alcançados 5.O monitoramento do desempenho organizacional e redirecionamento de recursos, conforme necessário.

Modernas linhas de pensamento... sobre a forma de se ter as respostas para as questões vem girando em torno da noção de competências diferenciadas da organização ex.: a capacidade da Sony de miniaturizar produtos eletrônicos (essa capacidade particular é composta de uma variedade de especializações e conhecimento)

A questão da diferenciação... é fundamental para uma compreensão de estratégia competitiva. Uma estratégia efetiva deve definir as formas pelas quais os produtos e serviços de uma empresa serão superiores aos de seus concorrentes (atuais e potenciais) aos olhos dos clientes. Se a estratégia utilizada pela empresa não puder convencer seus clientes, essa não será estratégia...

Informação, um recurso... Embora a informação seja um ativo que precisa ser administrado como todos os outros, ela representa uma classe particular. as diferenças se dão pelo próprio potencial da informação, bem como do desafio de administrá-la. Seu valor é determinado exclusivamente pelo usuário; a fortuna de uns pode ser a desgraça de outros.

Então... as pessoas não recebem informação. Criam informação a partir de suas próprias leituras... No mundo onde vivemos somos, a todo instante, inundados de informações de todos os tipos, mas, O que fazer com tudo isso? Como organizarmos tudo para serem útil a algo?