Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL

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Transcrição da apresentação:

Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL

Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 5 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.

Conteúdos formativos Competência 5 da BNCC. Leitura em voz alta. Situações didáticas e processo de ensino e de aprendizagem.

Agrupamentos Parte 1: coletivo Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

Sequência de Atividades

Atividade 1 - Contextualização Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

Atividade 2 - Leitura em voz alta Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Doce de Teresa”, de Flavia Savary, disponível no site da escritora: http://www.flaviasavary.com/pdf/docedeteresa.pdf

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 5 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. Para a discussão propomos as questões a seguir.

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 No nosso dia a dia, quais ações são tomadas no sentido de inserir os estudantes na cultura digital, de modo que possam produzir múltiplos conhecimentos e os comunicar de forma eficiente?

Competência 5 - BNCC Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Nesta atividade, os professores analisarão as subdivisões a respeito da competência 5 da BNCC e a sua progressão no decorrer dos anos. Momento 1 – Conversa Coletiva Contextualização do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”, do Movimento pela Base e realize uma leitura compartilhada, no qual discutam os princípios básicos dessa competência, para isso utilize o quadro a seguir.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 32 a 37 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Como desenvolver os conhecimentos dos estudantes relacionadas a computação e a programação? Quais ações precisam ser tomadas para que os alunos possam desenvolver-se em suas habilidades relacionadas ao pensamento computacional ao longo da escolaridade básica? Que ações precisam ser desencadeadas na escola para que os alunos sejam inseridos a cultura e ao mundo digital?

Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Utilização de ferramentas digitais e Multimídia, página 32. Grupo 2 – Linguagens de programação, página 33. Grupo 3 – Domínio de algoritmos, página 34. Grupo 4 – Visualização e análise de dados, página 35. Grupo 5 – Mundo digital, página 36. Grupo 6 – Uso ético, página 37.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.