Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.

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Transcrição da apresentação:

Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove a troca de experiências e conhecimentos entre membros mais experientes e outros menos experientes da cultura em questão.

A interação entre as crianças é fundamental na construção das aprendizagens significativas no ambiente escolar. Por meio dessa interação, elas trocam informações, linguagens e ações; começam a se relacionar com o outro, aprendendo a respeitá-lo e a construir valores e princípios de colaboração, generosidade e solidariedade. Desse modo, pode-se destacar a importância do outro, não só no processo de construção do conhecimento, mas também na composição do próprio sujeito e de suas formas de agir.

A figura do educador nesse ambiente de interações ocupa um papel fundamental na promoção dessas interações sociais. Ele se coloca como mediador e facilitador desse processo de significações, por estar imerso no mundo simbólico há mais tempo e ter mais condições de atribuir significados às ações das crianças, contribuindo para a constituição de suas funções. O educador também pode ser visto como um sujeito participativo, que faz parte da história pessoal de cada criança, e não apenas um mero transmissor de conhecimento, porque é a partir dessa interação que se estabelecem as afinidades ou afetividade.

Em síntese, o adulto desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois é por intermédio dele que a criança entra em contato com a cultura e é guiada na construção de significados. Luria (2006, p. 27) explica que as funções psicológicas superiores das crianças só serão formadas pela mediação dos adultos. Sendo assim é possível constatar que a participação dos adultos é de extrema importância, principalmente, nos primeiros anos de vida das crianças, enquanto seus processos psicológicos são partilhados entre pessoas.

No que se refere às interações criança-adulto, ficou claro que o adulto exerce um papel fundamental na construção do desenvolvimento das crianças, porque elas entram em contato com a cultura do ambiente em que estão sendo inseridas por meio do dele.

É possível proporcionar às crianças um ambiente em que a vida coletiva favoreça as interações em grupo, que serão determinantes na formação social, no seu modo de pensar e agir. Tendo como orientação essa consciência de que a interação é algo muito importante, é possível que os educadores redimensionem seus olhares para uma prática pedagógica que promova a interação entre as crianças de diferentes raças e culturas.

Desse modo, a criança aprende a aceitar suas diferenças e as dos outros. Havendo condições de serem formadas de modo menos egocêntrico e aprendendo a respeitar o espaço do outro. É importante ter essa preocupação, pois é na educação infantil que as crianças começam a ser moldadas, recebendo a base para construção de sua identidade. Identidade essa, marcada por diversas interações em que as crianças assumem ideologias, valores e crenças disponibilizadas pela cultura do grupo no qual ela está inserida. Por isso, como já dito anteriormente, a mediação é um processo de intervenção pedagógica que assume um papel primordial nas interações entre as crianças.