XVI Conafisco Foz do Iguaçu, 26 de novembro de 2013 Everardo Maciel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundos Municipais de Saúde
Advertisements

1 FRAGILIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS TRIBUTÁRIAS ESTADUAIS.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado PROF: Dejalma Cremonese Direito Tributário ALUNO: Ivo.
Orçamento na CF/88 Princípios
Período Regencial 1831 a 1840.
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
COMPETIÇÃO FISCAL E AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL VARSANO (1996, pag. 2) conceitua a disputa fiscal como uma situação de conflito na federação.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
REFORMA TRIBUTÁRIA REFORMA TRIBUTÁRIA DESTAQUES DA PEC N.º 233/08 Belém (PA), Reunião Preparatória para a Marcha dos Prefeitos.
A Reforma Tributária e a Federação: O IVA e a proposta para a transição Fernando Rezende Belém, Abril 2007.
São Paulo, 24 de agosto de 2012 Everardo Maciel
AUTONOMIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA NOS MUNICÍPIOS: UMA NOVA VISÃO
Organização Política e Administrativa
Desequilíbrio Concorrencial Tributário e a Constituição Brasileira: Incentivos Fiscais e Financeiros como Infração à Ordem Econômica Mariana Tavares de.
Roteiro da Apresentação - Anotações
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
G E T A P Comissão de Assuntos Econômicos – CAE Senado - Brasil
DESEQUILÍBRIOS CONCORRENCIAIS TRIBUTÁRIOS E A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel.
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
GT PREVIDÊNCIA.
Recte Rempublicam Gerere
JOZÉLIA NOGUEIRA BROLIANI PROCURADORA DO ESTADO
Alterações do PCASP Federação e Estendido.
Reforma Tributária: consolidando o desenvolvimento Ministro Paulo Bernardo 17 de abril de 2008 Fundação Getúlio Vargas (FGV)
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão PLC 01/2007 Proposta de Limite ao gasto com Pessoal da União Ministro Paulo Bernardo março/07.
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Fundo de Participação de Estados e Municípios e Distribuição de Royalties  Bernard Appy   Economista, Diretor da LCA Consultores e Ex-Secretário Executivo.
Impacto nos Municípios
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PEC 285/04 “A REFORMA DO ICMS”
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
PROGRAMA PRÓ-EMPREGO Julho de 2011.
Equilibrar Participação e Distribuição de Receitas. Fortalecer a Federação Fernando Bezerra Coelho Congresso Pernambucano de Municípios. 19 de março de.
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Serviços Públicos II.
Finanças Públicas Incentivos, Equilíbrio Orçamentário e Bem- Estar: Os Efeitos da Guerra Fiscal Grupo: Carlos Roberto Pereira da Silva Tatiana Mesquita.
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação para X Marcha dos Prefeitos Abril.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
Vinculações: Uma boa prática? os Prós os Contras o que fez a União as Possíveis Alternativas.
DEPECON – Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA PEC 233/2008 Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos.
Direito Tributário na Gestão Empresarial
Cúpula Justina Rio de Janeiro, 21 de junho de 2013 Everardo Maciel Pacto federativo, atração de investimentos e desenvolvimento regional equitativo.
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS
Secretário-Adjunto da Fazenda
UNIVERSIDADE SALVADOR – Campus Feira CURSO: Administração – 7º sem.
Riscos e Oportunidades Fiscais para as Finanças Estaduais.
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Apuração do Índice de Participação SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA A participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS Apuração do Índice de Participação.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional Audiência Pública – Maio/2015 Instrução do PRS 1/2013 Secretaria da Fazenda de São Paulo.
FEDERALISMO FISCAL E FINANCIAMENTO METROPOLITANO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Fernando Rezende Recife,27/11/08.
Câmara dos Deputados Comissão Especial do Pacto Federativo Brasília, 16 de junho de 2015 Everardo Maciel REPACTUAÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo- CDR Audiência Pública – 07/outubro/2015 Instrução do PRS nº 1/2013 PROJETO DE RESOLUÇÃO.
GEAD: AS ESTRUTURAS E MEIOS DO ESTADO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO DESEQUILÍBRIO DO ESTADO.
Lei Orçamentária Anual
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária Apresentação para Reunião do Grupo Temático da Reforma Tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e.
Ministério da Fazenda 1 Apresentação do Ministro Guido Mantega para o Grupo Temático “Reforma Tributária” do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Transcrição da apresentação:

XVI Conafisco Foz do Iguaçu, 26 de novembro de 2013 Everardo Maciel

Federações Canadá, Estados Unidos, México, Kitty e Nevis, Venezuela, Brasil e Argentina; Alemanha, Espanha, Áustria, Bélgica, Rússia e Suíça; Índia, Paquistão, Malásia, EAU; Etiópia, Comores, África do Sul, Nigéria; Austrália, Micronésia. As crises federativas As crises de origem econômico-cultural: Espanha e Bélgica A crise de origem estritamente cultural: Rússia e Nigéria A crise de origem estritamente econômica: Alemanha A crise em uma quase federação: União Europeia As crises separatistas em países unitários: Reino Unido e Itália

Os conflitos pós-Independência entre centralização e descentralização A primeira centralização: 1824 O Ato Adicional de 1834 (a centralização mitigada) Criação das Assembleias Provinciais, com poderes inclusive sobre os Municípios Transferência de competência tributária do governo central para as Províncias A pretensão da monarquia federativa As rebeliões regenciais Cabanagem ( ), Farroupilha ( ), Sabinada ( ), Balaiada ( ) A pacificação no segundo reinado (1840) e a nova centralização Revolução Praieira ( ): a última rebelião

A institucionalização da Federação O Decreto nº 1 de : a Federação provisória Ruy Barbosa e os Estados Unidos do Brasil A República Velha: a política dos governadores A ditadura de Vargas e a nova centralização A relativa descentralização do Pós-Guerra A ditadura militar: a reforma tributária de 1965, divisor de águas do federalismo fiscal brasileiro Instituição do ICM Centralização dos tributos sobre comércio externo Constitucionalização das transferências intergovernamentais A década de 1980: o gradual esgarçamento do federalismo fiscal

A insólita condição do Município como ente federativo (art. 1º da CF) vis-à-vis o enfraquecimento político dos Estados O aumento das transferências intergovernamentais compulsórias e a inconsistência do rateio A lacuna na discriminação dos encargos públicos O mau uso das transferências voluntárias Inexistência de políticas de integração regional (art. 43, § 1º, e art. 25, § 3º, da CF) A baixa eficácia dos incentivos fiscais regionais A degradação do ICMS: diversidade de alíquotas e bases de cálculo, substituição tributária e guerra fiscal A imprecisão, dispersão e desarticulação dos conceitos do federalismo fiscal

As dívidas dos Estados e Municípios perante a União Os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) A distribuição e critérios de rateio das receitas decorrentes da exploração de petróleo e gás natural, on shore e off shore, (royalties e participações especiais) Guerra fiscal do ICMS

A renegociação original IGP-DI mais juros (6 a 9%) Limite de comprometimento: 13% da receita corrente disponível Prazo para pagamento do saldo residual: 10 anos Os equívocos da solução original O descasamento entre juros credores e devedores Comprometimento demasiado oneroso Prazo irrealista para pagamento do saldo residual Caminhos para solução Revisão do indexador, sem efeito retroativo, e do limite de comprometimento da receita Eliminação do prazo para pagamento do saldo residual

Decisão do STF (2010) Inconstitucionalidade dos critérios de rateio, pretensamente provisórios, estabelecidos pela LC 62, de 1989 Modulação dos efeitos até Opções para construção de critérios Modelos paramétricos Modelos tendentes à equiparação da capacidade fiscal A patética solução da Lei Complementar nº 143, de

Uma breve história dos royalties e participações especiais O pré-sal e as expectativas de receita O veto à Emenda Ibsen Um impasse nos critérios de rateio A equivocada destinação a programas de educação e saúde

Competição fiscal como fato inerente à história dos tributos Guerra fiscal: competição fiscal contra legem A guerra fiscal do IVC A Lei Complementar nº 24, de 1975

A CF de 88 e o ICMS Liberdade para fixação de alíquotas, pela eliminação da competência do SF para estabelecer a alíquota máxima (art. 24, II, § 4º da CF/67) Eliminação do poder de a União conceder isenções (art. 151, III, da CF/88) A incorporação dos impostos únicos federais à base imponível do ICM O novo papel da União no âmbito das relações federativas Enfraquecimento do capacidade de a União coordenar o ICMS: extinção da SEF e da SAREM Os novos tipos de guerra fiscal Guerra dos portos (13 unidades da Federação) Incentivos para o comércio atacadista As decisões do STF quanto à inconstitucionalidade da guerra fiscal e suas consequências

Nova lei complementar versus a equivocada solução das alíquotas interestaduais Natureza autorizativa das concessões (exigência de lei ratificadora) Mitigação da exigência de unanimidade Remissão dos créditos a constituir, no âmbito da guerra fiscal Novo regime para incentivos fiscais Fixação de sanções efetivas pelo descumprimento Reestruturação do CONFAZ

Adoção do princípio do destino mitigado nas operações interestaduais tributadas pelo ICMS Tributação pelo ICMS das operações interestaduais não presenciais Rateio da cota-parte municipal do ICMS Guerra fiscal do ISS Novos critérios para o rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras transferências Fixação de pisos nacionais de remuneração de servidores estaduais e municipais (EC 29 e PEC 300) Integração das administrações tributárias e o cadastro único Lei geral do federalismo fiscal brasileiro