PROPAGANDA & PUBLICIDADE

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Transcrição da apresentação:

PROPAGANDA & PUBLICIDADE O que é? Para que serve? Como se faz?

Conceito A palavra PROPAGANDA vem do latim propagare que quer dizer propagar, multiplicar, estender e difundir. Fazer PROPAGANDA é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas.

Conceito O termo PROPAGANDA foi usado primeiramente pela Igreja Católica, no século XVII, através da criação de uma Comissão de Propagação da Fé.

Exemplo Hitler disse: “A propaganda permitiu-nos conservar o poder, a propaganda nos possibilitará a conquista do mundo”.

Conceito Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia” (SANT’ANNA, 1998, p. 75)

O que distingue uma da outra? Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião. Se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade.

O que distingue uma da outra? Outro exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.

Site Raid

Publicidade & Propaganda No dia a dia, essa diferença é irrelevante, os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam.

Linha do tempo.... Tabuletas anunciavam os combates dos gladiadores, e as diversas casas de banho existentes em Pompéia. Propaganda oral – pregoeiros anunciavam a venda de escravos, gados e outros produtos

Linha do tempo.... Idade Média - Uso dos símbolos para identificar o local de trabalho. Com o passar do tempo, estes símbolos tornaram-se emblemas de marca e logotipos e serviam para identificar oficinas de artesões, de consertos, estabelecimentos de venda de produtos.

Primeiros anúncios publicitários

Revistas Femininas

Lançamentos ...

Linha do tempo... Linha do tempo Advento da era industrial – produção em massa necessidade de aumentar o consumo > a técnica publicitária foi se aperfeiçoando e passa a ser mais persuasiva e perde o sentido informativo.

Comunicação de massa A publicidade serve para realizar a tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que os obtidos através de quais quer outros meios”. (SANT’ANNA, 1998, p. 76)

Meios de massa Rádio – atinge um maior número de pessoas de forma mais rápida e ao mesmo tempo. Jingles

Meios de massa TV – une o som e a imagem – depois dos anos 1960. A televisão começou se transforma no meio publicitário mais poderoso para atingir as massas.

Concorrência A concorrência desenfreada entre as várias marcas, obrigou o aparecimento de uma propaganda mais agressiva, chamada de propaganda combativa, com a tentativa de impor um produto ao outro.

Para que serve a propaganda Informar: busca criar conscientização e conhecimento e, também, tem a finalidade de informar sobre novos lançamentos, alterações no produto, modificações no preço, novas promoções, novos usos para o produto, explicar como funciona, entre outros.

Propaganda de varejo

Propaganda Varejo

Campanha Social

Para que serve... Persuadir: procura criar simpatia, preferência, convicção e a compra de um produto. Lembrar: estimula a repetição de compra e busca a fidelização. Reforçar: busca convencer os atuais compradores de que fizeram a compra certa.

Para que serve... A PROPAGANDA não tem como função vender um produto. A venda é uma consequência do processo de comunicação persuasiva que envolve a propaganda.

FUNÇÃO SOCIAL e EDUCATIVA Ajuda a promover entidades sem fins lucrativos; Campanhas de combate às drogas, alcoolismo e outras de caráter social Ensina e Educa – Campanhas de educação no trânsito, uso de preservativos, câncer de mama, prevenção da dengue.

Liberdade de imprensa Meios de comunicaçao de massa não existiriam sem a propaganda. É um dos pilares da liberdade de imprensa. O que sustenta os meios de comunicação é o faturamento arrecadado com a venda dos espaços publicitários.

Conteúdo dos programas Programação e conteúdos de veículos de comunicação são totalmente pagos pela propaganda. Eventos culturais (peças de teatro, exposições e outros) são gratuitos por conta de patrocínios.

Propaganda: Direito do Consumidor Permite que o consumidor conheça as características dos diferentes produtos e serviços, Faça comparações racionais e tome a decisão que melhor satisfaça as suas necessidades.

Movimenta a economia A publicidade estimula o mercado, gera produção e consumo e movimenta a economia. Gera empregos. Lançar novos produtos, ampliar vendas, promover concorrência que resulta em qualidade melhor e preço menor.

Antes de criar, levar em conta O QUÊ? Qual o produto ou serviço que será divulgado? PORQUE ? Crescimento? Conquista de mercado? Manutenção da marca? Lançamento de um novo produto? COMO? Que argumento usar? (analisar a concorrência)

Antes de criar, levar em conta QUANDO? Quando a campanha será veiculada e qual será a sua duração?(épocas do ano, sazonalidade). QUEM? Quem é o público alvo que se quer atingir? Quais são seus hábitos de consumo? Qual o seu comportamento em relação aos diferentes veículos?

ESTRATÉGIAS CRIATIVAS Usar linguagem simples, clara e direta

Estratégias criativas Imagem e texto = inusitado/ surpreender

Forte apelo visual

Unidade de tema

Apelo emocional

Apelo emocional

Humor

Crianças

Animais

Linguagem GTA

Testemunhal

Referências atuais Bancos: propaganda de serviço.

Referências atuais Bancos: propaganda de serviço.

Referências atuais Propaganda de serviço.

Referências atuais Propaganda de serviço.

Obrigada pela atenção!! Mara Kunzler Diretora Atendimento ArtMeio Propaganda