Cadeia de Valor.

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Transcrição da apresentação:

Cadeia de Valor

Porter análise estratégica 3 CONCEITOS atratividade relativa do setor em termos de lucro, varia em função das cinco forças competitivas. posicionamento competitivo – liderança de custos, diferenciação e foco – visando alcançar um retorno superior e um desempenho superior. Esses posicionamentos são chamados estratégias genéricas. cadeia de valor da empresa. A análise das fontes de vantagem competitiva deve acontecer na cadeia de valor da empresa. Relacionar os conceitos com a seqüência da aula. As forças competitivas e as estratégias genéricas foram abordadas semana passada.

governo Rivalidade Barreiras de entrada Poder clientes Produtos substitutos Poder fornecedores governo

Resumo forças Porter Favorável ao negócio 5 4 3 2 1 Rivalidade entre concorrentes alta baixa Barreiras de entrada pequena Produtos /ou serviços substitutos vários muitos Poder de barganha de fornecedores forte fraca Poder de barganha de compradores Influencia do governo positiva negativa

Vantagem competitiva Escopo competitivo custo mais baixo diferenciação alvo amplo liderança de custo diferenciação Escopo competitivo alvo estreito foco em custo foco em diferenciação

Cadeia de Valor - Porter Infra Infra Infra Infra - - - - estrutura da empresa estrutura da empresa estrutura da empresa estrutura da empresa Gestão de RH Gestão de RH Gestão de RH Gestão de RH Atividades de apoio MARGEM MARGEM Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Aquisição e Compras í í í s s s Logística de fora para dentro Logística de dentro para fora Mkt e Mkt Mkt Mkt e e e Serviços Operações Log Log Log í í í stica stica stica Log Log Log Vendas vendas vendas vendas MARGEM de de de Opera Opera Opera ç ç ç ões ões ões tica tica tica Servi Servi Servi entrada entrada entrada externa externa externa Atividades primárias

Cadeia de Valor - Porter A análise de fontes de vantagem competitiva tem de ocorrer na Cadeia de Valor, ou seja, nas atividades distintas que uma empresa realiza, para projetar, produzir, comercializar, entregar e oferecer suporte ao cliente.

Cadeia de Valor - Porter A cadeia de valor consiste em cinco atividades primárias e quatro atividades de apoio.

Cadeia de Valor Conjunto interligado de atividades criadoras de valor que começa nas matérias-primas básicas vindas de fornecedores, passa por uma série de atividades que agregam valor, relacionadas à produção e comercialização do produto e/ou serviço e termina nos distribuidores, colocando o produto nas mãos dos consumidores

Atividades primárias Logística de fora para dentro Atividades relacionadas ao processo de receber, estocar e distribuir insumos. Operações Atividades necessárias para transformar os insumos em produtos acabados. Logística de dentro para fora Atividades relacionadas com receber , estocar e distribuir o produto final aos consumidores. Mkt e vendas Atividades relacionadas ao processo de induzir e possibilitar aos consumidores comprar produtos. Serviços Atividades desenhadas para melhorar ou manter o valor do produto. Buscar exemplos de fontes de vantagem competitiva na cadeia de valor. Alguns exemplos: MKT e vendas - Natura, com sua equipe de vendas diretas e campanhas institucionais que “vendem” a imagem da empresa – bem estar bem Serviços – Caterpillar, que se diferencia dos seus concorrentes por meio do serviço de atendimento aos clientes – se o seu trator quebrar, ela vai ter as peças de reposição necessárias e vai consertá-lo rapidamente. Outro exemplo é o atendimento à clientes da Amex. Operações – processo de fabricação de pneus da Pirelli, conhecido como sistema modular integrado robotizado, que reduziu os custos em 25% e aumentou a qualidade do produto Logística Interna – Natura e o processo automatizado de separar os diferentes pedidos.

A criação de valor se dá pelo desenvolvimento de competências Atividades e/ou processos organizacionais que criam, direta ou indiretamente, valor para o negócio. A criação de valor está relacionada tanto à Cadeia de Valor quanto à estrutura, estratégia, gestão, cultura etc A criação de valor se dá pelo desenvolvimento de competências Encerrar a aula abrindo a discussão do caso Fedex – como ela gerencia a sua cadeia de valor. A discussão sobre competências será abrodada na segunda parte da aula, depois do caso FEDEX.

Cadeia de Valor - Porter Infra Infra Infra Infra - - - - estrutura da empresa estrutura da empresa estrutura da empresa estrutura da empresa Gestão de RH Gestão de RH Gestão de RH Gestão de RH Atividades de apoio MARGEM MARGEM Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Aquisição e Compras í í í s s s Logística de fora para dentro Logística de dentro para fora Mkt e Mkt Mkt Mkt e e e Serviços Operações Log Log Log í í í stica stica stica Log Log Log Vendas vendas vendas vendas MARGEM de de de Opera Opera Opera ç ç ç ões ões ões tica tica tica Servi Servi Servi entrada entrada entrada externa externa externa Atividades primárias

PIZZARIA VALORI Massa e Forno

Disponibilidade de ingredientes-farinha , tomate , queijo PIZZARIA VALORI Disponibilidade de ingredientes-farinha , tomate , queijo Operações Caixa para embalagem

PIZZARIA VALORI Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Internet folhetos Moto boy

PIZZARIA VALORI Administração do Pessoal Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Markting e vendas Serviços Administração do Pessoal

PIZZARIA VALORI Compras Administração do Pessoal Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Markting e vendas Serviços Compras Administração do Pessoal

PIZZARIA VALORI Administração Financeira Compras Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Markting e vendas Serviços Administração Financeira Compras Administração do Pessoal

PIZZARIA VALORI Instalações e imoveis Administração Financeira Compras Logística de fora para dentro Operações Logística de dentro para fora Markting e vendas Serviços Instalações e imoveis Administração Financeira Compras Administração do Pessoal

Cadeia de Valor de uma instituição de Ensino Superior

Cadeia de valor - Bancos Marketing vendas Logistica de fora.. Operações serviços Logistica de dentro... Investimento Contas Gestão de Ativos IPO M&A Consultoria Outros Crédito Marketing Gestão da marca Gestão de segmentos Suporte a Vendas Pagamento Depósito Securities Produtos Financeiros Securitização Trading Investimento Corporativo Créditos Custódia Outros Ativos A cadeia de valor apresentada por Porter é um modelo geral. Em função do tipo de atividade é possível adapta-la. Nesse trecho, é possível resgatar o conceito de dinâmica competitiva (cinco forças de Porter) antes de entrar na discussão da cadeia de valor: Participantes Tradicionais Bancos Corretoras Financeiras Seguradoras Administradoras de Cartões de Crédito Novos Entrantes Grandes Cadeias de Varejo (Bancos de Supermercado) Empresas Internet: sites de investimento, e-payment, etc. Especialistas: assessores de investimento, on-line brokers, bancos de transações Produtos substitutos : não há Poder de Barganha dos Clientes: em geral, baixo. Clientes cada vez mais capacitados, exigentes em qualidade, sensíveis a preços, menos fiéis a um banco específico e demandantes de tratamento especializado e personalizado. Poder de Barganha do Fornecedor: Em geral, baixo, fornecedor também é o cliente. Existem os casos dos acordos entre bancos (reseguros, linhas de créditos etc), onde o poder de barganha do fornecedor é alto. No caso do setor bancário, diferenes tipos de banco valorizam diferentes atividades na Cadeia de Valor. Por exemplo, Bancos de Varejo privilegiam, nas atividades primárias, operações e, nas atividades de apoio, desenvolvimento de tecnologia. Bancos de Investimento se voltam mais para serviços e existe uma preocupação maior com a atividade de gerenciamento de risco. É importante observar, nas atividades secundárias, a importância da Gestão de Risco. Gerenciamento de Risco Desenvolvimento de Tecnologia Recursos Humanos Infra-estrutura

Atividades primárias Logística de fora para dentro Atividades relacionadas ao processo de receber, estocar e distribuir insumos. Operações Atividades necessárias para transformar os insumos em produtos acabados. Logística de dentro para fora Atividades relacionadas com receber , estocar e distribuir o produto final aos consumidores. Mkt e vendas Atividades relacionadas ao processo de induzir e possibilitar aos consumidores comprar produtos. Serviços Atividades desenhadas para melhorar ou manter o valor do produto. Buscar exemplos de fontes de vantagem competitiva na cadeia de valor. Alguns exemplos: MKT e vendas - Natura, com sua equipe de vendas diretas e campanhas institucionais que “vendem” a imagem da empresa – bem estar bem Serviços – Caterpillar, que se diferencia dos seus concorrentes por meio do serviço de atendimento aos clientes – se o seu trator quebrar, ela vai ter as peças de reposição necessárias e vai consertá-lo rapidamente. Outro exemplo é o atendimento à clientes da Amex. Operações – processo de fabricação de pneus da Pirelli, conhecido como sistema modular integrado robotizado, que reduziu os custos em 25% e aumentou a qualidade do produto Logística Interna – Natura e o processo automatizado de separar os diferentes pedidos.

Mudanças

Por que ocorrem mudanças ?

O porque ? Contextos internos e externos O que? Estratégias, estrutura , pessoas Como? Metodologia

Mudanças recentes em organizações Fusões e incorporações. Privatização Mudança do controle acionário Mudanças tecnológicas Mudanças pela implantação de projetos organizacionais

Fusões e incorporações Itaú e Unibanco CPFL , Piratininga, Santa Cruz e CNS GOL e VARIG GAFISA e TENDA Diagnóstico America – Delboni e outros Kibon – Unilever Vale e Inco

Privatização Telefônica /Telesp Comgas Eletropaulo Cesp / Aes – Duke - Elektro Vasp Vale

Mudança de controle acionário Alcan Viação Cometa TV Record Diário de São Paulo Hospital Duprat