ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários?
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
Projeto - Plano de Negócios
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
Gerenciando o marketing
Comunicação Integrada de Marketing
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Marketing no Século XXI
Aula 5 – Administração de Marketing
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Análise do Meio Ambiente
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Definições de Marketing
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Comunicação Integrada de MKT
DISCIPLINA: Gestão em Marketing
Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
Estratégias do agronegócio
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.
Introdução ao Composto de Marketing
Administração de Marketing I
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
MIX DE MARKETING.
Mix de Marketing O Produto
Conceitos e funções Adaptação a nova economia
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Administração de Marketing
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
O QUE É MARKETING?.
©2000 South-Western College Publishing
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Marketing – Unidade 3.
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Marketing de Relacionamento Aula: 02 Prof. Júlio Freschi.
Módulo II – O Composto de Marketing
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
Planejamento Estratégico de MKT
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Capítulo 19 Promoção de Vendas e Relações Públicas.
O COMPOSTO DE MARKETING
Estratégias de Ponto Aula 10.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
DISTRIBUIÇÃO.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Disciplina de marketing
Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração- Unioeste ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PROF. Marcos Vasconcellos

O QUE É... MARKETING ???

“MARKETING É UM MISTO DE ARTE E DE CIÊNCIA, NA MISSÃO DE SATISFAZER NECESSIDADES E REALIZAR DESEJOS DOS CONSUMIDORES. PARA ISSO, DESENVOLVE PRODUTOS E SERVIÇOS QUE REALIZEM E ENCANTEM OS CONSUMIDORES, COM A FINALIDADE DE MANTER UM LONGO RELACIONAMENTO ENTRE CLIENTE E A EMPRESA” . (Marcos Cobra) “MARKETING É A CHAVE PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO CONSISTE EM DETERMINAR AS NECESSIDADES E OS DESEJOS DOS MERCADOS-ALVO E SATISFAZÊ-LOS MAIS EFICAZ E EFICIENTEMENTE DO QUE OS CONCORRENTES.” (Philip Kotler) MARKETING É ATENDER E SUPERAR PLENAMENTE AS EXPECTATIVAS E DESEJOS DOS CLIENTES, DE UMA FORMA PERSONALIZADA, GARANTINDO UM VÍNCULO DE LONGO PRAZO COM SUA CLIENTELA, INOVANDO A CADA DIA SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS (Marcos Vasconcellos) CONCEITOS

“Marketing é ENTENDER para ATENDER o Mercado”

Por que o MARKETING é importante ???

O mundo Caminha para uma competitividade sem precedentes na história. Por outro lado, o consumidor torna-se mais exigente, esclarecido e ávido por inovações e novos produtos... O ambiente mercadológico exige capacitação constante dos profissionais

OBJETIVOS DO MARKETING OBTER E MANTER CLIENTES FAZER COM QUE OS ATUAIS COMPRADORES PREFIRAM NEGOCIAR COM VOCÊ E NÃO COM O CONCORRENTE CONQUISTAR OS “NÃO CLIENTES”. CUSTA CINCO VEZES MAIS CONQUISTAR UM CLIENTE NOVO DO QUE MANTER UM QUE JÁ EXISTE

SISTEMA DE MARKETING MERCADO EMPRESAS OFERECE BENS E SERVIÇOS ATRAVES DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÕES EMPRESAS MERCADO CONSUMIDORES CONCORRENTES AMBIENTES RETORNO FINANCEIRO INFORMAÇÃO SOBRE ACEITAÇÃO DO PRODUTO

COMPOSTO DE MARKETING SEGUNDO PHILIP KOTLER PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO DISTRIBUIÇÃO MERCADO ALVO Tipos Qualidade Design Marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantia Assistência Técnica Canais, Cobertura Localização, Estoque Transporte Promoção de Venda Propaganda Venda Pessoal Relações Públicas Marketing Direto Descontos Prazos de Pagtos. Condições de Crédito

Os Três Níveis de Produto O PRODUTO BÁSICO: É o benefício essencial pelo qual o comprador está adquirindo. O PRODUTO REAL: Inclui os aspectos, estilo, qualidade, marca e embalagem do produto oferecido para venda O PRODUTO AMPLIADO: Consiste no produto real acrescido de vários serviços, oferecidos juntamente com ele, tais como: garantia, instalação, manutenção e entrega gratuíta.

Produto Instalação Embalagem Marca Qualidade Estilo Garantia Produto ou Serviço Básico Características Serviço pós- venda Entrega e Crédito Qualidade Estilo Garantia

Bens e Serviços Bens Duráveis Bens Não-duráveis Serviços Casas Automóveis Geladeiras Lenço de papel Alimentação Bens Duráveis Bens Não-duráveis Serviços Salão de beleza Serviço de táxi aéreo Restaurantes, Oficinas 4 4 4

O Ciclo de Vida do Produto Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Maturidade Crescimento Declínio Introdução Tempo 5 5 5

Preço Todas as organizações com fins lucrativos e muitas sem fins lucrativos devem estabelecer os preços de seus produtos ou serviços. O preço tem muitos nomes: Aluguel Mensalidade Consulta Passagens Taxa Tarifa Prêmio Honorário

Ponto Consiste no local onde se situa determinada empresa, ou indústria para fazer a distribuição mais rápida de um determinado produto. Os pontos de venda no varejo devem ser cuidadosamente localizados próximos ao maior número de clientes em potencial, devido à conveniência da compra. Mesma localização de armazéns dever ser próxima aos pontos de concentração de clientes, a fim de garantir aos clientes uma entrega rápida e barata.

Promoção Incentivos de curto prazo a fim de encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço. Quanto ao uso, a promoção deve ser feito em relação aos diferentes instrumentos promocionais: Promoção para clientes Promoção para força de vendas Promoção para intermediários Promoção de ponto de venda

Objetivos da Promoção Pode induzir os consumidores a experimentar um novo produto, afastá-los dos concorrentes, aumentar a compra do produto no estágio de maturidade ou manter e recompensar clientes leais FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS Abatimento do preço promovido pelo fabricante; Amostras; Brindes de propaganda; Concursos, sorteios, jogos; Descontos; Privilégios para os consumidores etc....

EXERCÍCIO