Gerenciamento de Processos - PNQ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

MPS BR – NÍVEL F MPS BR – NÍVEL F CC 7/8 P51 Nível F
Gerenciamento de Projetos
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Áreas de Conhecimento do GP e Principais Gestões em um Projeto
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gestão e Governança de TI Parte 06
PETI Planejamento Estratégico de TI
PMBoK.
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento de Riscos
Planejamento do gerenciamento de riscos
UM caminho para EXCELÊNCIA
As decisões estratégicas da Logística
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Função da Administração:
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Instrutor: Objetivos:.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Prof. MSc. Cláudio Cabral
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
Logística Planejamento e Programação Logística
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão de defeitos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Integração.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Cadeia de Valor.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Gerenciamento de Escopo
Gerenciamento da Qualidade
Princípios de gestão da qualidade
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Processos - PNQ Prof. MSc. Cláudio Cabral

Processos-Definições Os processos são constituídos pelo conjunto das atividades inter- relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas) (PNQ, Carderno Excelência, p.5). Processo é uma série de atividades que consumem recursos e produzem um bem ou serviço.

Processo do Fornecedor ao Cliente

Gestão por Processos “A gestão por processos permite que as equipes sejam envolvidas em um ambiente cooperativo e de compartilhamento de informações”. Petroquímica União, PNQ 2005 Fonte: FNQ: Classe Mundial, 2005 É uma Gestão Orientada por Processos e Informações, onde tem-se o domínio dos recursos, a previsibilidade dos resultados, a evolução do seu desempenho e a implementação sistemática de inovações e melhorias.

Identificação nos Processos Processos Principais do Negócio: são os que agregam valor direto aos clientes da empresa. São conhecidos como processos fim ou primários. Ex. logística de entrada; produção;logística de saída; marketing; e vendas e serviços de pós-venda. Processos de Apoio : são aqueles que apóiam os processos principais.Ex. suprimento; desenvolvimento; recursos humanos; infra-estrutura (ou processos organizacionais).

Processos Principais e de Apoio

Requisitos dos Processos O requisito em um processo é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas. Exemplos de Requisitos: prazo de entrega, tempo de garantia , especificação técnica, qualificação da equipe, forma de pagamento, preservação do meio ambiente,etc. Os Processos Principais e de Apoio devem ser gerenciados para atender aos Requisitos do cliente.

Identificador de Desempenho O indicador de desempenho mede ou quantifica as entradas (recursos ou insumos), o processamento e as saídas (produtos ou serviços) dos processos. Permite monitorar o processos após sua conclusão, assegurando o atendimento dos requisitos do processo. A determinação dos requisitos acontece em dois momentos: na etapa de negociação (para entender as necessidades do cliente) e etapa de preparação para o projeto (para atender às necessidades do cliente.

Gerenciamento de Processos O gerenciamento de um processo significa a adoção de ações que vão assegurar o cumprimento dos requisitos do processo e, em decorrência, o cumprimento dos resultados esperados para o processo. Condições para Gerenciar Processos: a) Existência do padrão de trabalho do processo. Define as responsabilidades na execução do trabalho, a freqüência, os indicadores de desempenho, o atendimento dos requisitos e a maneira correta de se executar o processo. B) Existência de um mecanismo de controle - Permite monitorar a execução do processo, garantindo que seu padrão de trabalho esteja sendo cumprido integralmente.

Ger Processos- Não Conformidade Não conformidade- é o não-atendimento a um requisito; Quando o produto ou serviço deixa de atender a uma ou algumas das necessidades destas partes interessadas, configura-se uma não- conformidade. Quando ocorre uma não-conformidade é necessário tratá-la adequadamente, para prevenir a sua re-ocorrência, conhecendo-se e eliminando-se sua causa.

Não-conformidade- Causa e Efeito Uma não-conformidade é composta de uma causa e de um efeito. A causa- é o fator que efetivamente provocou o desvio em relação a uma condição programada ou planejada e que, impediu o cumprimento dos requisitos do produto. O efeito- é o que se vê da não- conformidade, é o resultado diferente do esperado ou necessário.

Tratamento de uma Não-Conformidade O tratamento de uma não-conformidade engloba as seguintes etapas: Entendimento da não-conformidade - entendimento claro e preciso do fato ocorrido; Eliminação do efeito da não-conformidade - é a ação sobre o efeito. Identificação da causa ou das causas da não-conformidade – identificação clara dos fatores que provocaram o desvio do que foi planejado. Verificação da abrangência da não-conformidade - verificação da influência das causas identificadas em outros processos da organização; Definição e implementação de ações corretivas - atuam diretamente na eliminação das causas da não-conformidade assegurando a sua não re-ocorrência; Verificação da implementação e eficácia das ações corretivas– assegura que as ações corretivas foram efetivamente implementadas e eliminaram a causa da não-conformidade.

Análise e Melhoria dos Processos Os processos principais do negócio e os processos de apoio, além de monitorados, precisam ser analisados e melhorados. Como práticas para a melhoria dos processos principais do negócio e de apoio, podem ser sugeridas: a) O benchmarking; b) A análise de valor; c) Os diagnósticos em relação aos modelos de gestão; d) A análise de novas necessidades das partes interessadas e outras.

Processos de Relacionamento com Fornecedores A fim de melhorar os processos desde o início, é necessário escolher, monitorar e avaliar os Fornecedores de acordo com as seguintes etapas (conforme o PNQ): Identificação de Fornecedores e desenvolvimento da cadeia de suprimento; Seleção e Qualificação de Fornecedores; Atendimento aos requisitos da organização; Avaliação de Desempenho dos Fornecedores; Minimização dos Custos de Fornecimento; Comprometimento de Fornecedores

Identificação e monitoramento de riscos financeiros O risco é a combinação e a medida da probabilidade de ocorrência de um evento não desejado e das suas conseqüências,caso ocorra. Os riscos financeiros devem ser claramente identificados, quantificados e monitorados pela organização, com o objetivo de prevenir a sua ocorrência ou diminuir as suas conseqüências, caso ocorram.

Gerenciamento do Orçamento O orçamento é uma previsão com registro e cálculo dos gastos a fazer com a realização de projetos e processos na organização, incluindo-se o cálculo prévio da receita e da despesa. Recomenda-se que em períodos definidos, geralmente mensais e anuais, a organização faça o seu orçamento. Na elaboração do orçamento, devem ser consideradas também os investimentos para a implementação das estratégias e de seus respectivos planos de ação e outras, peculiares a cada organização.

Processos- Conclusões Gerenciar processos é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento das organizações. O alinhamento dos processos aos objetivos organizacionais está ligado à vantagem competitividade das empresas.

Obrigado Até a próxima aula