Grupo de Trabalho da Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FE - Bauru GTADRH - FE
Criação: Outubro/2006 Objetivo: propor programas de treinamentos e capacitação que proporcionem qualificação, crescimento, valorização e motivação dos servidores, gerando um ambiente organizacional favorável, e o comprometimento de todos na busca da excelência dos serviços
Composição: servidores da área administrativa e acadêmica Mandato: 02 anos
Ações do Grupo 1a – Reunião Com os servidores da FE Apresentação do Grupo, seus participantes e objetivos Sensibilização: importância da existência desse tipo de trabalho na FE, valorização da oportunidade de crescimento profissional e pessoal, e necessidade do grupo contar com o apoio e confiança de todos os colegas
Com os Chefes de Departamento Apresentação do Grupo, seus participantes e objetivos Sensibilização: importância de desenvolver os servidores da FE e pedir colaboração no sentido de incentivar e liberar o servidor quando do oferecimento de cursos
2a - Diagnóstico de necessidade Inicio: abril de 2007 Método: atribuição aos Diretores de Unidade, de Divisão, Chefes de Departamento e Supervisores de Seção, junto com a sua equipe, da responsabilidade do diagnóstico das necessidades de treinamento/ capacitação
3a - Estratégia para Programação de Treinamentos Necessidades comuns a vários servidores/setores Comparativo com as solicitações apresentadas no ADP Oferecer primeiramente treinamentos que beneficiassem um grande número de servidores
4a – Implementação Foram 07 cursos oferecidos (ou atendidos quando solicitados) ao longo de 2006/2007, beneficiando e colaborando para o desenvolvimento, capacitação e crescimento profissional e pessoal de 51 servidores técnico-administrativos.
Investimento período out/06 a nov/07 - Investimento total de R$ 14 Investimento período out/06 a nov/07 - Investimento total de R$ 14.552,85 (R$ 285,35/servidor)
5a – Avaliação dos resultados Etapa ainda a ser realizada, para verificar se o programa atendeu (ou está atendendo) as necessidades da Faculdade, das pessoas e dos clientes (alunos, docentes, técnico-administrativos). A idéia do método a ser utilizado seria a coleta de dados junto aos envolvidos, tendo como referência alguns indicadores, como por exemplo, a melhoria na qualidade do serviço prestado, economia de tempo, custos, produtividade, satisfação do cliente e do servidor.
Facilitadores • Vontade de realizar esse trabalho e comprometimento dos participantes • Apoio da Diretoria Administrativa e da Unidade • Incentivo da atual administração da Unesp, tendo em vista “Desenvolvimento de Pessoas” ter sido o Fator de Desempenho indicado pelo Reitor • Disponibilidade de recursos
Dificultadores • Resistência de alguns colegas, por não acreditarem na continuidade do trabalho • Falta de tempo para o desenvolvimento das atividades • Falta de experiência
gtadrh@feb.unesp.br