Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes

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Transcrição da apresentação:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes Volância de 2º.ciclo Projeto Planeta Água O projeto está registrado na íntegra, no blog abaixo: http://projetodavolancia.blogspot.com.br/ Autores: Alunos das Turmas B15, B24 e B25 e Professora Regina de Andrade da Silva

JUSTIFICATIVA: As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são construídas durante os anos do ensino elementar, independentemente do fato de as crianças serem ensinadas formalmente ou não. Não ensinar ciências nessa idade significa ignorar esse processo, abandonando a criança a seus próprios pensamentos, privando-a de um contato mais sistematizado com a realidade e de poder trocar pontos de vista com outras pessoas; O desenvolvimento dos conceitos e do conhecimento não é independente do desenvolvimento das habilidades intelectuais; é impossível atingir algo como um "enfoque científico", se não proporcionarmos melhores oportunidades à criança de obter e processar informação; Sem a experiência sistemática da atividade científica na escola, as crianças desenvolverão posturas ditadas por outras esferas sociais não comprometidas nem com a Ciência nem com a criança, como os meios de comunicação de massa, por exemplo. Essas influências terão repercussões por toda a vida da criança.

Qual a atual situação da água no Planeta? PROBLEMA DE PESQUISA: Qual a atual situação da água no Planeta?

Objetivo O presente Projeto tem por objetivo coletar informações referentes à atual situação da água potável no Planeta, visando conscientizar os alunos e seus familiares sobre a importância da água para o meio ambiente e para a manutenção da vida na Terra.

Desenvolvimento O trabalho será desenvolvido, buscando estruturar-se a partir da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que enfatiza a importância de uma abordagem através de objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais, para que a construção de conceitos seja desenvolvida de forma mais abrangente e integrada. Pretende-se trabalhar inicialmente com o levantamento de dados sobre como está a situação da água no Planeta, levantando hipóteses sobre: de onde vem a água do planeta? De onde vem a água que bebemos? Como a água chega às nossas casas? Também será estudado o que é água potável ,e qual o percentual desta na Terra, estendendo depois para o levantamento de hipóteses sobre como se dá a captação, tratamento e distribuição da água de Porto Alegre.

Conteúdos conceituais Existência Ambiente Clima Temperatura Ciclos da natureza Alimentação Saúde Doenças Higiene Fenômenos naturais/artificiais

Conteúdos Procedimentais Formulação de hipóteses Observação de objetos e fenômenos Reconhecimento de problemas Análise de dados Estabelecimento de conclusões

Conteúdos atitudinais: colaborar com os colegas em trabalhos de grupo; respeitar o ambiente; participar das atividades escolares; desenvolver a iniciativa na busca de soluções de problemas.

Competências envolvidas: Estabelecer relações entre informações para explicar transformações naturais ou induzidas pelas atividades humanas como maremotos, vulcões, enchentes, desertificação, etc. Compreender a saúde como bem pessoal e ambiental que deve ser promovido por meio de diferentes agentes, de forma individual e coletiva. Identificar e descrever diferentes representações dos fenômenos naturais a partir da leitura de imagens ou textos. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. Aplicar conhecimentos associados às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para a vida.

METODOLOGIA DE TRABALHO: Levantamento de hipóteses sobre de onde vem a água do planeta Coleta de dados sobre a água existente no planeta Terra Estudo do ciclo da água Observação de imagens da água do lago Guaíba vista ao microscópio Conversa com professor de História sobre o desenvolvimento das civilizações e o uso da água Coleta de materiais informativos sobre o assunto Uso de recursos da Internet – sites Análise de materiais gráficos sobre o assunto: livros, materiais retirados da Internet, folhetos informativos Análise de notícias de jornais e revistas Análise de informações Produção de paineis e cartazes informativos para divulgação na escola Campanha sobre desperdício da água na comunidade escolar.

Mapa conceitual da Água para trabalhar com os alunos Fonte: http://ntescs.pbwiki.com/Mapas%20Conceituais%20-%20CeT

AVALIAÇÃO A avaliação na Pedagogia de Projetos é global, ou seja, considera o educando e sua aprendizagem de forma integral, concilia o resultado da verificação do processo com a verificação do desempenho. Esse tipo de avaliação considera, portanto, não só aspectos conceituais: de assimilação dos conteúdos utilizados para a problematização do tema, mas também aspectos atitudinais: comportamento, atitudes, capacidade de trabalhar em grupo, espírito de liderança, iniciativa; atributos que se referem ao modo de interação com os demais. O registro (a escrita, o desenho, os gráficos, mapas, relatórios, a reunião de materiais etc.) é uma prática fundamental no trabalho com Projetos e deve ser desenvolvida ao longo de todo o processo.

Bibliografia HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues, Porto Alegre: ArtMed, 1998. HERNÁNDEZ, Fernando.; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.