Estratégia 2 Universidade de Brasília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
Análise das cinco forças de Porter
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Estratégia Universidade de Brasília
Planejamento estratégico de pessoas
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
ABRANGÊNCIA Planejamento Financeiro Orçamento
Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.
Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Estratégias do agronegócio
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Henry Mintzberg Andrea Rivieri dos Santos
Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
A importância do Planejamento Estratégico
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS
Estratégia no nível de negócios
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento Estratégico
Seminário Avançado - Eletiva A
Planejamento e estratégia
Estratégia Organizacional
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MATRIZ BCG.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Processos Administrativos Aula 1
Micros e Pequenas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégia Competitiva
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
CAPÍTULO 3: AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA
Gestão Empresarial Prof. Junior Barbosa. A Estratégia, Os Processos e as Competências Pensamento Estratégico - Aprimorando o entendimento do negócio (Visão.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Disciplina: Direção Estratégica
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Transcrição da apresentação:

Estratégia 2 Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Prof.: Lillian Alvares

Estratégia Empresarial

Estratégia Empresarial Envolve a Identificação das oportunidades e ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação das forças e fraquezas da empresa, Sua capacidade em se antecipar às necessidades e demandas do mercado ou em competir sob condições de risco com os concorrentes.

Estratégia Empresarial Deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial a um nível de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer.

Estratégia Empresarial A estratégia constitui uma abordagem integrada, relacionando as vantagens da empresa com os desafios do ambiente, no sentido de assegurar o alcance dos objetivos básicos da empresa.

Estratégia Empresarial A partir da área militar, a estratégia passou a fazer parte nos negócios, sendo o conjunto de objetivos da empresa e a forma de alcançá-los. Muitos estrategistas econômico-comerciais, se utilizam dos conhecimentos oriundos da área militar.

Estratégia Empresarial A estratégia começa com uma : Visão de futuro para a empresa e Implica na definição clara de seu Campo de Atuação, Na habilidade de previsão de possíveis reações às ações empreendidas e No direcionamento que a levará ao crescimento.

Estratégia Empresarial A definição de objetivos, em si, não implica em uma estratégia. Os objetivos representam os fins que a empresa está tentando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.

Desenvolvimento Estratégico Empresarial O desenvolvimento de estratégias tem sido tradicionalmente abordado como um processo formal de planejamento, envolvendo, em geral, duas etapas:

Desenvolvimento Estratégico Empresarial A primeira engloba a : Definição do negócio Explicitação da missão Princípios da organização

Desenvolvimento Estratégico Empresarial A segunda é constituída das : Análises dos ambientes interno e externo à empresa, Determinação de objetivos Indicadores de acompanhamento e Formulação das estratégias correspondentes para alcançá-los.

Estratégia Competitiva O termo estratégia competitiva é frequentemente usado no lugar de estratégia empresarial O termo "estratégia competitiva" se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

Vantagem Competitiva

Vantagem Competitiva É uma vantagem que a empresa tem em relação aos seus concorrentes. Ela geralmente se origina de uma competência central do negócio.

Vantagem Competitiva Para ser realmente efetiva, a vantagem precisa ser: Difícil de imitar Única Sustentável Superior à competição Aplicável a múltiplas situações

Pontos para alcançar Vantagem Competitiva Foco no cliente Qualidade superior do produto Distribuição ampla Alto valor de marca e reputação positiva da empresa Técnicas de produção com baixo custo Equipe gerencial e de funcionários superior

Outros Conceitos O conceito de estratégia é amplo e ainda não consensual. Conforme o autor ou linha teórica, possui um sentido próprio e algumas vezes contraditório com outros sentidos assumidos por outras teorias ou escolas.

Alguns Pensadores Contemporâneos Igor Ansoff, anos 60 Henry Mintzberg, anos 70 Michel Porter, anos 80 Prahalad & Hamel, anos 90

Igor Ansoff

Igor Ansoff Considerado o “pai” da gestão estratégica Baseado na seqüência de decisões, chamada de Matriz Ansoff “Onde você esta e onde quer chegar” : para ele essa frase define o que é o Planejamento Estratégico Global.

Igor Ansoff A Matriz de Ansoff se organiza por meio de quatro estratégias distintas: Penetração Desenvolvimento de Mercado Desenvolvimento de Produto Diversificação Pura

Igor Ansoff

Henry Mintzberg

Henry Mintzberg Para ele, o Planejamento Estratégico desatualizado assim que terminado. Escreveu o livro: Ascensão e a queda do Planejamento Estratégico

Henry Mintzberg Estratégia não pode ser planejada: Porque planejamento é análise e estratégia é síntese. É por essa razão, assegura o autor, que o processo fracassa de forma dramática.

Henry Mintzberg A não continuidade pode ser prevista Os planejadores estão desligados da realidade da realização A elaboração da estratégia não pode ser formalizada

Henry Mintzberg “O planejamento nunca foi a melhor maneira. Ainda assim... ele pode às vezes ser uma boa maneira. Ele tem um importante papel a desempenhar nas organizações, da mesma forma que os planos e os planejadores, quando combinados com os contextos apropriados. O planejamento em demasia pode nos levar ao caos, mas o mesmo aconteceria com o planejamento de menos, e mais diretamente.”

5 Ps para Estratégia 1. Estratégia como Plano: Aqui a estratégia é entendida como sendo um curso de ação, algo intencional e planejado, através do qual se buscam objetivos pré-determinados. É a interpretação mais comum do termo.

5 Ps para Estratégia 2. Estratégia como Trama: A estratégia pode ser aplicada com a finalidade de confundir, iludir ou comunicar uma mensagem falsa ou não, aos concorrentes.

5 Ps para Estratégia 3. Estratégia como Padrão: Quando um determinado curso de ação traz resultados positivos, a tendência natural é incorporá-lo ao comportamento. Se como plano as estratégias são propositais ou deliberadas, como padrão as estratégias são emergentes, surgindo sem intenção.

5 Ps para Estratégia 4. Estratégia como Posição: Aqui a organização busca no nicho em que atua, um posicionamento que lhe permita sustentar-se e defender sua posição dentro desta indústria. Refere-se a como a empresa é percebida externamente, pelo mercado;

5 Ps para Estratégia 5. Estratégia como Perspectiva: Refere-se ao modo como a organização se percebe frente a Sociedade. Tem relação com a cultura, a ideologia e percepção interna da organização

Michel Porter

As Forças Competitivas de Porter Ameaça de Novos Entrantes O Setor: Concorrência Poder de Negociação dos Clientes Poder de Negociação dos Fornecedores Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos

Poder de Negociação dos Clientes Concentração dos clientes Dependência de informação do cliente Possibilidade de integração para trás

Poder de Negociação dos Fornecedores Concentração dos fornecedores Diferenciação de insumos Ameaça de integração

Ameaça de Produtos Substitutos Determinantes da Ameaça de Substituição: Preço relativo dos substitutos Propensão do cliente a substituir Custos da mudança

A Ameaça de Novos Entrantes Barreiras à entrada de novos entrantes Diferenciação de produtos e identidade da marca Economias de escala Custos da mudança Exigência de capital Acesso à distribuição Política Governamental Retaliação esperada Barreiras à saída

Rivalidade de Empresas Existentes Crescimento do ramo de negócios Número, equilíbrio e concentração das empresas do ramo Diversidade dos competidores Diferença dos produtos Custos de mudança

Prahalad e Hamel

O Foco Interno da Estratégia Competência Essencial da organização constitui sua vantagem competitiva sustentável. Por competência essencial, os autores entendem o aprendizado contínuo da organização, a capacidade de integrar diferentes tecnologias, o grau de comunicação, envolvimento e comprometimento verificado entre os integrantes da organização.

O Foco Interno da Estratégia A competência essencial é única e difícil de ser imitada, o valor por ela produzido é percebido pelo cliente Na metáfora da árvore do conhecimento, as competências essenciais representariam o sistema raiz, que nutre e sustenta os demais componentes organizacionais.