ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Estratégias da Produção
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
FERRAMENTAS DE GESTÃO Conceito: São técnicas gerenciais utilizadas pelas organizações para aumentar competitividade.
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Etapas do Planejamento Estratégico
Logística e Gerenciamento da
Repensando a Logística
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Estratégias do agronegócio
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Administração de Empresas Pessoais
Estratégia no nível de negócios
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Carlos Eduardo Gregório da Silva João Antônio Oliveira Lima Filho
Formulação de Estratégias Funcionais
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
“PROJETO GRUPOS VIAMAR E MAX MOTORS “NOVOS VENTOS NOVOS RUMOS”
Planejamento e estratégia
Planejamento Organizacional Integrado
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Diagnóstico Organizacional
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégia Competitiva
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Estratégia Empresarial
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Análise do Ambiente Competitivo
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Planejamento Estratégico de Marketing
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Contabilidade Gerencial
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
(Uma letra pode mudar uma completamente uma palavra, mas uma ATITUDE pode mudar TUDO, inclusive o mundo). 21/06/2016.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS 1. Conceito Definição de objetivos a longo prazo Adoção de ações Alocação de recursos Estratégia competitiva implícitas ou explícitas União dos fins (metas) Meios (políticas) Relacionar a empresa com o meio ambiente Visam: Lucratividade Sustentabilidade

Estratégias Competitivas Forças que guiam o cenário de competitividade Novos concorrentes Ameaça de substitutos Poder de negociação dos compradores Poder de negociação dos fornecedores Rivalidade com concorrentes Abordagens estratégicas para lidar com as forças básicas Inovação Redução de custos Melhoria de qualidade Reavaliar e regenerar suas estratégias Reestruturação do portfólio Reengenharia de processos Melhoria contínua Revisão do planejamento estratégico

Estratégias Competitivas Para a empresa começar a pensar em competitividade: Vencer a inércia competitiva Inadequação às medidas de desempenho Miopia quanto às razões tecnológicas Ausencia de integração entre as funções Perda do foco do negócio Resistencia às mudanças 2. Níveis de Estratégias Corporativa (empresa toda) Unidades de negócio (setor) Funcionais (área: meio ambiente)

Estratégias Competitivas 3. Implementação e Avaliação Processo dinâmico Cenário Formulação Programação Orçamentação Implementação Avaliação Indicadores financeiros – acionistas Eficiencia Eficácia

Estratégias Competitivas 4. Indicadores de sucesso empresarial (EPELBAUM, 2004) Financeiro Retorno sobre investimento Rentabilidade Liquidez Retorno sobre o capital empregado Valor ao acionista Marketing / Vendas Receitas Participação no mercado Atração e retenção do cliente Valor da marca e reputação

Estratégias Competitivas Operação Eficiencia operacional Produtividade Homem hora Horas extras Desperdícios Retrabalhos RH Capital intelectual e humano Satisfação Qualidade de vida no trabalho

Estratégias Competitivas 5. Vetores da Estratégias Competitivas Custo ou excelencia profissional Trabalhar exaustivamente para reduzir Oferecer aos clientes Diferenciação ou liderança de produto Comparações vantajosas com concorrentes Pode-se oferecer preços maiores Produtos e serviços de máxima qualidade Inovadores Foco ou intimidade com o cliente Entender o desejo dos clientes Segmentar Focar