UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Serviço Social da Indústria - SESI
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP)
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
na Administração Pública em Tempos de Grandes Mudanças.
Agentes de Desenvolvimento
A Responsabilidade Corporativa Natura
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Control Objectives for Information and related Technology
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
A pertinência do DIÁLOGO,
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
A Importância da Educação Continuada
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Práticas de Apoio à Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
PROGRAMA ASCENSÃO PROFISSIONAL POR COMPETÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
Alinhamento Estratégico de
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Planejamento e Responsabilidade Social
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Soluções para universidades corporativas
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL

Participações Societárias Negócios da Eletronorte Geração Transmissão Serviços Associados Participações Societárias

ÀREA DE ATUAÇÃO DA ELETRONORTE

VISÃO DA EMPRESA Ser referencial no negócio de energia elétrica pela excelência da gestão e integração com a sociedade.

MISSÃO DA EMPRESA Contribuir para o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil, disponibilizando soluções em energia elétrica com excelência.

FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE Utilizar as tecnologias como instrumentos de mediação da produção e distribuição do conhecimento, ampliando os limites da organização e desenvolver uma cultura de educação continuada e de compartilhamento do conhecimento tácito.

OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE - UCEL Promover oportunidades de aprendizagem contínua na empresa; Vincular as ações de educação aos objetivos, visão e missão organizacionais; Vincular as ações de educação às competências da organização; Promover o fortalecimento da cultura organizacional; e Promover a gestão do conhecimento organizacional.

COMPETÊNCIAS DA ELETRONORTE

ESCOLAS DA UCEL Gestão Social e Ambiental Regulação e Relações Institucionais Comercialização de Energia Gestão de Custos Parcerias e Alianças Estratégicas Estratégia e Gestão de Negócios Operação e Manutenção de Sistemas Elétricos Planejamento e Implementação de Empreendimentos de Energia Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento

Proposição de Programas e Diretrizes da Educação - PDE UCEL (SEDE) Proposição de Programas e Diretrizes da Educação - PDE Desenvolvimento de Programas de Educação Corporativos Prospecção de Novas Ações Educacionais Seleção e Gerenciamento de Fornecedores Seleção e Gerenciamento de Parcerias Avaliação das Ações Educacionais de Caráter Corporativo

Execução das Ações Educacionais de Caráter Específico Avaliação das Ações Educacionais Específicas Seleção e Gerenciamento de Fornecedores Locais Sugestão de novos Programas Educacionais Específicos REGIONAIS

TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA UCEL Intranet/Internet Material Impresso CD-Rom TV Educativa Digital Fitas de Vídeo e Áudio Videoconferência TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA UCEL UCEL

PROCESSOS DA UCEL PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO, DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIA

OBJETIVO GERAL DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO - SAT Metas do projeto OBJETIVO GERAL DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO - SAT Fornecer informações sobre a efetividade (eficiência e eficácia) dos treinamentos realizados e/ou patrocinados pela Eletronorte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO SAT Avaliar a eficiência das ações educacionais realizadas pela Eletronorte; Avaliar a aprendizagem das competências adquiridas; Avaliar o impacto do treinamento no trabalho (transferência para o trabalho dos conhecimentos, habilidades e atitudes, o impacto nos indicadores do TPM e o suporte organizacional); Avaliar as mudanças ocorridas na organização em função das ações educacionais realizadas; Avaliar o retorno financeiro das ações educacionais realizadas.

NÍVEIS DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO (HAMBLIN, 1978) Avaliação de Reação Avaliação de Aprendizagem Avaliação do Impacto do Treinamento Avaliação das mudanças organizacionais Avaliação do retorno financeiro

2001 2002 2003 2004 2005 (3º2006)

2002 2003 2004 2005 (1º sem. 2006 )

2001 2002 2003 2004 2005 3º 2006

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE REAÇÃO – TREINAMENTO PRESENCIAL -

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE REAÇÃO TREINAMENTO EXTERNO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE REAÇÃO TREINAMENTO A DISTÂNCIA

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

PRINCIPAIS RESULTADOS DO SAT Monitoração do processo “Projeto e Implementação de Treinamento”, certificado pela ISO 9001:2000; Monitoração dos indicadores “Satisfação dos Treinados com as Ações Educacionais – STAE” e “Impacto do Treinamento no Trabalho - ITT”; Avaliação das empresas fornecedoras de treinamento; Informações sobre a educação corporativa da Eletronorte, de forma a permitir a realização de pesquisa aplicada; Avaliação e acompanhamento do processo de educação corporativa na Eletronorte.

RESULTADOS ENCONTRADOS COM A IMPLANTAÇÃO DA UCEL Maior aderência das ações de educação às estratégias empresariais; Redução dos hiatos entre as competências individuais e as competências empresariais; Garantia para a Empresa do domínio da competência essencial dos seus negócios; Implantação e sistematização da gestão do conhecimento; Possibilidade da organização exercer o seu papel de empresa-cidadã;