UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Participações Societárias Negócios da Eletronorte Geração Transmissão Serviços Associados Participações Societárias
ÀREA DE ATUAÇÃO DA ELETRONORTE
VISÃO DA EMPRESA Ser referencial no negócio de energia elétrica pela excelência da gestão e integração com a sociedade.
MISSÃO DA EMPRESA Contribuir para o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil, disponibilizando soluções em energia elétrica com excelência.
FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE Utilizar as tecnologias como instrumentos de mediação da produção e distribuição do conhecimento, ampliando os limites da organização e desenvolver uma cultura de educação continuada e de compartilhamento do conhecimento tácito.
OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE - UCEL Promover oportunidades de aprendizagem contínua na empresa; Vincular as ações de educação aos objetivos, visão e missão organizacionais; Vincular as ações de educação às competências da organização; Promover o fortalecimento da cultura organizacional; e Promover a gestão do conhecimento organizacional.
COMPETÊNCIAS DA ELETRONORTE
ESCOLAS DA UCEL Gestão Social e Ambiental Regulação e Relações Institucionais Comercialização de Energia Gestão de Custos Parcerias e Alianças Estratégicas Estratégia e Gestão de Negócios Operação e Manutenção de Sistemas Elétricos Planejamento e Implementação de Empreendimentos de Energia Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento
Proposição de Programas e Diretrizes da Educação - PDE UCEL (SEDE) Proposição de Programas e Diretrizes da Educação - PDE Desenvolvimento de Programas de Educação Corporativos Prospecção de Novas Ações Educacionais Seleção e Gerenciamento de Fornecedores Seleção e Gerenciamento de Parcerias Avaliação das Ações Educacionais de Caráter Corporativo
Execução das Ações Educacionais de Caráter Específico Avaliação das Ações Educacionais Específicas Seleção e Gerenciamento de Fornecedores Locais Sugestão de novos Programas Educacionais Específicos REGIONAIS
TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA UCEL Intranet/Internet Material Impresso CD-Rom TV Educativa Digital Fitas de Vídeo e Áudio Videoconferência TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA UCEL UCEL
PROCESSOS DA UCEL PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO, DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIA
OBJETIVO GERAL DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO - SAT Metas do projeto OBJETIVO GERAL DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO - SAT Fornecer informações sobre a efetividade (eficiência e eficácia) dos treinamentos realizados e/ou patrocinados pela Eletronorte.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO SAT Avaliar a eficiência das ações educacionais realizadas pela Eletronorte; Avaliar a aprendizagem das competências adquiridas; Avaliar o impacto do treinamento no trabalho (transferência para o trabalho dos conhecimentos, habilidades e atitudes, o impacto nos indicadores do TPM e o suporte organizacional); Avaliar as mudanças ocorridas na organização em função das ações educacionais realizadas; Avaliar o retorno financeiro das ações educacionais realizadas.
NÍVEIS DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO (HAMBLIN, 1978) Avaliação de Reação Avaliação de Aprendizagem Avaliação do Impacto do Treinamento Avaliação das mudanças organizacionais Avaliação do retorno financeiro
2001 2002 2003 2004 2005 (3º2006)
2002 2003 2004 2005 (1º sem. 2006 )
2001 2002 2003 2004 2005 3º 2006
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE REAÇÃO – TREINAMENTO PRESENCIAL -
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE REAÇÃO TREINAMENTO EXTERNO
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE REAÇÃO TREINAMENTO A DISTÂNCIA
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO
PRINCIPAIS RESULTADOS DO SAT Monitoração do processo “Projeto e Implementação de Treinamento”, certificado pela ISO 9001:2000; Monitoração dos indicadores “Satisfação dos Treinados com as Ações Educacionais – STAE” e “Impacto do Treinamento no Trabalho - ITT”; Avaliação das empresas fornecedoras de treinamento; Informações sobre a educação corporativa da Eletronorte, de forma a permitir a realização de pesquisa aplicada; Avaliação e acompanhamento do processo de educação corporativa na Eletronorte.
RESULTADOS ENCONTRADOS COM A IMPLANTAÇÃO DA UCEL Maior aderência das ações de educação às estratégias empresariais; Redução dos hiatos entre as competências individuais e as competências empresariais; Garantia para a Empresa do domínio da competência essencial dos seus negócios; Implantação e sistematização da gestão do conhecimento; Possibilidade da organização exercer o seu papel de empresa-cidadã;